Visão geral dos recursos do Calligra

Integração

O Calligra oferece uma plataforma onde todos os componentes são construídos. Através desta plataforma, consegue-se uma alta integração. É possível desenvolver o seu próprio componente, para que se integre da mesma forma.

Leve

Apesar de oferecer tantos componentes, o Calligra é leve, rápido e tem um consumo de memória relativamente pequeno. Isto também acontece porque o Calligra está construído sobre o KDE, uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos muito poderosa.

Um objetivo do Calligra é também não sobrecarregar a interface do usuário com recursos que raramente são necessários. Isto resulta numa interface leve e útil e que lhe permite trabalhar de forma eficiente.

Ser leve poderá às vezes significar que alguma funcionalidade em especial que necessite não esteja lá. Nesse caso, você poderá sempre adicionar esta funcionalidade você mesmo ao estender o Calligra. Recursos extras poderão ficar ainda disponíveis através de plugins ou 'scripts' adicionais, tornando o próprio Calligra muito mais leve.

Completo

O Calligra oferece uma grande gama de componentes, que cobrem a maioria das necessidades de escritório e domésticas. As funcionalidades adicionais podem ser sempre implementadas através de 'scripts', plugins ou mesmo componentes inteiros baseados na plataforma do Calligra.

Formato OASIS OpenDocument

É de grande importância, para qualquer pacote de escritório, aderir a normas bem estabelecidas. Especialmente a nível do formato de arquivos, para permitir uma troca de documentos transparente com outros pacotes de escritório. Isto evita também a dependência de fornecedores, o que é especialmente importante para empresas e também para indivíduos.

Por esta razão, o Calligra adotou o formato OASIS OpenDocument como formato nativo.

Funcionalidades do KDE

Uma vez que o Calligra funciona sobre o KDE, todas as funcionalidades que poderia se esperar de um aplicativo do KDE estão também disponíveis no Calligra. Isto inclui o D-Bus, o KParts, Flake, integração com o ambiente de trabalho, capacidade de configuração e assim por diante. Tudo isto torna a aparência e comportamento do Calligra muito familiar e realmente integra o Calligra no ambiente de trabalho, o que possibilita fluxos de trabalho transparentes.