Capítulo 2. A Interface de Utilizador do Rocs

Elementos Gerais da Interface do Utilizador

A interface do utilizador está dividida em várias partes lógicas, como aparece na imagem abaixo.

Elementos gráficos da GUI do Rocs.
Editor de Grafos

O editor oferece um quadro onde poderá criar e modificar as suas estruturas de dados. Carregue com o botão direito no quadro, nos elementos de dados ou nas arestas para abrir os menus de contexto. Poderá usar as ferramentas da Barra de Edição do Grafo para modificar os elementos no quadro visual do grafo.

Barra do Editor de Grafos

A barra de ferramentas oferece as ferramentas Criar um Nó ou Criar uma Aresta, para criar novos elementos no quadro (Lembre-se da barra extra para seleccionar o tipo do nó ou aresta respectivo, que fica visível quando seleccionar uma dessas ferramentas. Do mesmo modo, as ferramentas para seleccionar e mover, assim como remover, os elementos estão disponíveis aqui. Para mais detalhes, veja em “Barra do Editor de Grafos”.

Barra Lateral

À direita poderá encontrar a barra lateral que oferece diversas ferramentas para o seu fluxo de trabalho:

  • Tipos de Elementos: Este elemento dá-lhe acesso directo para os tipos de arestas e nós disponíveis.

  • Diário: Cada projecto tem o seu próprio diário que pode ser usado isto é para: notas das tarefas, resultados ou observações.

  • API de Programação: Para obter acesso directo ao manual e, deste modo, à documentação do programa, poderá abrir este elemento.

Editor de Programas

Neste editor de texto, poderá criar os algoritmos da forma descrita em Capítulo 3, Programação. Poderá trabalhar com vários documentos de programas ao mesmo tempo, usando diversas páginas.

Resultado do Programa

Esta área de texto poderá apresentar a informação de depuração ou o resultado do programa para o seu algoritmo, dependendo da configuração do resultado. Se o programa emitir um erro, será seleccionado automaticamente o resultado da depuração.

Controlos

Aqui poderá encontrar os controlos para a execução dos algoritmos. Poderá executar o programa que está aberto de momento no editor do programa se carregar em Executar. Enquanto o programa estiver em execução, é possível interrompê-lo se carregar no botão Parar.