Apêndice A. Exemplos para a configuração do texto-para-voz

A.1. Festival
A.2. FreeTTS
A.3. MBROLA
A.4. O Servidor de Texto-para-Fala do KDE

A.1.

Festival

O Festival é um sistema de texto-para-fala criado pela Universidade de Edimburgo. Ela suporta de momento o Inglês, o Espanhol e o Galês. A sua licença permite o uso e a distribuição do Festival livre de qualquer encargo sem restrições.

Para poder criar o exemplo da linha de comandos para a configuração do texto-para-fala, assumir-se-á que o Festival está instalado na directoria /usr/local/festival/. O comando para sintetizar os textos é então o seguinte:

/usr/local/festival/bin/festival --tts

A opção Enviar os dados pelo 'standard input' deverá estar activa.

A.2.

FreeTTS

O FreeTTS é um sintetizador de voz feito completamente na linguagem Java™. De momento só tem o suporte para a pronúncia inglesa. A sua licença permite o uso e a distribuição do FreeTTS livre de qualquer encargo sem restrições.

Para poder criar o exemplo da linha de comandos para a configuração de texto-para-fala, assumir-se-á que o FreeTTS está instalado na directoria /usr/local/freetts/. O comando para sintetizar os textos será então um dos três exemplos seguintes:

java -jar /usr/local/freetts/lib/freetts.jar -text %t

java -jar /usr/local/freetts/lib/freetts.jar -file %f

java -jar /usr/local/freetts/lib/freetts.jar

Para o terceiro exemplo, a opção Enviar os dados pelo 'standard input' deverá estar activo. (Este é o exemplo preferido para usar com o FreeTTS.)

A.3.

MBROLA

O MBROLA é um sintetizador de voz para um grande número de línguas. Ele converte uma lista de fonemas para um ficheiro WAVE, por isso você precisa alguma outra ferramenta para converter o texto para uma lista de fonemas. A licença do MBROLA permite usar o MBROLA livre de encargos para fins não-comerciais e não-militares.

Para o nosso exemplo, iremos usar o Hadifax para converter os textos em Alemão para uma lista de fonemas adequada para o MBROLA. Iremos assumir que o Hadifax e o MBROLA estão instalados em /usr/local/hadifax/ e /usr/local/mbrola/.

Infelizmente, o Hadifax tende a engolir o último carácter do texto, por isso devemos adicionar um carácter adicional ao texto. O comando completo é, deste modo, mais complexo que os exemplos anteriores:

(cat -; echo " ") | /usr/local/hadifax/txt2pho -f
          | /usr/local/mbrola/mbrola -e
          /usr/local/mbrola/de1/de1 - /tmp/tmp.wav;
          paplay /tmp/tmp.wav; rm /tmp/tmp.wav

Todas as partes deste comando terão de ser escritas numa única linha. A opção Enviar os dados pelo 'standard input' deverá estar activa.

A.4.

O Servidor de Texto-para-Fala do KDE

O Servidor de Texto-para-Fala do KDE (Jovie) é um serviço de texto-para-voz do KDE que dá às aplicações do KDE uma interface normalizada para a síntese de voz e é actualmente desenvolvido no SVN. Ele usa 'plugins' para poder suportar vários sistemas de texto-para-voz.

Dado que a configuração do sintetizador de voz é feita no KTTSD, a única opção específica do KMouth que precisa de activar é a Usar o serviço de voz Jovie se possível.

Claro que você precisa de configurar o Jovie. Você pode fazer isto na página de configuração do Serviço de Voz Jovie que é adicionado à janela de configuração do KMouth se o Jovie for instalado.