Capítulo 1. Introdução

Uma breve introdução ao kdesrc-build

O que é o kdesrc-build?

O kdesrc-build é um programa que ajuda os utilizadores a instalar o KDE a partir dos repositórios de código em Subversion e Git.

Para além de simplesmente instalar aplicações do KDE, o programa também pode ser usado para actualizar os programas do KDE instalados. Isto permite mantê-lo a par do desenvolvimento com o KDE.

O programa kdesrc-build pode ser usado para manter um módulo individual único ou um ambiente de trabalho completo do KDE, dependendo de como estiver configurado.

O funcionamento do kdesrc-build em resumo

O kdesrc-build funciona de propósito com as mesmas ferramentas que estão disponíveis para o utilizador pela linha de comandos. Quando o kdesrc-build é executado, é seguida a sequência abaixo:

  1. O kdesrc-build usa uma linha de comandos e um ficheiro de configuração para controlar os módulos que são compilados, onde são instalados, etc.

  2. O kdesrc-build efectua uma actualização de código para cada módulo. A actualização prossegue até que todos os módulos tenham sido actualizados. Os módulos que não consigam ser actualizados normalmente não param o processo – será notificado no fim sobre quais os módulos que não foram actualizados.