
Atenção: Antes de se ligar, certifique-se que o computador-alvo (o servidor) está disponível na rede e, se necessário, que a sua 'firewall' esteja configurada ou desactivada correctamente.
Independentemente de como selecciona o servidor ao qual se liga, a próxima coisa que acontece é que o Remote Desktop Connection lhe pergunta a ligação de rede ao servidor, como é apresentado em baixo:

Existem três configurações de velocidade para o protocolo VNC:
Alta Qualidade (LAN, ligação directa), que é a predefinida, e você deverá avaliar como é que esta configuração se comporta antes de seleccionar uma opção de menor performance que use menos largura de banda.
Qualidade Média (DSL, Cabo, Internet rápida).
Baixa Qualidade (Modem, RDIS, Internet lenta).
Se você sempre trabalha sobre o mesmo tipo de ligação, você poderá deseleccionar a opção Mostrar esta janela novamente para esta máquina, o que significa que não terá de responder mais sobre o tipo de ligação para esta máquina, desde que a identifique da mesma forma. Por exemplo, se uma máquina tiver dois nomes, e desligar a opção ao ligar-se com um nome, você não será mais questionado se se ligar por esse nome, ainda que o seja se usar o outro nome ou o endereço IP.
Você pode seleccionar a configuração da velocidade apropriada e depois seleccionar para prosseguir.
Poderá ver o estado da ligação no ícone da página.
Dependendo da configuração do servidor, você poderá (quase de certeza) necessitar de indicar uma senha para se autenticar no servidor. O Remote Desktop Connection irá mostrar uma janela de autenticação semelhante à seguinte.
O Remote Desktop Connection tem a capacidade de gravar a senha para ligações futuras à mesma máquina. Ele usa o KWallet para o fazer. Terá de assinalar a opção se quiser usar esta funcionalidade.

Após a autenticação, você ligar-se-á ao servidor remoto, e poderá começar a usar o Remote Desktop Connection para observar ou controlar o ecrã remoto.