Capítulo 2. Editor

O editor integrado de exercícios é uma ferramenta avançada destinada aos colaboradores que criam exercícios para um idioma, permitindo o trabalho colaborativo diretamente no Artikulate. Por um lado, permite a criação de exercícios do idioma e a gravação dos arquivos de som do locutor nativo. Por outro, permite o trabalho nos chamados esqueletos, que são protótipos de exercícios de idiomas, permitindo a criação rápida e simples de novos exercícios com base em um protótipo. O editor só modifica os arquivos fora do conjunto de exercícios de treinamento, isto é, o conjunto de exercícios baixados no Artikulate.

Introdução

Noções do Editor

Para o editor de exercícios usamos um conjunto específico de termos, que é usado para as seguintes descrições.

Idioma:

Os idiomas só estão disponíveis no Artikulate, se forem indicados pelas especificações do idioma.

Exercício:

Um exercício está associado a um idioma e contém uma lista de unidades.

Unidade:

Uma unidade consiste em frases que são "de certa forma" homogêneas. Por exemplo, essas frases podem ser faladas em um restaurante ou em uma conversa de rua por um turista que tenta descobrir um caminho.

Esqueletos de exercícios:

Um esqueleto de exercício forma o protótipo de um exercício. Isto é, os esqueletos facilitam a criação de exercícios em vários idiomas, uma vezque definem um conjunto de unidades e frases (em inglês) que poderão ser usadas como estrutura para criar um exercício em um novo idioma. As atualizações dos esqueletos dos exercícios podem também ser importadas para os exercícios que são criados a partir de um esqueleto.

Frases:

As frases são indicadas por um texto e uma gravação de um locutor nativo. São diferenciadas pelos seus tamanhos, que podem ser os seguintes

  • palavra: uma única palavra, letra ou número

  • expressão: uma expressão de várias palavras que não forme uma frase completa

  • frase: uma frase completa

  • parágrafo: diversas frases (normalmente 2-3)

Um exercício está associado a um determinado idioma, que consiste em diferentes unidades, onde cada uma delas é definida como uma sequência de frases de diferentes tamanhos.

Definir a pasta de armazenamento/repositório de exercícios

O editor funciona dentro de uma pasta separada (denominada a seguir como repositório, e recomenda-se que deva estar sob algum sistema de controle de versões). Nessa pasta, o editor procura pelos exercícios editáveis e arquivos de esqueleto, armazenando também os novos arquivos.

O repositório de exercícios pode ser definido na janela de configuração. Ela pode ser encontrada em ConfiguraçõesConfigurar o Artikulate e as definições do exercício encontram-se na opção do menu Recursos do exercício.

Definir o repositório de exercícios do editor.