Fórmula

Funções Internas

O Calligra Sheets possui uma grande variedade de funções matemáticas internas e outras funções que podem ser usadas em uma célula com fórmulas. Elas podem ser vistas e acessadas selecionando um célula e escolhendo Função... no menu Inserir. Isto mostrará a janela Função.

Selecione a função que deseja usar na lista à esquerda da janela. A página Ajuda irá então mostrar uma descrição, o tipo de dados devolvido, a Sintaxe, os Parâmetros e Exemplos desta função. Além disso, esta página oferece normalmente referências a Funções Relacionadas. Pressione então no botão com a seta para baixo para colar a expressão no campo de edição da fórmula no fundo da janela.

A página de Parâmetros irá então ser mostrada para lhe permitir indicar os parâmetros para a expressão que você escolheu. Se você quiser inserir um valor atual para um determinado parâmetro, basta digitá-lo no campo de texto apropriado na página de Parâmetros. Para inserir uma referência de uma célula ao invés de um valor, clique com o botão esquerdo no campo de texto apropriado da página Parâmetros e clique com o botão esquerdo na célula de destino da planilha.

Em vez de usar a página Parâmetros, as referências das células, como por exemplo B6 podem ser inseridas digitando-as diretamente no campo de edição na parte inferior da janela Função. Se uma função tiver mais de um parâmetro, separe-os com um ponto e vírgula (;).

Pressionar o botão OK, irá inserir a função na célula atual e fechar a janela da Função.

Você pode, é claro, fazer isto sem o diálogo Função e simplesmente digitar a expressão completa no campo de texto principal do Editor de células. Os nomes das funções não fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas. Não se esqueça de que todas as expressões devem iniciar com um símbolo de =.

Comparações Lógicas

Funções lógicas como IF(), AND(), OR() tomam parâmetros que possuem valores lógicos (booleanos) como Verdadeiro ou Falso. Este tipo de valor pode ser produzido por outras funções lógicas como ISEVEN() ou através de comparação de valores nas células da planilha usando as expressões de comparação fornecidas na tabela a seguir.

Expressão Descrição Exemplo
==É igual aA2==B3 é Verdadeiro se o valor em A2 é igual ao valor em B3
!=Não é igual aA2!=B3 é Verdadeiro se o valor em A2 não é igual ao valor em B3
<>Não é igual aO mesmo que A2!=B3
<É menor queA2<B3 é Verdadeiro se o valor em A2 é menor que o valor em B3
<=É menor que ou igual àA2<=B3 é Verdadeiro se o valor em A2 é menor que ou igual ao valor em B3
>É maior queA2>B3 é Verdadeiro se o valor em A2 é maior que o valor em B3
>=É maior que ou igual àA2>=B3 é verdadeiro se o valor em A2 é maior que ou igual ao valor em B3

Assim se você inserir =IF(B3>B1;"MAIOR";"") numa célula ela exibirá MAIOR se o valor em B3 é maior que o de B1, caso contrário a célula não mostrará nada.

Referências Absolutas de Célula

Se uma fórmula contém uma referência a uma célula, esta referência será normalmente alterada quando a célula é copiada para outra parte da pasta de trabalho. Para evitar este comportamento coloque um símbolo $ antes da letra da coluna, número da linha ou ambos.

  • Se A1 contém a fórmula =D5 então ao copiar a célula para B2 ele se tornará =E6 (o comportamento normal).

  • Se A1 contém a fórmula =$D5 então ao copiar a célula para B2 ela se tornará =D6 (letra da coluna não mudou).

  • Se A1 contém a fórmula =D$5 então ao copiar a célula para B2 ela se tornará =E5 (número da linha não mudou).

  • Se A1 contém a fórmula =$D$5 então ao copiar a célula para B2 ela permanecerá como =D5 (nem a letra da coluna e nem o número da linha mudaram).

Quando você inserir ou editar um referência de célula em uma fórmula a tecla de atalho F4 pode ser usada para passar por estas quatro possibilidades.

Células nomeadas podem ser usada de maneira similar para incluir referências fixas à células numa fórmula.