
Índice
- → (Ctrl+O)
Abre um ficheiro ou pacote suportado pelo Okular. Se já existir um ficheiro aberto, este será fechado. Para mais informações, veja a secção sobre como Abrir Ficheiros.
- →
Abre um ficheiro que foi usado anteriormente num submenu. Se já estiver um ficheiro em visualização, será fechado. Para mais informações, veja a secção sobre como Abrir Ficheiros.
- →
Abre um ficheiro PostScript® e converte-o para PDF.
- → (Ctrl+S)
Grava o ficheiro aberto de momento com um nome diferente, incluindo todas as alterações (anotações, conteúdos de formulários, etc.), desde que a infra-estrutura de documentos suporte a gravação das alterações. Com a infra-estrutura de PDF (é necessário o Poppler >= 0.8), é possível gravar o documento com os valores alterados dos campos do formulário. Pode ser possível (se os dados não estiverem encriptados ou protegidos por DRM) gravar as anotações com os ficheiros PDF.
Nota
De notar que, devido à forma como isto é implementado, mesmo que não existam alterações no ficheiro, o novo ficheiro não precisa de ser uma cópia exacta, 'bit' a 'bit', do ficheiro original (isto é poderá ter um código SHA-1 diferente, etc.).
- → (Ctrl+Shift+S)
Grava uma cópia do ficheiro aberto actualmente com outro nome, sem usar a infra-estrutura actual do documento. O documento gravado será uma cópia 'bit' a 'bit' do original.
- → (F5)
Grava o ficheiro aberto actualmente.
- → (Ctrl+P)
Imprime o documento mostrado actualmente.
- →
Mostra uma antevisão sobre a forma como o documento visível de momento será impresso com as opções predefinidas.
- →
Mostra algumas informações básicas sobre o documento, como o título, o autor, a data da criação e alguns detalhes sobre os tipos de letra usados. A informação disponível depende do tipo de documento.
- →
Mostra os ficheiros incorporados no documento, se este tiver alguns. Para mais informações, veja a secção acerca dos Ficheiros Incorporados.
- →
Este item contém os formatos de exportação para os quais o documento actual poderá ser convertido. O primeiro item para todo o tipo de documentos é sempre o .
O segundo item é o , que lhe permite gravar o documento, com as suas anotações, num formato de pacote específico do Okular. Deste modo, é facilmente possível partilhar o documento original e as suas anotações com os outros utilizadores do Okular ou trabalhar com eles de forma colaborativa.
- → (Ctrl+Q)
Fecha o Okular.