Alterando leiautes

Alterando o leiaute da janela do Amarok

A visibilidade de cada uma dos três painéis do Amarok é indicada no menu Exibir (parte do menu superior). Se você desbloquear o leiaute, cada um destes painéis mostrará dois botões. Estes botões permitem-lhe reorganizar ou personalizar o leiaute da sua janela do Amarok. Se clicar no X, este painel específico será fechado. Depois de fechado, o painel poderá ser reativado através da opção respectiva no menu Exibir. Se clicar em Restaurar leiaute irá então restaurar a aparência padrão.

Desacoplando os painéis do Amarok

Se clicar no losango à esquerda do X, fará com que o painel seja destacado e irá aparecer como uma janela separada na sua tela. Se repetir esta ação sobre a janela destacada, ela voltará a fazer parte da janela do seu Amarok. Você pode arrastar esses painéis dentro da janela do Amarok para ordená-los. É possível também empilhar os painéis ou colocá-los uns sobre os outros, que serão selecionados através de abas.

Bloquear e salvar o leiaute da janela do Amarok

Se estiver satisfeito com o leiaute dentro da janela do Amarok, você poderá bloqueá-lo com o item apropriado do menu Exibir. Certifique-se de que o seu leiaute seja mantido na próxima execução do Amarok fechando-o com a opção AmarokSair ou com o atalho Ctrl+Q.

Alterando a barra de ferramentas

Você também pode optar entre dois leiautes da Barra de ferramentas, clicando no item apropriado do menu Exibir:

Barra de ferramentas principal

Barra de ferramentas compacta

Para saber mais sobre a Barra de ferramentas clique aqui.

Alterando o leiaute da lista de músicas

Para acessar o Editor de leiautes da lista de músicas, vá para Lista de músicasLeiautes da lista de músicasConfigurar os leiautes da lista de músicas... e veja a janela de edição acima. Do lado esquerdo, você pode ver os leiautes predefinidos; clicando neles, você poderá ver como é feita a configuração à direita. Se clicar no botão Visualizar, você poderá ver o leiaute aplicado no painel da Lista de músicas.

Modificando um leiaute predefinido

Para modificar um dos leiautes predefinidos, faça primeiro uma nova cópia dele: basta clicar em e salvá-lo com um novo nome. Para gerar um novo leiaute, clique em

Um leiaute é composto de 3 elementos: o Cabeçalho do álbum, o Conteúdo do álbum (com um conteúdo especial para as faixas dos Vários Artistas) e a configuração de faixas Únicas, que podem ser selecionadas nas abas da parte central do editor. Para adicionar um item, basta arrastá-lo do seletor na parte superior e soltá-lo na aba do leiaute selecionado abaixo. Para mostrar a capa do álbum, basta assinalar o campo Capa.

Além disso, você pode também adicionar:

Item do menuDescrição

Mostrar controles de reprodução incorporados

os controles de reprodução irão aparecer abaixo da linha da faixa em reprodução.

Mostrar dicas

As dicas que mostram a informação das etiquetas ID3 irão aparecer ao passar o mouse sobre uma faixa.

Configuração do leiaute do item

Cada um dos itens adicionados pode ter o seu próprio leiaute configurado: se passar o mouse sobre o item será mostrada uma chave inglesa; se clicar nesse botão, você poderá acessar uma janela de configuração desse item. O exemplo abaixo mostra-lhe a janela de configuração do item Álbum:

Você pode então decidir a largura total desse item (100% é a largura total da linha, por isso, se usar uma largura personalizada e tiver mais de um item em uma linha, você precisa reduzir essa largura por item), o seu alinhamento, a espessura do texto e se a etiqueta deverá ser apresentada com um prefixo ou sufixo.

Exemplo: leiaute de linha única

Exemplo: para gerar um leiaute de uma única linha sem o agrupamento, você só irá adicionar os itens no elemento de faixas Simples.

Armazenamento do leiaute da lista de músicas

Os leiautes das listas de músicas são armazenados em formato XML em $HOME/.kde/share/apps/amarok/playlist_layouts (pode ser $HOME/.kde4/share/apps/amarok/playlist-layouts em algumas distribuições).