Barras de Ferramentas

O Krusader vem com diversas barras de ferramentas.

Barra Principal

Figura 3.2. Barra Principal

Barra Principal

A Barra Principal do Krusader é uma barra de ferramentas normal do KDE que poderá ser arrastada pela aplicação (por favor, desbloqueie-a primeiro ao desmarcar a opção Bloquear as Posições da Barra de Ferramentas no menu do botão direito ou configurada com um menu de botão direito do rato. Poderá decidir se quer mostrá-la ou não de cada vez que inicia o Krusader na página de Arranque do Konfigurador, assim como poderá activar ou não o seu uso na sessão actual, graças ao menu Configuração. O conteúdo da Barra Principal poderá ser configurado a partir da opção Configurar as Barras de Ferramentas do menu Configuração ou na página Barra de Ferramentas da página do Painel do Konfigurador. Dado que diversos comandos e opções do Krusader são dependentes do contexto, alguns comandos não estão sempre disponíveis. O ícone de uma acção inapropriada ou inactiva aparecerá a cinzento (desactivado), proibindo o seu uso. Os Favoritos poderão ser colocados na Barra Principal e na Barra de Acções com o rato, através de arrastamento.

Barra de Tarefas

Por omissão, a Barra de Tarefas do Krusader (Gestor da Fila ou apenas JobMan) localiza-se na parte direita da Barra Principal. Esta barra de ferramentas permite-lhe ver a evolução da tarefa, pausar ou retomar a execução da lista de tarefas e anular a última tarefa executada.

Barra de Acções

As Acções do Utilizador e os Favoritos poderão ser "acoplados" na Barra de Acções. Para a mostrar, use a opção ConfiguraçãoMostrar a Barra de Acções. Para adicionar acções do utilizador, use a opção ConfiguraçãoConfigurar as Barras de Ferramentas e seleccione a Barra de Acções. Poderá, por exemplo, arrastar a Barra de Acções para o lado direito com o rato.

Barra da Localização

Por baixo da Barra Principal, existe uma Barra de Localização para cada painel. Esta mostra a localização para onde aponta o painel de momento. Ao entrar nos pacotes, a localização será apresentada no seguinte formato: "nome do pacote:/pasta/nome-pacote/pasta dentro do pacote". Este formato torna os locais uniformes e simples de ler. A Barra de Localização também suporta os KIO Slaves mas não todos, sendo que alguns só poderão ser usados com o visualizador, enquanto outros não. O utilizador poderá indicar uma localização desejada, carregando para tal nela.

  • /mnt/cdrom/

  • O settings:/ irá navegar e abrir os itens do Configuração do Sistema.

  • O trash:/ abre a pasta do caixote de lixo.

  • O mtp:/ use o 'kio_mtp' para aceder, enviar e organizar os dados multimédia guardados nos dispositivos baseados em Android™.

  • E por último, as Ligações Remotas .

Pode copiar e colar um URL na Barra de Localização ou usar o botão do meio do rato. Com o menu do botão direito, poderá configurar a função de completação automática; está disponível também um botão para Limpar a Barra de Localização.

Navegação Rápida: Carregue no Ctrl e com o rato, no meio do URL, na Barra de Localização. Irá aparecer uma janela que lhe apresenta a próxima localização do URL. Se carregar com o Ctrl + Botão Esquerdo do Rato mostra a localização para onde estava a apontar o rato. Esta funcionalidade permite uma navegação mais rápida numa árvore de pastas grande.

Barra do Painel

Cada painel tem uma barra configurável do mesmo. A barra do painel completa, ou alguns botões específicos, poderão ser tornados visíveis ou invisíveis.

  • Botão de Abertura da Pasta: abre o selector de pastas.

  • Botão de Igualdade (=): muda a pasta do painel para a mesma pasta do outro painel.

  • Botão para Subir (..): muda a pasta do painel para a pasta-mãe.

  • Botão da Pasta Pessoal (~): muda a pasta do painel para a pasta-mãe.

  • Botão da Raiz (/): muda a pasta do painel para a pasta de raiz ou de topo.

  • Botão de navegação sincronizada: quando estiver activa, cada mudança da pasta no painel específico é efectuada também pelo outro painel.