Funções Diversas

O menu de contexto, obtido através do botão direito do rato na vista do grafo, oferece mais algumas possibilidades:

Disposição

Este menu permite escolher entre vários algoritmos de disposição do GraphViz ou escolher o seu próprio. Os itens, como estão descritos na página pessoal do GraphViz são os seguintes:

DOT

O algoritmo do DOT. Predefinido para os grafos direccionais. Cria desenhos hierárquicos ou em camadas dos grafos direccionais. O algoritmo de disposição aponta os extremos na mesma direcção (de cima para baixo, ou da esquerda para a direita) e tenta depois evitar cruzamentos de arestas e reduzir o tamanho das mesmas.

NEATO

O algoritmo do NEATO. Predefinido para os grafos não-direccionais. Cria um modelo em flor. Ele usa o algoritmo Kamada-Kawai, que é equivalente às escalas multi-dimensionais estatísticas.

TWOPI

O algoritmo do TWOPI. Para os grafos direccionais e não-direccionais. Uma disposição radial, seguindo o Graham Wills 1997.

FDP

O algoritmo do FDP. Para os grafos não-direccionais. Cria um modelo em flor. Implementa a heurística de Fruchterman-Reingold, incluindo um sistema de resolução multi-grelha, que lida com grafos maiores e com grafos não-direccionais em enxames.

CIRCO

O algoritmo do CIRCO. Uma disposição circular, seguindo a especificação de Six e Tollis 1999, Kauffman e Wiese 2002. Adequado para certos diagramas de várias estruturas cíclicas.

Indique o comando de disposição

Abre uma janela que lhe permite indicar um comando de disposição executado pela linha de comandos. Este comando fica à espera de um parâmetro, o nome do ficheiro do grafo, e grava o resultado no 'stdout', na linguagem 'xdot'. Desta forma, poderá dar, por exemplo, opções específicas a um dos comandos anteriores ou aplicar um filtro que modifica o seu grafo, antes de o executar com o DOT.

Repor o comando de disposição predefinido

Descobre de novo o tipo do grafo (direccional ou não) e aplica o algoritmo predefinido no mesmo, sendo por omissão o DOT e o NEATO, respectivamente.

Exportar o Grafo

Como Imagem...

Permite exportar o grafo completo numa imagem png.

Activar a Vista de Topo

Se a opção estiver assinalada, a vista de topo ou vista geral é apresentada em caso de necessidade. Caso contrário, fica escondida e o menu de posicionamento fica desactivado.

Vista de Topo

Configura onde colocar a vista de topo ou geral, na área do grafo. As opções possíveis são:

Superior-Esquerda

Coloca a vista de topo no canto superior esquerdo;

Superior-Direita

Coloca a vista de topo no canto superior direito;

Inferior-Esquerda

Coloca a vista de topo no canto inferior esquerdo;

Fundo Direita

Coloca a vista de topo no canto inferior direito;

Automático

Escolhe automaticamente a melhor posição, para esconder o grafo o mínimo possível.