Capítulo 4. Importar e Exportar

Intercâmbio de Projectos Rocs

Poderá importar e exportar projectos do Rocs como ficheiros de pacotes .tar.gz. Estes pacotes poderão ser usados para o intercâmbio de projectos. A importação e exportação poderão ser efectuados com as opções Documento do GrafoImportar um Grafo e Documento do GrafoExportar o Grafo Como, respectivamente.

Importação e Exportação de Documentos de Grafos

O Rocs suporta de momento a importação e exportação dos seguintes formatos de ficheiros:

  • ficheiros DOT, também conhecidos por ficheiros do Graphviz

  • ficheiros GML

  • ficheiros no formato TGF (Trivial Graph Format)

  • Formato KML (Keyhole Markup Language)

Formato TGF (Trivial Graph Format)

O Trivial Graph Format (TGF) é um formato de ficheiros simples em texto para descrever grafos. Um ficheiro TGF consiste numa lista de definições de nós que associam os ID's dos nós às legendas, seguidas de uma lista de arestas. Neste formato só é possível ter uma legenda por nó e um valor por aresta. O Rocs interpreta os grafos importados como não-direccionais. Os grafos exportados irão ter duas arestas por ligação, caso estas sejam bidireccionais.

Especificação do Formato
  • O ficheiro começa com uma lista de nós (um por cada linha), seguido de uma linha com o único carácter "#", seguido de uma lista de arestas (uma por cada linha).

  • Um nó consiste num número inteiro (identificador), seguido de um espaço e depois um texto arbitrário.

  • Uma aresta consiste em dois inteiros (identificadores) separados por um espaço, seguidos de um espaço e depois por um texto arbitrário. Assume-se que a aresta direccionada aponta do primeiro identificador para o segundo.

Exemplo
1 nó inicial
2 transmissor
3 receptor
#
1 2 azul
2 1 vermelho
2 3 verde

Formato da Linguagem DOT / Graphviz

A linguagem DOT é uma linguagem de descrição de grafos em texto simples que permite tanto uma boa representação legível dos grafos, assim como um processamento eficiente pelos programas de formatação de grafos. O DOT é o formato de ficheiros por omissão para o pacote de visualização de grafos Graphviz, mas também é amplamente usado por outras ferramentas de grafos. As extensões de ficheiros normais do DOT são a .gv e a .dot.

Funcionalidades Não Suportadas

O Rocs consegue processar todos os ficheiros de grafos que contêm um grafo definido de acordo com a especificação da linguagem DOT[1]. O suporte das funcionalidades da linguagem é completo, apesar das seguintes excepções:

  • sub-grafos: Devido à falta do conceito de sub-grafos no Rocs, os sub-grafos são importados apenas como um conjunto de elementos de dados e ligações. Especialmente, as ligações de e para sub-grafos não são importadas.

  • Atributos em HTML e XML: Os atributos (como as legendas) que tenham uma sintaxe em HTML ou XML são lidos sem qualquer alteração. Especialmente, não serão processados os estilos e ajustes de tamanho do texto a partir desses atributos.

Exemplo
digraph meuGrafo {
    a -> b -> c;
    b -> d;
}


[1] http://www.graphviz.org/content/dot-language