Capítulo 4. Exercício do Vocabulário

Para começar a praticar, poderá seleccionar um documento depois de iniciar o Parley. Se o tiver já aberto no editor, basta carregar em Praticar na barra de ferramentas.

Visão Geral do Exercício

Antes de o exercício realmente começar, terá de passar sempre pela página de Visão Geral do Exercício. Aí existem três áreas que lhe permitem escolher o que deseja praticar:

  • A selecção das línguas

  • A selecção do modo de exercício

  • A selecção das unidades, que também mostra a sua evolução actual

Do lado esquerdo, poderá seleccionar a combinação de línguas que irá praticar. Se seleccionar, por exemplo, o Inglês para Francês, ser-lhe-ão apresentadas palavras em Inglês e o Parley pedir-lhe-á as traduções em Francês.

Por baixo da selecção da língua, pode seleccionar o modo do exercício. O Modo do Exercício define como é que este lhe fará as perguntas.

A lista Direcção do Exercício pode ser usada para seleccionar a consulta que será apresentada durante o exercício. As escolhas possíveis são a frase conhecida (Conhecida para Em Aprendizagem), a frase em aprendizagem (Em Aprendizagem para Conhecida) ou uma mistura das frases (Direcções Mistas).

Na grande parte à direita, poderá ver as unidades na colecção de vocabulários. Poderá seleccionar as unidades que deseja praticar com a marcação à frente do nome da unidade. O número de palavras que cada unidade contém aparece ao lado do seu nome. À direita do nome, poderá ver a sua evolução actual para essa unidade.

A evolução de cada unidade aparece como uma percentagem da unidade terminada e com barras de progresso com várias tonalidades. A percentagem é calculada com base no número total de palavras nessa unidade e com os níveis de confiança de cada palavra. As barras de progresso representam o número de palavras em cada nível de confiança, com uma cor mais escura a representar um nível mais alto mais alto. Também pode ver uma legenda no topo das selecções das unidades no cabeçalho. As cores nesta legenda representam as cores correspondentes das barras de progresso, desde as palavras completamente assimiladas até às palavras ainda não praticadas.