Definir os Dados de Configuração

Para usar o kdesrc-build, deverá ter um ficheiro na sua pasta pessoal chamado .kdesrc-buildrc, que define as opções gerais e os módulos que deseja transferir e compilar.

Nota

É possível usar ficheiros de configuração diferentes para o kdesrc-build, que estão descritos em Capítulo 4, Configurar o kdesrc-build. Se necessitar de usar várias configurações, veja por favor essa secção. Aqui, assumir-se-á que a configuração está guardada em ~/.kdesrc-buildrc.

A forma mais simples de prosseguir é usar o ficheiro kdesrc-buildrc-sample como modelo, definir as opções globais à sua necessidade e a lista dos módulos que deseja compilar.

A configuração por omissão já deverá ser apropriada para efectuar uma compilação do KDE. Algumas opções que poderá querer alterar incluem:

  • use-stable-kde para alterar a versão por omissão dos módulos do KDE a compilar. Por omissão, o kdesrc-build irá compilar a última versão do KDE. Se quiser compilar a última versão estável do KDE, em vez de usar os pacotes da sua distribuição, iria usar esta opção como true.

    Dica

    Lembre-se que esta opção baseia-se em informações disponíveis na base de dados do projecto KDE, pelo que esta funcionalidade só funciona nesses módulos. Veja também em “Procurar automaticamente módulos da base de dados oficial do KDE.

  • kdedir, que muda a pasta de destino para onde o KDE será instalado. Esta é por omissão a ~/kde, que é uma instalação para um único utilizador.

  • qtdir, que controla o local da instalação do Qt™ a usar. Por omissão, usa o Qt™ compilado pelo kdesrc-build, usando o módulo especial 'qt-copy' do repositório e o último código-fonte disponível. (~/kdesrc/build/qt).

    Nota

    Isto também controla onde instalar o 'qt'.

  • svn-server, que selecciona o URL de onde transferir o código. Isto é útil se você for um programador com uma conta de colaborador do KDE.

  • Poderá querer seleccionar módulos diferentes para compilar, os quais estão descritos em “Seleccionar os módulos a compilar”.