Compilação e Instalação

Poderá compilar o Kid3 com ou sem o KDE. Sem o KDE, o Kid3 é uma aplicação simples em Qt™ e poderá perder algumas funcionalidades de configuração e de sessões.

Para uma versão para o KDE, vá à pasta de topo e escreva

% cmake .
% make
% make install

Para compilar para diferentes versões do Qt™ ou do KDE, defina as seguintes opções correspondentes ao cmake.

Se nem todas as bibliotecas estiverem presentes, o Kid3 será compilado com funcionalidades reduzidas. Por isso, deverá ter o cuidado de ter todos os pacotes de desenvolvimento desejados instalados. Por outro lado, as opções do cmake controlam quais as bibliotecas que são compiladas. Por omissão, o valor é -DWITH_TAGLIB:BOOL=ON -DWITH_MP4V2:BOOL=OFF -DWITH_ID3LIB:BOOL=ON -DWITH_CHROMAPRINT:BOOL=ON -DWITH_VORBIS:BOOL=ON -DWITH_FLAC:BOOL=ON . Estas opções podem ser desactivas se usar o OFF.

Para compilar o Kid3 como uma aplicação do Qt™ sem o KDE, use a opção do cmake -DWITH_APPS=Qt. Para compilar tanto a versão para KDE como para Qt™, configure como -DWITH_APPS="Qt;KDE".

Para usar um a instalação específica do Qt™, configure -DQT_QMAKE_EXECUTABLE=/local/do/qmake.

A geração de pacotes RPM é suportada pelo ficheiro kid3.spec; para os pacotes da Debian®, o programa build.sh deb está disponível.

A aplicação do Qt™ também pode ser compilada para o Windows® e o macOS®. O programa build.sh pode ser usado para obter e compilar todas as bibliotecas necessárias e criar um pacote do Kid3.