Capítulo 3. Usar o Remote Desktop Connection

É bastante simples de usar o Remote Desktop Connection - tem uma interface simples, tal como é demonstrado na imagem em baixo.

A janela principal do Remote Desktop Connection

Ligar o Remote Desktop Connection a servidores compatíveis

O Remote Desktop Connection é um cliente e necessita de ser usado com servidores compatíveis. Existem diferentes formas de se ligar a esses servidores:

  • Escrevendo directamente o nome do servidor (ou o seu endereço IP) na lista Ligar a:.

  • Usando um convite que tenha recebido. O Desktop Sharing usa convites e pode enviá-los por e-mail.

Vamos olhar para um de cada vez.

Item do nome do servidor

Se você souber o nome do servidor (ou o seu endereço IP) a que se deseja ligar, você poderá indicá-lo directamente na lista Ligar a:.

Se se quiser ligar a máquina chamada 'maria', a qual esteja a correr um servidor de VNC no ecrã 1 (5901), você poderá escrever maria:1 ou maria:5901 e escolher o VNC como protocolo na lista.

Indicar o nome de uma máquina no Remote Desktop Connection

De forma similar, se você estiver a usar um servidor de RDP nessa máquina, você poderá escrever maria. Escolha o RDP como protocolo. O RFB não necessita que o número do ecrã seja indicado. Se o servidor correr o servidor de RDP num porto diferente do predefinido, podê-lo-á indicar no formato maria:3910

Terá de indicar um URL com uma sintaxe codificada em percentagens, i.e. @ como %40, isto é utilizador%40ad.dominio.exemplo

Usar um convite

Dentro da aplicação servidora do Desktop Sharing, é possível enviar convites por e-mail (e de outras formas, ainda que a do e-mail seja a mais útil). Se você receber este tipo de convite por e-mail, você poderá simplesmente carregar na ligação fornecida pelo e-mail. Isto irá iniciar o Remote Desktop Connection se não estiver já a correr, e ligar-se-á ao servidor indicado no convite.