Criar Ficheiros Novos

Nesta secção, será descrito como se criam ficheiros novos, não só para a parte normal de aprendizagem de vocabulários, mas também para exercícios de gramática, matemática, etc.

Nova Colecção: Vocabulário Inglês-Alemão

Nesta secção, será descrito como é que poderá criar um ficheiro de treino de vocabulários, incluindo imagens e sons. Numa segunda etapa, também iremos adicionar adjectivos e verbos. Este é um exemplo bastante completo e, por isso, também é demasiado grande. Eventualmente, não terá de ver todos os pontos para o seu projecto.

Dado que pretendemos adicionar ficheiros de som e imagem, deveremos confirmar que estes estarão todos dentro de uma pasta que, por conveniência, se chama eng-deu. O nosso ficheiro de dados, que iremos criar com o Parley, será gravado no mesmo disco. Isto irá ajudar bastante quando decidir partilhar o seu trabalho com as outras pessoas.

Como tal, isto é o que temos em termos de ficheiros de som e imagens:

Vamos começar pelo Quadro, que aparece logo que inicia o Parley:

Carregue no botão Criar uma Colecção Nova.

A página de Propriedades Gerais do Documento mostra o que está a ser preenchido, tal como se segue (basta adaptar para o conteúdo do seu ficheiro actual):

Depois carregue em OK. O seguinte ecrã pede-lhe para configurar os detalhes da língua. Aqui não é necessário alterar nada, pelo que bastará apenas carregar em OK.

Como primeiro passo, vamos criar a parte do vocabulário. Iremos pensar como adicionar os ficheiros de som e as imagens numa segunda etapa. Isto é como se assemelha a unidade:

Antes de fazermos seja o que for, iremos gravar o ficheiro na pasta onde se encontram os ficheiros de som e imagem. Use a opção FicheiroGravar e seleccione a pasta com a navegação. Neste exemplo, iremos chamar ao ficheiro Trainer eng-deu - assim que tiver introduzido o nome, basta carregar em Gravar.

Se agora verificar a sua pasta onde tem os ficheiros de som e imagens, irá também encontrar o ficheiro Trainer eng-deu.kvtml

Vamos dar uma breve vista de olhos sobre as palavras que queremos adicionar: apple, bird, cat, cherry, cow, orange, pear, snake, strawberry (maçã, pássaro, gato, cereja, vaca, laranja, pêra, cobra, morango). Temos animais e frutas, pelo que iremos criar duas unidades chamadas: Animais e Frutas.

Iremos agora mudar o nome da Unidade 1 para Animais e aí iremos também adicionar uma unidade chamada Fruta. Carregue com o botão direito na Unidade 1 e escolha a opção Mudar o Nome da Unidade na lista que aparece. Agora a Unidade 1 ficará realçada, pelo que poderá escrever sobre ela o texto Animais. Quando terminar, carregue na tecla Enter. Depois, carregue com o botão direito em Collection: Vocabulary trainer E..., que se encontra no topo da árvore de unidades e escolher Nova Unidade nas opções visíveis. No campo novo, escreva Frutas e carregue em Enter de novo.

Primeiro, vamos introduzir os animais. Carregue por favor na unidade Animais para obter uma tabela vazia, que irá agora preencher. Carregue com o seu rato no primeiro campo, introduzindo os termos de origem. Depois, introduza os termos de destino na segunda coluna. Assim que tenha introduzido todos os 4 nomes de animais, bem como as respectivas traduções para alemão, o ecrã ficará semelhante ao seguinte:

No nosso caso, só queremos 4 itens na unidade dos animais. Existem demasiadas linhas em branco que deverão ser apagadas. Para isso, carregue no primeiro campo vazio, mantendo a tecla Shift carregada até carregar no último campo vazio. Todas as linhas a remover ficarão seleccionadas. Depois, carregue na tecla Del.

Vamos adicionar a terminologia das frutas. Basta carregar na unidade Frutas. Esta segunda unidade está completamente em branco. Dado que temos cinco frutos, teremos de adicionar cinco linhas. Como tal, carregue na tecla Ins cinco vezes, adicionando, tal como fez no exemplo anterior, as terminologias de fruta respectivas.

Não se esqueça de gravar o ficheiro frequentemente ...

Se carregar na raiz da nossa árvore de unidades Colecção: Vocabulary trainer E..., o Parley mostrar-nos-á todos os itens que estão presentes nas duas unidades:

Está na hora de adicionar os sons e imagens. Primeiro que tudo, é necessário activar as áreas de Imagem e Som. No menu, seleccione Ver e depois carregue em Imagem e, finalmente, em Som. Assim que estas opções estejam activadas, irão aparecer duas secções novas do lado direito do ecrã de edição do Parley: Imagem e Som.

Seleccione a palavra Inglesa apple (maçã), carregando para tal sobre ela. A mesma ficará realçada, pelo que poderá agora adicionar a imagem. Na secção de imagens à direita, carregue no ícone da Pasta para escolher a imagem que deseja associar.

Para adicionar a pronúncia em Inglês da palavra, faça o mesmo na secção de Som, seleccionando o ficheiro de áudio relevante.

Ao carregar no botão para Tocar, na ferramenta de som, poderá escutar a pronúncia.

O ecrã irá ficar então semelhante ao seguinte:

Depois carregue na tradução para Alemão Apfel. O campo ficará agora realçado para indicar a sua selecção. Irá notar que a imagem com a maçã ficará também associada ao termo em Alemão. Na secção de Som, seleccione a pronúncia, tal como aconteceu antes.

Poderá seguir em frente, da mesma forma, para todos os termos.

Está na altura de adicionar os adjectivos e verbos como unidades do projecto. Basta fazer como na unidade Frutas e criar duas novas unidades: Adjectivos e Verbos. Vamos assumir que deseja adicionar 'big, small, old, young, narrow' (grande, pequeno, velho, novo, estreito) na unidade de adjectivos e to go, to come, to buy, to drink, to eat (ir, vir, comprar, beber, comer) na unidade de verbos.

A imagem seguinte apresenta todas as terminologias introduzidas. Agora, as palavras estão misturadas e seria interessante ver o que é um substantivo, adjectivo ou verbo.

Como passo seguinte, iremos mostrar o Tipo de Palavra. Seleccione o Ver no menu e depois as Colunas do Vocabulário. Nesta, iremos activar o Tipo de Palavra para o Inglês e o Alemão, assinalando as opções à frente do Tipo de Palavra. Depois, carregue em OK para aceitar as alterações.

Ao carregar nos campos da coluna Tipo de Palavra, pode seleccionar o tipo de palavra e, para essas línguas em que os substantivos têm género, poderá também seleccionar a combinação Substantivo/Género. Por baixo da coluna Tipo de Palavra, aparece parte das selecções já feitas.

Assim que tivermos definido todos os tipos de palavras, iremos primeiro considerar os Adjectivos, adicionando as Formas de Comparação a elas. Por isso, iremos apenas para a unidade Adjectivos.

Para mostrar as Formas de Comparação do lado direito do ecrã, seleccione a opção Ver no menu e active a marcação das Formas de Comparação.

Edite as Formas de Comparação, adicionando as opções Comparativo e Superlativo aos adjectivos simples. Primeiro, carregue no adjectivo para o qual deseja adicionar as formas de comparação - neste caso o grande, adicionando depois o maior e o maior. Depois, passe ao adjectivo seguinte a completar, até que todas as formas comparativas tenham sido introduzidas.

Finalmente, iremos considerar a forma de Conjugação dos Verbos. Seleccione a unidade Verbos e depois active a secção de conjugação do lado direito, seleccionando a opção Ver do menu e activando a Conjugação. Por exemplo, vamos editar o tempo presente (Präsens) de gehen. Como tal, seleccione Präsens na lista e depois adicione as conjugações do verbo.

Isto terá de ser feito para todos os verbos, e para todos os tempos possíveis.

Assim que tiver terminado, poderá começar a praticar, carregando no botão Praticar.

Nova Colecção: Substantivos Simples e Substantivos Colectivos

Este exercício foi criado para a 3a classe de uma escola primária Italiana. Os alunos deverão associar os substantivos simples com os colectivos, como por exemplo árvorefloresta

Quando iniciar o Parley, irá obter a página inicial, que também poderá enumerar alguns ficheiros usados recentemente (que não os poderá ver aqui).

Carregue em Criar uma Nova Colecção, pelo que irá aparecer o seguinte ecrã, com campos vazios ou parcialmente preenchidos:

Preencha o título, neste caso sendo nomi singoli e collettivi (nomes simples e colectivos), o seu nome, endereço de e-mail; na secção de Comentário, poderá escrever uma descrição mais detalhada, seleccionar a sua categoria e licença. Depois, iremos ter algo especial: em vez de indicar a primeira e a segunda língua, como aconteceria normalmente, adicionámos nome singolo (nome simples) e nome collettivo (nome colectivo). O Configurar os Detalhes da Gramática e o Obter uma Gramática não são necessários aqui. Na imagem, encontram-se à mesma activos - desactive-os por favor, carregando nas opções respectivas. Quando terminar, carregue em OK.

Seleccione a opção VerLínguas e a página de Propriedades do substantivo 'singolo' irá aparecer já com as alterações efectuadas:

Do lado esquerdo, poderá ver onde é que pertencem os dados que está a adicionar. nome singolo. Escolha a língua, neste caso o Italiano e introduza o nome singolo no campo de texto seguinte. Depois carregue em OK.

Agora aparece a página de Propriedades do substantivo colettivo:

Como aconteceu antes: escolha o Italiano como língua e introduza o nome collettivo, carregando depois em OK.

Poderá agora começar a editar:

Basta introduzir o nome singolo (nome simples) na primeira coluna e o nome collettivo (nome colectivo) correspondente na segunda coluna.

Se o número de campos disponíveis não for suficiente, basta carregar com o botão direito em qualquer lado da secção de edição e escolher Adicionar um Novo Item. Não se esqueça de gravar o seu ficheiro frequentemente. Quando tiver acabado de adicionar todos os itens, irá desejar ver se o modo funciona bem. Aí, basta carregar em Praticar, por cima da secção de edição, para que apareça a página com a configuração do exercício:

Neste caso, a Escolha Múltipla é uma boa opção, mas a Escrita também será óptima. Depois de escolher o Modo do Exercício, basta carregar em Iniciar o Exercício e divertir-se.