Capítulo 2. Começar

Neste capítulo, será apresentada a forma de utilização do kdesrc-build para obter os módulos do repositório do KDE e os compilar. Será dada também uma explicação básica da estrutura do código-fonte do KDE e os passos que terá de efectuar antes de executar o programa.

Todos os tópicos presentes neste capítulo são cobertos com ainda mais detalhe na secção Guia de Compilação do Código do KDE Passo-a-Passo, na Wiki da Comunidade do KDE. Se estiver a compilar o KDE pela primeira vez, é uma boa ideia lê-lo ou consultá-lo como fonte de referência. Irá encontrar informações detalhadas sobre as ferramentas de empacotamento e os requisitos, os problemas de compilação comuns e as estratégias e informações sobre a execução da instalação do seu novo KDE.

Preparar o Sistema para Compilar o KDE

Configurar uma conta nova do utilizador

Recomenda-se que use um conta de utilizador diferente para compilar, instalar e executar o seu ambiente KDE, dado que são necessárias menos permissões e para evitar interferências com os pacotes da sua distribuição. Se já tiver pacotes do KDE instalados, a melhor escolha será criar um utilizador diferente (dedicado) para compilar e executar o novo KDE.

Dica

Se deixar o KDE do seu sistema incólume, poderá ter uma manobra de emergência, no caso de o KDE compilado for instável por uma razão qualquer.

Mais tarde, poderá fazer uma instalação de sistema se o desejar. Este documento não cobre uma instalação a nível do sistema. Se estiver a efectuar uma instalação a nível do sistema, provavelmente já deverá saber o que está a fazer. Caso contrário, poderá querer consultar a documentação ou páginas de ajuda da sua distribuição, para saber como preparar e usar a instalação do sistema correctamente.

Garanta que o seu sistema está pronto para compilar o código do KDE

Antes de usar o programa kdesrc-build (ou qualquer outra estratégia de compilação), deverá instalar as ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas necessárias para o KDE. A lista completa das ferramentas necessárias poderá ser encontrada nos Requisitos de Compilação na Wiki da Comunidade do KDE.

Aqui está uma lista das coisas que irá necessitar:

  • Irá necessitar do CMake. A versão necessária poderá variar de acordo com a versão do KDE 4 que estiver a compilar; veja a Base Técnica para saber os detalhes específicos, mas um bom palpite será ter instalada a versão mais recente. O CMake é o programa usado pelo kdesrc-build para lidar com a configuração e compilação de facto da maioria das aplicações do KDE.

  • Deverá também instalar as aplicações-cliente usadas para extrair o código-fonte do KDE. Isto significa que é necessário pelo menos o seguinte:

    • O Subversion, que costumava ser o único sistema de controlo de versões usado, e que ainda continua a ser usado para alguns módulos com grandes ficheiros de dados. Poderá verificar se o tem instalado se correr svn --version.

    • Também irá necessitar do gestor de controlo de versões Git instalado, para os projectos do KDE baseados em Git.

    • Ainda que não seja necessário o gestor de controlo de versões Bazaar é usado para um único módulo (libdbusmenu-qt) que é necessário para as bibliotecas do KDE. A maioria dos utilizadores poderão instalar esta biblioteca através dos pacotes da sua distribuição, mas o kdesrc-build suporta a compilação do mesmo, se o desejar. Contudo, para compilar o 'libdbusmenu-qt', precisa de instalar o Bazaar.

  • Irá precisar de um ambiente de desenvolvimento de C++ completo. Recomenda-se o GCC 4.6 ou posterior.

  • Finalmente, irá necessitar de uma ferramenta make. O GNU Make é o recomendado e deverá estar disponível no seu gestor de pacotes. Depois de o cmake ter sido executado pelo kdesrc-build, o make lida de facto com o processo de compilação em si, pelo que é obrigatório.

Nota

A maioria das distribuições dos sistemas operativos incluem um método para instalar facilmente as ferramentas de desenvolvimento necessárias. Consulte a página Required Packages from your Distribution (Pacotes Necessários da sua Distribuição) (Introdução) para ver se essas instruções já estão disponíveis.

Uma excepção às bibliotecas necessárias é a biblioteca Qt™. O kdesrc-build irá instalar normalmente uma cópia do Qt™, quer já o tenha instalado quer não, como tal não é necessário tê-la. Se não quiser usar a cópia do Qt™, terá de fazer o seguinte:

  • Certifique-se que remove o módulo 'qt' do seu ficheiro de configuração, dado que não irá necessitar dele e, se o tiver, só vai adicionar mais tempo à sua compilação.

  • Mude a configuração da opção qtdir no seu ficheiro de configuração, de modo a apontar para o seu Qt™ de sistema. A localização do seu Qt™ poderá ser encontrada com o comando qmake -queryQT_INSTALL_PREFIX.

    Nota

    O comando qmake poder-se-á chamar qmake4 ou qmake-qt4 na sua distribuição.

  • Se não tiver já o Qt™ instalado, instale-o, incluindo os pacotes -dev ou -devel necessários. Deverá ter pelo menos o Qt™ 4.7 se for compilar o KDE 4.

Importante

Alguns destes pacotes estão divididos em bibliotecas, programas ou utilitários e pacotes de desenvolvimento. Irá necessitar, pelo menos do programa ou biblioteca e do seu pacote de desenvolvimento. Se tiver dúvidas, instale tudo. As bibliotecas que necessita irão variar de acordo com os módulos que pretende compilar, dado que cada módulo tem os seus próprio requisitos. A Wiki da Comunidade do KDE tem mais detalhes sobre as ferramentas e técnicas específicas usadas para instalar e encontrar o 'software' necessário.

Configurar o kdesrc-build

Instalar o kdesrc-build

Poderá já ter uma versão do programa kdesrc-build instalada no sue sistema. Contudo, se não o tiver, poderá obtê-lo na página pessoal do kdesrc-build ou podê-lo-á encontrar no seu local original, no repositório de código do KDE.

Dica

Se usar um kdesrc-build mais recente, através da transferência da sua página Web, dever-se-á lembrar de executar o programa kdesrc-build que transferiu. Poderá usar a opção --version do kdesrc-build como uma forma rápida de verificar isto.

  1. Para obter o kdesrc-build a partir da sua página pessoal, basta ir à página pessoal do kdesrc-build e transferir a versão mais recente. A versão está dentro de um um pacote TAR comprimido, o qual poderá extrair com o Ark ou o tar. O conteúdo do pacote inclui o programa kdesrc-build actual e um ficheiro de configuração de exemplo (kdesrc-buildrc-sample), bem como um programa de configuração rápida.

  2. Ou poderá obter o kdesrc-build a partir do seu repositório de origem, executando o comando:

    $ git clone git://anongit.kde.org/kdesrc-build ~/kdesrc-build
    

    Substitua o ~/kdesrc-build pela pasta para onde deseja instalar tudo.

Não interessando a técnica que usar, deverá garantir que o ficheiro kdesrc-build é executável. Por conveniência, deverá garantir que está numa pasta definida na variável de ambiente PATH, caso contrário, poderá obter mensagens que indiquem que o comando não foi encontrado ou que está a correr uma versão errada por engano.

Preparar o ficheiro de configuração

O kdesrc-build usa um ficheiro de configuração (localizado em ~/.kdesrc-buildrc) para controlar os módulos que são compilados, onde são instalados, etc.

Poderá usar um programa incluído com o kdesrc-build, chamado kdesrc-build-setup, para preparar uma configuração simples do 'kdesrc-build'. Poderá então editar o ~/.kdesrc-buildrc, a partir daí, para efectuar as alterações que julgar necessárias.

O próprio kdesrc-build-setup corre a partir de um terminal (em vez de usar uma interface gráfica), como acontece com o kdesrc-build, pelo que o poderá usar, mesmo que ainda não tenha disponível qualquer interface gráfica.

Dica

Poderá usar a configuração de exemplo incluída no kdesrc-buildrc-sample para obter explicações sobre as várias opções disponíveis.

Poderá encontrar mais informações sobre a sintaxe do ficheiro de configuração em “Definir os Dados de Configuração” e em Capítulo 4, Configurar o kdesrc-build.