Capítulo 6. A janela de configuração do Calligra Sheets

Pamela Robert

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga

Selecionando-se Configurações Configurar o Calligra Sheets... será aberta uma janela com várias páginas, selecionadas através dos ícones à esquerda da janela, que lhe permitem alterar muitos aspectos do funcionamento do Calligra Sheets.

Interface

Configuração da Interface.

Movimento do cursor após pressionar Enter:

Selecione se, ao pressionar Enter, o cursor irá se mover para a Esquerda, Direita, Cima, Baixo, Baixo, primeira coluna ou Nenhum, tal como definido nesta opção.

Função exibida na barra de estado:

Esta lista pode ser usada para escolher o cálculo efetuado pela função Resumo da Barra de Estado.

Unidade:

Escolha a unidade padrão que será usada nas suas planilhas.

Passo do recuo:

Define a quantidade de endentação que será usada na célula quando usar as ações Aumentar a endentação/Diminuir a endentação da barra de ferramentas. Estas ações não estão ativas por padrão na barra de ferramentas.

Capturar todas as teclas de navegação ao editar

Captura todas as teclas de navegação, isto é, as teclas de setas, Pg Up/Down, tabulação, tecla de remoção de tabulação, durante a edição de uma célula no editor embutido O editor embutido é o que aparece diretamente na célula Se capturadas, estas teclas serão usadas para a navegação no editor. Caso contrário, elas serão usada para a navegação de células.

A seção Cores permite-lhe escolher a cor da grade da planilha. Se não quiser que a grade apareça desmarque a opção Mostrar grade na janela em FormatarPlanilhaPropriedades da planilha.

Esta seção também lhe permite selecionar a cor das linhas usadas para indicar as bordas das páginas impressas quando a caixa Bordas da Página no menu Visão estiver habilitada.

Clique na opção Personalizado da cor atual para mostrar a janela normal de Seleção de cores do KDE.

Grade

Clique aqui para mudar a cor da grade isto é a cor das bordas de cada célula.

Borda da página

Quando a opção do menu VerMostrar Bordas das Páginas estiver assinalada, as bordas das páginas ficam visíveis. Clique aqui para escolher outra cor para as bordas, diferente do vermelho padrão.