O que acontece quando se liga

Atenção: Antes de se ligar, certifique-se que o computador-alvo (o servidor) está disponível na rede e, se necessário, que a sua 'firewall' esteja configurada ou desactivada correctamente.

Independentemente de como selecciona o servidor ao qual se liga, a próxima coisa que acontece é que o Remote Desktop Connection lhe pergunta a ligação de rede ao servidor, como é apresentado em baixo:

Selecção da velocidade de ligação do Remote Desktop Connection

Existem três configurações de velocidade para o protocolo VNC:

  • Alta Qualidade (LAN, ligação directa), que é a predefinida, e você deverá avaliar como é que esta configuração se comporta antes de seleccionar uma opção de menor performance que use menos largura de banda.

  • Qualidade Média (DSL, Cabo, Internet rápida).

  • Baixa Qualidade (Modem, RDIS, Internet lenta).

Se você sempre trabalha sobre o mesmo tipo de ligação, você poderá deseleccionar a opção Mostrar esta janela novamente para esta máquina, o que significa que não terá de responder mais sobre o tipo de ligação para esta máquina, desde que a identifique da mesma forma. Por exemplo, se uma máquina tiver dois nomes, e desligar a opção ao ligar-se com um nome, você não será mais questionado se se ligar por esse nome, ainda que o seja se usar o outro nome ou o endereço IP.

Você pode seleccionar a configuração da velocidade apropriada e depois seleccionar OK para prosseguir.

Poderá ver o estado da ligação no ícone da página.

Dependendo da configuração do servidor, você poderá (quase de certeza) necessitar de indicar uma senha para se autenticar no servidor. O Remote Desktop Connection irá mostrar uma janela de autenticação semelhante à seguinte.

O Remote Desktop Connection tem a capacidade de gravar a senha para ligações futuras à mesma máquina. Ele usa o KWallet para o fazer. Terá de assinalar a opção Recordar a senha (KWallet) se quiser usar esta funcionalidade.

Janela de senha do Remote Desktop Connection

Após a autenticação, você ligar-se-á ao servidor remoto, e poderá começar a usar o Remote Desktop Connection para observar ou controlar o ecrã remoto.