Reprodução

Caixa de diálogo de configuração da reprodução

Caixa de diálogo de configuração da reprodução

Configura as opções de reprodução, assim como a plataforma multimídia do KDE, o Phonon.

OpçãoDica

Diminuir o som ao parar

Se estiver assinalada, o Amarok irá reduzir lentamente o volume da faixa em reprodução ao parar ou no fim da lista de músicas, ou então irá parar imediatamente.

Diminuir o som ao pausar

Se estiver assinalada, o Amarok irá reduzir lentamente o volume da faixa em reprodução ao pausar a faixa atual.

Duração da diminuição

A duração da diminuição do som, em milissegundos.

Inibir a suspensão automática se estiver reproduzindo

Se estiver assinalada, o Amarok irá impedir que o computador entre em modo de suspensão enquanto uma faixa estiver em reprodução.

Pausar reprodução ao suspender o sistema

Se estiver assinalada, o Amarok irá pausar a reprodução da faixa atual quando o computador estiver prestes a entrar no modo de suspensão.

Continuar reprodução ao iniciar

Se a opção estiver assinalada, o Amarok irá continuar a reprodução da última música que você estava ouvindo na sessão anterior -- como em um toca-fita.

Configurando o Phonon

Phonon é a plataforma multimídia usada pelo Amarok. Foi criada para permitir que o KDE 4 fosse independente de outras plataformas multimídia, tais como o GStreamer ou o VLC e para fornecer uma API estável durante o ciclo de vida do KDE 4. Como bônus, simplifica o desenvolvimento, oferecendo uma API única que funciona em várias plataformas, tais como o Windows e o OS X.

O resultado de tudo isto para você, o usuário, é a possibilidade de escolher a plataforma multimídia que funcionar melhor. Esta vem normalmente pré-configurada pela sua distribuição.

Os problemas de reprodução no Amarok normalmente não são questões do Amarok, mas sim problemas do Phonon, pois o Amarok não lida mais diretamente com o som.

Página de preferências dos dispositivos

Dependendo do seu sistema operacional e distribuição, você pode ter que usar o ALSA, o OSS, o PulseAudio ou algo do gênero como dispositivo de reprodução padrão. Descubra o que funciona para você com o botão Testar e aplique a todos os tipos de saída. Se quiser usar diferentes tipos de saída com diferentes dispositivos, isto também é possível.

Aba de configuração dos alto-falantes

Se quiser alterar a configuração padrão dos alto-falantes, aqui é o local indicado para fazer isto.

Aba de infraestrutura

Dependendo do seu sistema operacional, você poderá ver aqui opções como o Gstreamer, VLC ou DS9 (Windows). A infraestrutura do Phonon recomendada para os usuários do Linux® é o VLC ou o Gstreamer.

Se você não tiver o VLC ou o Gstreamer, instale o pacote respectivo. Para a maioria das distribuições, o pacote do VLC, por exemplo, seria o phonon-backend-vlc.

Cada infraestrutura vem com os seus próprios codecs. Por isso, dependendo da infraestrutura que você escolher, pode ser preciso também baixar os codecs, pois a maioria das distribuições não os disponibilizam por razões de natureza jurídica.