
- Editor
Escolha o editor que deseja lançar quando o Okular quiser abrir um ficheiro de origem ou código. Este é o caso em que o documento tenha referências para os vários pontos (normalmente o número da linha e coluna) do código a partir do qual foi gerado. O formato DVI suporta de forma nativa a adição de informação sobre o código em LaTeX a partir do qual foi gerado. Existe um sistema semelhante para os documentos PDF, chamado pdfsync, que guarda essa informação-extra num formato externo, com o nome baseado no ficheiro PDF propriamente dito (por exemplo,
documento.pdfsync
paradocumento.pdf
).O Okular vem com configurações predefinidas para os seguintes editores: Kate, Kile, SciTE, o cliente de Emacs e o cliente do LyX.
Nota
Para usar a pesquisa inversa no Kile, terá de compilar o seu ficheiro LATEX com a configuração Modern.
- Comando
Este é o comando, bem como os seus parâmetros, para invocar o editor seleccionado com o ficheiro de origem do documento actual.
Este campo será preenchido automaticamente se usar um dos editores pré-configurados. Caso contrário, escolha o na lista Editor e consulte a documentação do seu editor favorito para descobrir o comando adequado.
Poderá usar os seguintes itens de substituição:
%f - o nome do ficheiro
%l - a linha do ficheiro a consultar
%c - a coluna do ficheiro a consultar
Se não for indicado o '%f', então o nome do documento será adicionado ao comando indicado.