Parâmetros suportados da linha de comandos

O programa aceita as seguintes opções da linha de comandos:

--async

Activa o modo assíncrono para actualizar e compilar ao mesmo tempo. Esta é a opção por omissão, e só necessita de ser definida se a tiver desactivado na configuração.

--help

Mostra apenas uma ajuda simples deste programa.

--version

Mostra a versão do programa.

--author

Mostra as informações de contacto do autor.

--color

Activar o resultado colorido. (Este é o valor por omissão para os terminais interactivos).

--nice=valor

Este valor ajusta a prioridade do CPU pedida pelo kdesrc-build, e deverá estar no intervalo 0-20. O 0 (zero) é a prioridade máxima (dado que é a menos nice (simpática)), enquanto o 20 é a prioridade mínima. O kdesrc-build usa o valor por omissão 10.

--no-async

Desactiva o modo assíncrono de actualização. Em vez disso, a actualização será efectuada por completo antes de a compilação começar. Esta opção irá tornar o processo global mais lento; porém, se encontrar erros de IPC durante a execução do kdesrc-build, tente usar esta opção e enviar um relatório de erros.

--no-color

Desactiva o resultado do programa a cores.

--pretend (ou -p)

O kdesrc-build irá executar o processo de actualização e compilação, mas em vez de executar quaisquer acções de actualização ou compilação, irá sim apresentar o resultado do que o programa teria feito (p.ex., os comandos a executar, os passos gerais efectuados, etc.).

Nota

Os comandos simples apenas para leitura (como a leitura da informação dos ficheiros) poderão ser à mesma executados para tornar o resultado mais relevante (como a simulação correcta se o código iria ser obtido por completo ou actualizado).

Importante

Esta opção precisa de ter alguns meta-dados obrigatórios disponíveis, os quais são transferidos automaticamente, mas as transferências estão desactivadas no modo simulado. Se nunca tiver executado o kdesrc-build (e, como tal, não tiver estes meta-dados), deverá ser executar o comando kdesrc-build --metadata-only para transferir os meta-dados obrigatórios primeiro.

--quiet (ou -q)

Não é tão descritivo com o resultado à saída. Com esta opção, só as mensagens básicas são apresentadas.

--really-quiet

Só mostra as mensagens de avisos e erros.

--verbose (ou -v)

Torna-se bastante descritivo com o que se passa e o que o kdesrc-build está a fazer.

--src-only (ou --svn-only)

Só efectua a actualização do código. (O --svn-only só é suportado por razões de compatibilidade com os programas mais antigos).

--build-only

Efectua apenas o processo de compilação.

--install-only

Efectua apenas o processo de instalação.

--metadata-only

Só efectua o processo de transferência dos meta-dados. O kdesrc-build normalmente lida com isto automaticamente, mas poderá usar esta opção manualmente para permitir à opção --pretend da linha de comandos funcionar.

--rebuild-failures

Use esta opção para compilar apenas os módulos que não conseguiram compilar numa execução anterior do kdesrc-build. Isto é útil se um conjunto significativo de falhas ocorreram em conjunto com compilações bem sucedidas. Depois de corrigir o erro que provocou os problemas de compilação, poderá então compilar facilmente apenas os módulos que falharam anteriormente.

Nota

Lembre-se que a lista de módulos falhados anteriormente é limpa de cada vez que uma execução do kdesrc-build termina com algumas falhas de módulos. Contudo, não é limpa com uma compilação completamente bem sucedida, pelo que poderá recompilar com sucesso um ou dois módulos e esta opção continuar a funcionar à mesma.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 15.09.

--ignore-modules

Não inclui os módulos, passados no resto da linha de comandos, no processo de actualização/compilação (isto é útil se quiser compilar a maioria dos módulos no seu ficheiro de configuração e apenas quiser saltar alguns).

--no-src (ou --no-svn)

Salta o contacto com o servidor do Subversion. (O parâmetro --no-svn só é suportado por razões de compatibilidade com as versões anteriores do programa).

--no-build

Salta o processo de compilação.

--no-metadata

Não transfere automaticamente os meta-dados extra que são necessários para os módulos de Git para o KDE. As actualizações de código para os módulos propriamente ditos irá ocorrer à mesma, a menos que passe também a opção --no-src.

Isto pode ser útil se estiver a executar de novo o kdesrc-build frequentemente, dado que os meta-dados não mudam assim com muita frequência. Lembre-se contudo que muitas outras funcionalidades precisam de ter os meta-dados disponíveis. Poderá querer considerar a execução do kdesrc-build com a opção --metadata-only uma vez e depois usar esta opção para as execuções subsequentes.

--no-install

Não instala automaticamente os pacotes, após a sua compilação.

--no-build-when-unchanged, --force-build

Esta opção desactiva de forma explícita a eliminação do processo de compilação (uma optimização controlada pela opção build-when-unchanged). Isto é útil para fazer com que o kdesrc-build corra a compilação, caso tenha alterado algo que o kdesrc-build não consegue verificar.

O --force-build efectua exactamente a mesma função, sendo talvez mais fácil de recordar.

--debug

Activa o modo de depuração para o programa. De momento, isto significa que todo o resultado será enviado para o STDOUT, para além de ficar registado na pasta de registo como normal. Do mesmo modo, muitas das funções tornar-se-ão mais descritivas sobre o que estão fazer no modo de depuração.

--query=modo

Isto faz com que o kdesrc-build consulte um parâmetro dos módulos na lista de compilações (quer passada pela linha de comandos, quer lida a partir do ficheiro de configuração), apresentando o resultado no ecrã (um módulo por linha).

Esta opção deverá receber um modo de pesquisa, que deverá ser um dos seguintes:

  • source-dir, que faz com que o kdesrc-build devolva a localização completa onde se encontra o código-fonte do módulo.

  • build-dir, que faz com que o kdesrc-build devolva a localização completa onde ocorre o processo de compilação do módulo.

  • install-dir, que faz com que o kdesrc-build devolva a localização completa onde o módulo será instalado.

  • project-path, que faz com que o kdesrc-build devolva a localização do módulo dentro da hierarquia dos repositórios de código-fonte do KDE. Veja mais informações sobre esta hierarquia em “Procurar automaticamente módulos da base de dados oficial do KDE.

  • Esta opção faz com que o kdesrc-build apresente a ramificação do 'git' resolvida e que será usada para cada módulo, com base nas definições branch, tag ou branch-group em efeito.

  • Caso contrário, podem ser usados os nomes das opções que sejam válidos para os módulos no ficheiro de configuração, sendo que o valor resolvido para cada módulo será apresentado.

Se for passado um único módulo na linha de comandos, então o resultado será simplesmente o valor do parâmetro a ser consultado. Se forem passados vários (ou nenhuns) módulos na linha de comandos, então cada linha será antecedida do nome do módulo. Em qualquer dos casos, o kdesrc-build pára de correr assim que cada valor for apresentado.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 16.05.

Por exemplo, o comando kdesrc-build --query ramificação kactivities kdepim poderá devolver um resultado como o seguinte:

kactivities: master
kdepim: master
--no-rebuild-on-fail

Não tenta compilar de novo os módulos que não conseguiram ser compilados do zero. O kdesrc-build nunca irá tentar fazer isto num módulo que já se tentou compilar do zero.

--refresh-build

Volta a criar o sistema de compilação e a compilar do zero.

--reconfigure

Executa o cmake (para os módulos do KDE) ou o configure (para o Qt™) mais uma vez, sem limpar a pasta de compilação. Normalmente não terá de definir isto, dado que o kdesrc-build irá detectar quando alterar as opções relevantes e executar de novo automaticamente a configuração da compilação. Esta opção é implícita se for usado o --refresh-build.

--resume-from

Esta opção é usada para prosseguir com a compilação a partir do módulo indicado, o qual é o parâmetro seguinte na linha de comandos. Não deverá indicar os nomes dos outros módulos na linha de comandos.

Nota

Esta opção antigamente adicionava o --no-src, mas já não o faz mais (desde o kdesrc-build 1.13). Se quiser evitar as actualizações de código ao prosseguir, basta passar --no-src para além das outras opções.

Veja também: --resume-after e “Prosseguir uma compilação falhada ou cancelada”. Irá preferir usar esta opção da linha de comandos se tiver corrigido o erro de compilação e quiser que o kdesrc-build termine a compilação.

--resume-after

Esta opção é usada para prosseguir com a compilação a partir do módulo indicado, o qual é o parâmetro seguinte na linha de comandos. Não deverá indicar os nomes dos outros módulos na linha de comandos.

Nota

Esta opção antigamente adicionava o --no-src, mas já não o faz mais (desde o kdesrc-build 1.13). Se quiser evitar as actualizações de código ao prosseguir, basta passar --no-src para além das outras opções.

Veja também: --resume-from e “Prosseguir uma compilação falhada ou cancelada”. Irá preferir usar esta opção da linha de comandos se tiver corrigido o erro de compilação e tiver também compilado e instalado o módulo você mesmo, e ainda se quiser que o kdesrc-build comece de novo com o módulo seguinte.

--resume

Esta opção pode ser usada para executar o kdesrc-build depois de ter tido um problema de compilação.

Prossegue com a compilação a partir do módulo que falhou, usando a lista de módulos que estavam à espera de ser compilados anteriormente, desactivando também as actualizações de código e de meta-dados. O caso de uso é quando um erro simples ou uma dependência em falta provocar o erro na compilação. Assim que corrigir o erro, poderá voltar rapidamente atrás à compilação dos módulos que estava a compilar antes, sem ter de andar às voltas com as opções --resume-from e --stop-before.

Isto ainda é mais útil com a opção da linha de comandos --stop-on-failure, especialmente se estiver inicialmente a configurar o seu ambiente de desenvolvimento.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16.

--stop-before

Esta opção da linha de comandos é usada para interromper o processo normal de compilação logo antes da compilação normal de um dado módulo.

Por exemplo, se a lista normal de compilações fosse móduloA, móduloB, móduloC, então o --stop-before=móduloB faria com que o kdesrc-build compilasse apenas o móduloA.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16.

--stop-after

Esta opção da linha de comandos é usada para interromper o processo normal de compilação logo a seguir à compilação normal de um dado módulo.

Por exemplo, se a lista normal de compilações fosse móduloA, móduloB, móduloC, então o --stop-after=móduloB faria com que o kdesrc-build compilasse o móduloA e o móduloB.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16.

--stop-on-failure

Esta opção faz com que a compilação seja interrompida assim que ocorrer algum erro. É útil quando estiver a configurar o seu ambiente de desenvolvimento inicial. Sem esta opção, o kdesrc-build irá tentar pressionar os restantes módulos na compilação para evitar perder tempo, caso o problema ocorra apenas num único módulo.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16. Veja também a opção stop-on-failure.

--rc-file

Isto interpreta o próximo parâmetro da linha de comandos como o ficheiro de onde ler as opções de configuração. O valor por omissão para este parâmetro é kdesrc-buildrc (verificado na pasta actual), caso esteja presente, ou então o ~/.kdesrc-buildrc em caso contrário. Veja também o Capítulo 4, Configurar o kdesrc-build.

--print-modules

Efectua todas as acções até à reordenação das dependências - inclusive - para os módulos indicados na linha de comandos (ou ficheiro de configuração), imprime os módulos que seriam processados, um por cada linha, e sai então sem mais nenhuma acção.

Os meta-dados do kde-project são transferidos em primeiro lugar (porém, veja as opções --pretend ou --no-src).

O resultado não é totalmente compatível com a utilização pelos programas, dado que as outras mensagens do resultado podem ser geradas até que seja apresentada a lista dos módulos.

Isto é principalmente apenas útil para determinar rapidamente o que o kdesrc-build reconhece como sendo as dependências de um módulo, o que significa que é apenas útil para os módulos do kde-projects. Esta opção também é compatível com as opções --resume-from, --resume-after, --stop-before, --stop-after.

--run

Esta opção interpreta o item seguinte na linha de comandos como um programa a executar, pelo que o kdesrc-build irá acabar de ler o ficheiro de configuração normalmente e depois irá executar o programa indicado.

Isto não irá funcionar para iniciar uma linha de comandos com o ambiente do kdesrc-build, contudo, dado que as linhas de comando interactivas limpam tipicamente alguma parte das variáveis de ambiente (como a PATH e a KDEDIRS) na sequência de arranque.

Dica

Se quiser ver o ambiente usado pelo kdesrc-build, poderá executar o comando printenv:

$ kdesrc-build --run printenv
KDE_SESSION_VERSION=4
SDL_AUDIODRIVER=alsa
LANGUAGE=
XCURSOR_THEME=Oxygen_Blue
LESS=-R -M --shift 5
QMAIL_CONTROLDIR=/var/qmail/control
... etc.
--prefix=</localização/do/kde>

Isto permite-lhe mudar a pasta onde o KDE será instalado na linha de comandos. Esta opção implica a --reconfigure, mas a utilização do --refresh-build poderá à mesma ser necessária.

--revision

Esta opção faz com que o kdesrc-build transfira uma marca ou ramificação específica de um módulo do Subversion, substituindo-se a qualquer das opções branch, tag ou revision já definidas para estes módulos.

Esta opção não será provavelmente uma boa ideia, sendo apenas suportado por razões de compatibilidade com os programas mais antigos.

--build-system-only

Esta opção faz com que o kdesrc-build interrompa a compilação de um módulo, logo antes de o comando make ter sido executado. Isto é suportado por razões de compatibilidade com as versões mais antigas, sendo que este efeito não é útil para o sistema de compilação actual do KDE.

--install

Se esta for a única opção da linha de comandos, irá tentar instalar todos os módulo incluídos em log/latest/build-status. Se as opções da linha de comandos forem indicadas após o --install, então assumem-se que são módulos para instalar (mesmo que não tenham sido compilados com sucesso na última execução).

--no-snapshots

Se indicar esta opção, fará com que o kdesrc-build efectue sempre uma extracção inicial normal de um módulo, em vez de usar uma imagem inicial rápida (só está disponível para os módulos do Git para o repositório kde-projects). Lembre-se que esta opção só deverá ser usada caso exista um erro a usar as imagens, dado que a imagem inicial reduz a carga nos repositórios de código do KDE.

Nota

As amostras de módulos são extracções reais do repositório. Não deverá ter de definir esta opção, por ser apenas uma ajuda de resolução de problemas.

--delete-my-patches

Esta opção é usada para permitir ao kdesrc-build apagar as pastas de código que possam conter dados do utilizador, para que o módulo possa ser transferido de novo. Isto normalmente só seria útil para os programadores do KDE (que poderiam ter alterações locais que seriam removidas).

Isto só é usado de momento para obter os módulos que foram convertidos do Subversion para o Git. Não deverá usar esta opção normalmente; o kdesrc-build irá pedir para ser executado com ela, caso seja necessário.

--delete-my-settings

Esta opção é usada para permitir ao kdesrc-build substituir os ficheiros existentes que possam conter dados do utilizador.

Isto só é usado normalmente para a configuração do 'xsession' para o gestor de autenticação. Não deverá usar esta opção normalmente; o kdesrc-build irá pedir para ser executado com ela, caso seja necessário.

--<nome-opção>=

Poderá usar esta opção para sobrepor outra opção no seu ficheiro de configuração para todos os módulos. Por exemplo, para sobrepor a opção log-dir, deverá escrever: --log-dir=/local/da/pasta.

Nota

Esta funcionalidade só pode ser usada para os nomes de opções já reconhecidos pelo kdesrc-build e que não sejam já suportados pelas opções relevantes da linha de comandos. Por exemplo, a opção async do ficheiro de configuração tem opções --async e --no-async específicas na linha de comandos que são preferidas pelo kdesrc-build.

--set-module-value-option=<nome-módulo>,<nome-opção>,<valor-opção>

Ou poderá usar esta opção para substituir outra no seu ficheiro de configuração, para um dado módulo.

Todas as outras opções da linha de comandos assumem-se como sendo módulos para actualizar e compilar. Por favor, não misture a compilação com a instalação.