Busca de Objetivo

O Calligra Sheets pode ser usado para resolver expressões algébricas como a x + x^2 = 4 ou Para que valor de 'x', a soma de 'x' com 'x' ao quadrado é igual a 4?

Para este exemplo você pode inserir =A2+A2*A2 em A1 e então tentar valores diferentes em A2 até o resultado em A1 estiver tão próximo quanto você deseja de 4 ou, preferencialmente, usar o recurso de Buscar Objetivo... do Calligra Sheets que automaticamente ajusta o valor em uma célula para tentar tornar o valor em outra célula tão próximo quanto possível de um valor alvo.

Ele é invocado selecionando a opção Buscar Objetivo... do menu Dados. Isto exibe uma janela na qual deverá inserir a referência da célula do valor-alvo (A1 neste caso) na opção Definir célula:, o valor-alvo em si (4) no campo Para o valor: e a referência da célula que será alterada (A2) no campo Alterando a célula. Note que você precisa inserir antes algum valor inicial na célula que será alterada antes de iniciar a Busca do Objetivo.

Pressionar o botão OK irá iniciar o cálculo. Quando terminar, e se tiver encontrado uma solução, pressione OK para aceitar o resultado ou em Cancelar para manter o valor original.