Criando arquivos compactados e adicionando arquivos

Para criar um arquivo compactado no Ark, escolha a opção Novo (Ctrl+N) no menu Arquivo compactado.

Você poderá então digitar o nome do arquivo compactado com a extensão apropriada (tar.gz, zip, 7z, etc.) ou selecionar um formato suportado no campo Filtro e assinalar a opção Selecionar automaticamente a extensão do nome do arquivo.

Para adicionar arquivos ou pastas ao novo arquivo compactado, escolha a opção Adicionar arquivo... ou Adicionar pasta..., respectivamente, a partir do menu Arquivo compactado.

Uma forma alternativa de adicionar arquivos ao arquivo compactado é arrastar um ou mais arquivos do Dolphin para a janela principal do Ark, para que seja adicionado ao arquivo compactado atual. Lembre-se de que os arquivos adicionados dessa forma serão sempre adicionados à pasta principal do arquivo compactado.

Proteção com senha

Se criar um arquivo zip, rar, 7zip ou jar, poderá proteger o seu conteúdo com uma senha.

Criar uma senha para proteger o conteúdo do arquivo

Escolha se quer que a senha seja solicitada antes de mostrar a lista de arquivos. Isto é chamado de criptografia de cabeçalho e só está disponível nos formatos rar e 7zip. A criptografia de cabeçalho está ativa por padrão (quando disponível), para poder oferecer o máximo de proteção para os usuários menos experientes.