A Janela de Configuração

Moeda de referência, origem das taxas

Esta configuração define de onde o KEuroCalc deverá obter as taxas de câmbio entre a moeda de referência e as outras moedas. Estão disponíveis as seguintes opções:

Euro, sem acesso à rede (taxas fixas apenas)

O Euro é a moeda de referência. Não é obtida nem usada nenhuma taxa variável. As únicas moedas disponíveis são as que têm uma taxa de câmbio fixa com o euro.

Esta configuração está adaptada aos computadores sem rede.

Euro, Banco Central Europeu

O Euro é a moeda de referência. As taxas de câmbio fixas estão disponíveis. O KEuroCalc tenta obter as taxas variáveis do Banco Central Europeu(ECB).

Euro, Time Genie

O Euro é a moeda de referência. As taxas de câmbio fixas estão disponíveis. O KEuroCalc tenta obter as taxas variáveis do Time Genie (TG).

Moeda predefinida

Esta configuração define a outra moeda que é usada quando o KEuroCalc se inicia ou o utilizador valida a nova configuração.

Repare que a moeda seleccionada poderá não ser fornecida pela fonte de taxas seleccionada. Neste caso, a primeira moeda da lista é usada.

Arredondamento

Esta configuração define como é que os resultados deverão ser apresentados na área correspondente. Internamente, todos os cálculos são feitos com a precisão que a biblioteca matemático oferece, mas algumas vezes poderá não fazer sentido apresentar décimas de cêntimo. Estão disponíveis os seguintes métodos de arredondamento:

Regras oficiais de arredondamento

São usadas as regras de conversão da UE ou as outras regras oficiais de conversão. Isto significa que o resultado é arredondado para a próxima unidade para as moedas como o Iene japonês ou a Lira italiana, ou arredondado ao próximo centésimo de unidade (cêntimos) para as moedas como o euro ou o dólar.

Por exemplo, 158,323 ienes seriam arredondados para 158 ienes. 12,537 euros seriam arredondados para 12,54 euros.

Método da menor moeda

O resultado é arredondado para o valor mais próximo da menor moeda que circular no país que usa essa moeda. Para as moedas desaparecidas como a Lira italiana, ele usa a moeda mais pequena que costumava circular antes de a moeda ter sido retirada: no caso da Lira italiana, era a moeda de 50 liras.

Por exemplo, 1235,9 liras italianas seriam arredondadas para 1250 liras. As 39,45 coroas norueguesas seriam arredondados para 39,50.

Faltam informações sobre as moedas menores que existem em cada país. Por favor envie um relatório de erro se o KEuroCalc usar um valor incorrecto para a menor moeda disponível para o seu país, e essa informação será introduzida.

Sem arredondamento

O valor calculado é mostrado sem alterações, como um número de vírgula flutuante.

Aparência e comportamento

Esta opção define a aparência e comportamento do KEuroCalc. Estão disponíveis as seguintes opções:

Cor do ecrã

A cor de fundo das áreas de visualização (tanto dos dados de entrada como do resultado). Para mudar a cor de fundo, carregue em Modificar.... Isto irá abrir a janela normal do KDE para seleccionar cores. Escolha uma cor nova e, quando terminar, carregue em OK para validar a nova escolha.

Activar o ecrã inicial

Desligue esta opção se não quiser que apareça a imagem inicial, quando arrancar o KEuroCalc.