Capítulo 2. Introdução Rápida ao Akregator

Esta seção descreve como começar a usar o Akregator. Ela explica a interface do usuário e mostra-lhe como adicionar a sua própria fonte à lista. É particularmente interessante se você não estiver familiarizado com as fontes de notícias RSS/Atom e os seus agregadores de notícias.

A Janela Principal

Quando você inicia pela primeira vez o Akregator, você vê a sua janela principal:

janela principal do Akregator

A janela principal consiste na lista de fontes, a lista de artigos e o visualizador de artigo.

A lista de fontes está à esquerda, onde você tem as fontes de notícias que pode selecionar. Uma fonte de notícias é uma coleção de artigos; por exemplo, as notícias recentes de uma página de notícias ou os itens de um 'blog'. A lista padrão contém as fontes relacionadas com o projeto do KDE, mas você poderá adicionar à vontade as suas próprias fontes e remover as que não lhe interessam.

Todos os artigos foram obtidos

No canto superior direito, você poderá ver a lista de artigos. Ela contém os artigos da lista selecionada na lista de fontes (se estiver vazia, você terá de obter as notícias da fonte em primeiro lugar). A lista mostra os destaques dos artigos, bem como a data de publicação dos mesmos. Por padrão, os artigos mais recentes estão no topo.

A lista de artigos para uma fonte

Se você selecionar um artigo, ele será apresentado no visualizador de artigos na parte inferior direita. Dependendo da fonte, tanto poderá conter apenas um destaque, um pequeno resumo ou o conteúdo completo do artigo.

Lendo um artigo do Planet KDE