A Janela da Biblioteca de Padrões

O Gestor da Biblioteca de Padrões tem uma árvore hierárquica (mais parecida com uma floresta, de facto) de categorias à esquerda, com uma área de ícones para a categoria de padrões seleccionada à direita. Esta janela não é modal e pode ser deixada em aberto enquanto trabalha no padrão.

A forma mais simples de usar os padrões da biblioteca é arrastá-los e largá-los sobre o espaço do padrão. Em alternativa, se usar o botão direito do rato sobre um padrão da biblioteca, irá mostrar um menu de contexto com uma opção para o copiar e, posteriormente, colar no padrão as vezes que forem necessárias.

Os itens adicionais no menu de contexto são:

  • Apagar: Apaga um item da biblioteca; nesse caso, será apresentada uma janela de confirmação.

  • Propriedades: Mostra a janela de propriedades do item.

A janela de propriedades de cada item mostra o seu tamanho e o esquema de novelos usados, o valor do marco de base e a tecla do teclado associada. A linha do marco de base é usada para posicionar o padrão do carácter na vertical, face à posição do cursor, usando a ferramenta do Alfabeto. Os valores positivos puxam-no para baixo, enquanto os valores negativos o sobem. O carácter associado só é necessário se usar a ferramenta do Alfabeto. Depois de carregar no campo de texto do carácter associado, a próxima combinação de teclas, incluindo os modificadores (Shift, Ctrl, etc) é usado como tecla.

Crie novas bibliotecas, carregando para tal no botão direito do rato numa categoria existente, para criar uma sub-categoria, ou sobre uma área em branco da lista da biblioteca, para criar uma nova categoria de topo e seleccionar a opção Nova Categoria, indicando o nome e carregando finalmente em OK.

Pode criar uma nova biblioteca se seleccionar uma área do editor de padrões, seleccionar a opção 'Copiar' e depois usar o botão direito do rato sobre uma categoria existente, seleccionando finalmente a opção 'Colar'. Se necessário, poderá usar a opção de propriedades para adicionar uma tecla associada, caso a deseje usar como uma biblioteca de caracteres.

Os padrões da biblioteca poderão ser arrastados e largados sobre outras bibliotecas na lista, por forma a permitir-lhe reorganizá-las de acordo com as suas necessidades. Lembre-se que não serão feitas quaisquer validações para garantir que os códigos das teclas associados aos padrões da biblioteca são únicos, pelo que deverá corrigir os necessários, caso existam duplicados.