Tabela com as opções de configuração disponíveis

Aqui está uma tabela com as várias opções, contendo a seguinte informação:

  • O nome da opção

  • Um descrição de como responde o kdesrc-build se a opção for definida tanto na secção global como na secção do módulo do ficheiro de configuração ao compilar um módulo.

  • Comentários especiais sobre o objectivo e utilização da opção.

Tabela 4.1. Tabela de Opções

Nome da OpçãoComportamento do Módulo -> GlobalNotas
apidox 

Esta opção foi usada para permitir compilar a documentação da API do módulo do KDE. Ela foi removida do kdesrc-build 1.6.3 devido a não ser suportada no KDE 4. A documentação 'online' da API está disponível em kde.org. Para além disso, é possível compilar a documentação da API do KDE 4 com um programa que vem incluído no módulo 'kde-dev-scripts'. Veja o TechBase do KDE para mais detalhes.

apply-qt-patches Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.10. Para obter o mesmo efeito, veja o “Suporte para o 'qt'” e a opção repository.
asyncNão poderá ser sobreposta

Esta opção activa o modo assíncrono da operação, onde a actualização do código-fonte e o processo de compilação serão efectuados em paralelo, em vez de esperar por todas as actualizações de código-fonte antes do início do processo de compilação. Esta opção está activa por omissão para o modo assíncrono. Para a desactivar, defina esta opção como false

Esta opção está disponível desde a versão 1.6.

binpathA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Active esta opção para modificar a variável de ambiente PATH durante a compilação. Não poderá sobrepor esta opção numa opção do módulo. O valor por omissão é a $PATH. Esta variável de ambiente deverá incluir os locais, separados por dois-pontos das suas ferramentas de desenvolvimento. Os locais $KDEDIR/bin e $QTDIR/bin são adicionados automaticamente. Poderá usar o til (~) para os locais que adicionar com esta opção.

branchA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Altere esta opção para obter uma ramificação do KDE, em vez do valor por omissão master (para os módulos de Git) ou o trunk (para o Subversion), onde o desenvolvimento do KDE está em curso.

Por exemplo, para obter a versão 4.6 do KDE, iria configurar esta opção como 4.6.

Se o kdesrc-build não conseguir obter adequadamente uma ramificação com esta opção, poderá ter de indicar manualmente o URL de onde transferir, com as opções module-base-path ou override-url.

Nota

Para a maioria dos módulos do KDE, provavelmente irá querer usar a opção branch-group em alternativa, usando esta opção para excepções pontuais.

branch-groupA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Configure esta opção para um grupo geral de onde deseja escolher os módulos.

Para os tipos de módulos do Git suportados, o kdesrc-build irá determinar a ramificação actual a usar automaticamente, com base nas regras codificadas pelos programadores do KDE (estas regras poderão ser vistas no repositório de código kde-build-metadata da sua pasta de código). Depois de determinar uma ramificação, essa será usada como se a tivesse indicado você mesmo com a opção branch.

Isto é útil se estiver apenas a tentar manter-se actualizado sobre algum trajecto normal de desenvolvimento, sem ter de prestar atenção a todas as mudanças de nomes das ramificações.

Os grupos de ramificações actuais (em 2013-08-11) são:

  • stable-qt4, para seguir as correcções de erros das bibliotecas e aplicações do KDE, baseado no Qt™ 4.

  • stable-qt4, para seguir o desenvolvimento e as novas funcionalidades das bibliotecas e aplicações do KDE, baseado no Qt™ 4.

  • kf5-qt5, para seguir o desenvolvimento na crista da onda para as próximas plataformas do KDE 5, baseadas no Qt™ 5, a Área de Trabalho Plasma™ 2, etc.

Lembre-se que, se escolher de facto um branch você mesmo, isto irá substituir esta opção. O mesmo também se aplica para outras opções de selecção da ramificação, como a tag.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16-pre2.

Nota

Esta opção aplica-se apenas aos módulos de Git do kde-projects (o caso comum). Veja também em “Procurar automaticamente módulos da base de dados oficial do KDE.

build-dirA configuração do módulo sobrepõe-se à globalUse esta opção para mudar a pasta que contém o código compilado. Existem três formas diferentes de o usar:
  • Relativa à pasta de código do KDE no Subversion (ver a opção 'source-dir'). Esta é a opção predefinida e este modo fica seleccionado se escrever o nome de uma pasta que não comece por um til (~) ou uma barra (/).

    O valor por omissão é build.

  • Um local absoluto. Se indicar um local que comece por um /, então será usado esse local directamente. Por exemplo, o /tmp/kde-obj-dir/.

  • Relativo à sua pasta pessoal. Se indicar uma pasta que comece com um '~', então o local será usado em relação à sua pasta pessoal, de forma semelhante à expansão do til da linha de comandos. Por exemplo, o ~/builddir.

Talvez de forma surpreendente, esta opção poderá alterada por módulo.
build-when-unchangedA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Use esta opção para controlar se o kdesrc-build irá tentar sempre compilar um módulo que ainda não tenha quaisquer actualizações do código-fonte.

Ao configurar o build-when-unchanged como true (verdadeiro), o kdesrc-build irá tentar sempre a fase de compilação para um módulo, mesmo que este não tenha tido quaisquer actualizações do código-fonte. Esta é a opção por omissão, dado que é a que leva mais provavelmente a uma compilação correcta.

Ao configurar o build-when-unchanged como false (falso), o kdesrc-build só irá tentar executar a fase de compilação para um módulo, caso este tenha tido uma actualização do código-fonte ou noutras situações em que seja realmente necessária uma compilação de novo. Isto poderá poupar tempo, especialmente se você executa o kdesrc-build diariamente ou ainda com mais frequência.

Importante

Esta funcionalidade é oferecida apenas como uma optimização. Como todas as optimizações, existem compromissos face à correcção da sua instalação. Por exemplo, as alterações nos módulo 'qt' ou 'kdelibs' poderão provocar uma recompilação necessária de outros módulos, mesmo que o código-fonte não tenha sido de todo alterado.

checkout-onlyA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Altere esta opção para obter o código do Subversion passo-a-passo. O valor desta opção deverá ser uma lista separada por espaços das pastas a transferir. Ainda que esta opção se sobreponha à global, tenha em atenção que esta opção, como global, não faz sentido.

Lembre-se que esta opção não fará efeito nos módulos do Git, devido ao modo de operação do sistema de controlo de código Git.

Veja um exemplo em “Extrair partes de um módulo”.

cmake-optionsAdiciona às opções globais para o sistema de compilação predefinido; substitui as globais para outros sistemas de compilação.

Use esta opção para indicar quais as opções a passar ao CMake quando criar o sistema de compilação do módulo. Quando isto é usado como uma opção global, é aplicada a todos os módulos onde este programa se compila. Quando é usado como uma opção de um módulo, é adicionada ao fim das opções globais. Isto permite-lhe definir opções comuns do CMake na secção global.

Esta opção não se aplica ao 'qt' (que não usa o CMake). Use o configure-flags em alternativa.

Dado que estas opções são passadas directamente à linha de comandos do CMake, deverão ser indicados como seriam passados no CMake. Por exemplo:

cmake-options -DCMAKE_BUILD_TYPE=RelWithDebInfo

Dado que isto é muito trabalhoso, o kdesrc-build faz tudo para que as restantes opções são definidas correctamente, pelo que poderá deixar esta opção em branco. (Por outras palavras, os parâmetros obrigatórios do CMake são definidos para si automaticamente)

colorful-outputNão poderá ser sobrepostaConfigure esta opção como false para desactivar o resultado colorido do kdesrc-build. Por omissão é true. Lembre-se que o kdesrc-build não irá mostrar os códigos de cores em nada que não seja um terminal (como o 'xterm', o Konsole ou a consola normal do Linux®).
configure-flagsAdiciona às opções globais para o sistema de compilação predefinido; substitui as globais para outros sistemas de compilação.

Use esta opção para indicar quais as opções a passar ao './configure' quando criar o sistema de compilação do módulo. Quando isto é usado como uma opção global, é aplicada a todos os módulos onde este programa se compila. Esta opção só funciona para o 'qt'.

Para mudar a configuração para os módulos do KDE 4, veja o cmake-options.

custom-build-commandA configuração do módulo sobrepõe-se à global (opção do sistema de compilação)

Esta opção pode ser usada para definir um comando diferente (que não o make, por exemplo) para efectuar o processo de compilação. O kdesrc-build deverá fazer a coisa certa, de um modo geral. Contudo, poderá ser útil usar sistemas de compilação alternativos.

O valor desta opção é usado como a linha de comandos a executar, modificado pela opção make-options como de costume.

cxxflagsAdiciona às opções globais para o sistema de compilação predefinido; substitui as globais para outros sistemas de compilação.

Use esta opção para definir as opções que serão usadas para compilar o módulo. Esta opção é definida aqui em vez de ser com o configure-flags ou o cmake-options, dado que esta opção irá também definir a variável de ambiente CXXFLAGS durante o processo de compilação.

Lembre-se que, para o KDE 4 e para os outros módulos que usam o CMake, é necessário definir a opção CMAKE_BUILD_TYPE como sendo none ao configurar o módulo. Isto pode ser feito com a opção cmake-options.

dest-dirA configuração do módulo sobrepõe-se à globalUse esta opção para mudar o nome de um módulo no disco. Por exemplo, se o seu módulo era 'extragear/network', pode mudá-lo para 'extragear-network' com esta opção. Repare que, ainda que isto mude o nome do módulo no disco, não é uma boa ideia incluir pastas ou separadores de pastas no nome, dado que isso irá interferir com as opções build-dir ou source-dir.
disable-agent-checkNão poderá ser sobrepostaNormalmente, se estiver a usar o SSH para obter o código do Subversion (se, por exemplo, estiver a usar o protocolo 'svn+ssh'), o kdesrc-build irá tentar certificar-se que, se estiver a usar o 'ssh-agent', ele está de facto a gerir algumas identidades do SSH. Isto é para tentar e evitar que o SSH pergunte a sua frase-senha para todos os módulos. Poderá desactivar esta opção se activar a opção disable-agent-check como true.
do-not-compileA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Use esta opção para seleccionar um conjunto específico de pastas a compilar num módulo (em vez de serem todas). As pastas a compilar deverão estar separadas por espaços.

Lembre-se que o código dos programas será à mesma transferido. Poderá usar a instrução checkout-only para escolher as pastas que deseja obter.

Por exemplo, para manter o JuK e o KsCD no módulo 'kdemultimedia' sem serem compilados, poderá adicionar "do-not-compile juk kscd" no seu módulo 'kdemultimedia'.

Veja um exemplo em “Remover pastas de uma compilação”.

email-addressNão poderá ser sobreposta

Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.14.

email-on-compile-errorNão poderá ser sobreposta

Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.14.

inst-apps Esta opção foi removida na versão 1.10
git-desired-protocolNão poderá ser sobreposta

Esta opção só se aplica aos módulos de um repositório do projecto KDE.

O que esta opção faz de facto é configurar qual o protocolo de rede preferido ao actualizar o código-fonte para esses módulos. Normalmente, é usado o protocolo eficiente git, mas este poderá estar bloqueado em algumas redes (p.ex., redes internas empresariais, redes Wi-Fi públicas). Um protocolo alternativo e muito melhor suportado é o protocolo HTTP, usado nas páginas Web da Internet.

Se estiver a usar uma dessas redes restritas, poderá configurar esta opção como http para preferir as comunicações por HTTP em alternativa.

Dica

Poderá também necessitar da opção http-proxy se for necessário um 'proxy' de HTTP também para o tráfego de rede.

Em qualquer outra situação, não deverá definir esta opção, dado que o protocolo predefinido é mais eficiente.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16.

git-repository-baseNão poderá ser sobreposta

Esta opção, adicionada na versão 1.12.1, é usada para criar um nome curto que referencia o URL de base de um dado repositório de Git, no caso das declarações de conjuntos de módulos, o qual é útil para declarar rapidamente diversos módulos do Git para compilar.

Deverá indicar duas coisas (separadas por espaço): O nome a atribuir ao URL de base e o URL de base propriamente dito. Por exemplo:

global
   # outras opções

   # Este é o local comum a todos os módulos anónimos do servidor Git.
   git-repository-base kde-git kde:
end global

# Declarações dos módulos

module-set
   # Agora poderá usar o nome alternativo que definiu antes, mas somente
   # num conjunto de módulos.
   repository kde-git

   use-modules modulo1.git modulo2.git
end module-set

A opção use-modules do conjunto de módulos criou dois módulos a nível interno, com o kdesrc-build a comportar-se como se tivesse lido:

module modulo1
    repository kde:modulo1.git
end module

module modulo2
    repository kde:modulo2.git
end module

O prefixo do repositório Git kde:, usado acima, é um atalho que será configurado automaticamente pelo kdesrc-build. Veja o artigo sobre a Mudança de Nomes dos URL's da TechBase para mais informações. Lembre-se que, ao contrário da maioria das opções, esta pode ser indicada várias vezes, de modo a criar o máximo de nomes alternativos necessários.

Dica

Não é necessário usar esta opção para tirar partido de um conjunto de módulos, esta opção existe para simplificar a utilização do mesmo repositório por vários conjuntos de módulos diferentes.

git-userA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção destina-se aos programadores do KDE. Se estiver definida, será usada para configurar automaticamente a informação de identidade do 'software' de controlo de versões Git para os módulos recém-transferidos do Git (incluindo a grande maioria dos módulos do KDE).

De forma específica, os campos do nome e e-mail do utilizador, para cada repositório de Git novo, são preenchidos com os valores definidos com esta opção.

O valor deverá ser indicado no formato Nome do Utilizador <email@exemplo.com>.

Por exemplo, um programador chamado Zé Maria com o endereço de e-mail xpto@abc.xyz iria usar:

git-user Zé Maria <xpto@abc.xyz>

Esta opção foi introduzida no kdesrc-build 15.09.

http-proxyA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção, se estiver definida, usa o URL indicado como servidor 'proxy' para usar em quaisquer comunicações de rede por HTTP (por exemplo, ao transferir as imagens dos novos módulos ou para a base de dados do projecto KDE).

Para além disso, o kdesrc-build irá tentar garantir que as ferramentas das quais depende irão também usar esse servidor 'proxy', se possível, definindo a variável de ambiente http_proxy com o servidor indicado, se essa variável de ambiente não estiver já definida.

Esta opção foi introduzida no kdesrc-build 1.16.

ignore-kde-structureA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção é usada para guardar os ficheiros de código e de compilação directamente no nome do módulo. Por exemplo, o source/extragear/network/telepathy/ktp-text-ui torna-se source/ktp-text-ui. Esta opção está desactivada por omissão. Se quiser activá-la, terá de a configurar como true.

Esta opção foi introduzida no kdesrc-build 1.16.

ignore-modulesNão poderá ser sobreposta

Os módulos indicados com esta opção, que deveriam ser escolhidos pelo kdesrc-build com uma opção use-modules, são assim excluídos por completo. Use esta opção quando quiser compilar um agrupamento de projectos kde-projects inteiro, exceptuando alguns módulos específicos.

O valor da opção não tem necessariamente de dar o nome directamente ao módulo. Qualquer módulo que tenha partes consecutivas completas da localização do módulo nos projectos do KDE que correspondam a um dos valores da opção será ignorado, pelo que poderá ignorar vários módulos desta forma.

Por exemplo, um valor de opção libs iria resultar na exclusão tanto do kde/kdegraphics/libs como do playground/libs (ainda que não o kde/kdelibs, dado que a parte completa kdelibs é que é comparada).

Esta opção foi introduzida no kdesrc-build 1.16.

include-dependenciesA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção, quando configurada como true (verdadeiro), pede ao kdesrc-build para incluir também as dependências conhecidas destes módulo na sua compilação, sem o utilizador ter de mencionar essas dependências (mesmo indirectamente).

Nota

Esta opção só funciona para os módulos baseados no kde-project e necessita que os meta-dados mantidos pelos programadores do KDE estejam correctos para o seu branch-group seleccionado.

Esta opção está desactivada por omissão, para evitar seleccionar inadvertidamente um grupo de módulos não desejados. Foi adicionada com o kdesrc-build 1.16 em 2015.

install-after-buildA configuração do módulo sobrepõe-se à globalEsta opção é usada para instalar o pacote depois de este ser compilado com sucesso. Esta opção está activa por omissão. Se quiser desactivá-la, terá de configurar esta opção como false no ficheiro de configuração. Poderá também usar a opção da linha de comandos --no-install.
install-session-driverNão poderá ser sobreposta

Por omissão, o kdesrc-build irá tentar instalar um controlador para o gestor de autenticações gráfico, permitindo-lhe autenticar-se no seu ambiente de trabalho KDE compilado pelo kdesrc-build.

Este controlador irá alterar os seguintes ficheiros:

  • ~/.xsession

  • $XDG_CONFIG_HOME/kde-env-master.sh (normalmente encontrado em ~/.config/kde-env-master.sh).

  • $XDG_CONFIG_HOME/kde-env-user.sh (normalmente encontrado em ~/.config/kde-env-user.sh).

Se continuar com o seu próprio controlador de autenticação, então poderá desactivar esta funcionalidade se configurar esta opção como false.

Esta opção foi introduzida no kdesrc-build 1.16.

Dica

O kdesrc-build não irá substituir os seus ficheiros existentes (se estiverem presentes) a menos que também passe a opção --delete-my-settings da linha de comandos.

kdedirA configuração do módulo sobrepõe-se à globalEsta opção define a pasta em que o KDE será instalado após a compilação. Por omissão, será em ~/kde. Se mudar isto para uma pasta que necessite do acesso do 'root', poderá ter de ler acerca da opção make-install-prefix também.
kde-languagesNão poderá ser sobreposta

Esta opção permite-lhe escolher os pacotes transferidos e instalados de traduções em conjunto com o KDE. Poderá fazer isto se não viver nos Estados Unidos e quiser o KDE traduzido para a sua língua nativa.

Para usar esta opção, configure-a como uma lista separada por espaços das línguas a instalar. Cada língua tem um código associado a ele, o qual poderá encontrar nesta página: http://l10n.kde.org/teams-list.php.

É aceitável escolher apenas uma língua. Por omissão, não é transferida nenhuma, o que significa que o KDE irá aparecer em Inglês dos EUA.

Por exemplo, para optar por instalar o Português, iria configurar a opção com algo do tipo: kde-languages pt. Terá à mesma de usar o Configuração do Sistema para escolher a língua Portuguesa, todavia.

libpathA configuração do módulo sobrepõe-se à globalConfigure esta opção para definir a variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH, enquanto efectua a compilação. Não poderá sobrepor esta opção num módulo. O valor por omissão está em branco, mas os locais $KDEDIR/lib e $QTDIR/lib são adicionados automaticamente. Poderá usar o til (~) para os locais que adicionar com esta opção.
log-dirA configuração do módulo sobrepõe-se à globalUse esta opção para mudar a pasta que irá conter os ficheiros de registo gerados pelo programa.
make-install-prefixA configuração do módulo sobrepõe-se à globalConfigure esta variável com uma lista separada por espaços, que será interpretada como um comando e as suas opções, para anteceder o comando make install, que é usado para instalar os módulos. Isto é útil para instalar os pacotes com o Sudo, por exemplo, mas tenha cuidado enquanto lida com os privilégios do 'root'.
make-optionsA configuração do módulo sobrepõe-se à global (opção do sistema de compilação)Configure esta variável para passar as opções da linha de comandos ao comando make. Isto é útil para programas como o distcc ou para os sistemas com mais que um núcleo de processamento.
manual-buildA configuração do módulo sobrepõe-se à globalConfigure o valor da opção como true para evitar que o processo de compilação tente compilar este módulo. Será à mesma mantido actualizado ao actualizar a partir do Subversion. Esta opção é exactamente equivalente à opção da linha de comandos --no-build.
manual-updateA configuração do módulo sobrepõe-se à globalConfigure o valor da opção como true para evitar que o processo de compilação tente actualizar (e, por conseguinte, compilar ou instalar) este módulo. Se definir esta opção para um módulo, também poderá tê-la comentada.
module-base-pathA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Configure esta opção para se sobrepor à pasta por omissão do kdesrc-build para o módulo em questão. Isto poderá ser usado, por exemplo, para usar ramificações ou marcas específicas de determinadas bibliotecas. O Visualizador de Código do KDE é extremamente valioso para o ajudar a escolher o local correcto.

Lembre-se que o kdesrc-build constrói o local final de acordo com o seguinte modelo: $svn-server/home/kde/$module-base-path/.

O valor por omissão é o trunk/$módulo ou trunk/KDE/$módulo, dependendo do nome do módulo.

Dica

Use as opções branch ou tag em alternativa, sempre que forem aplicáveis.

nicenessNão poderá ser sobrepostaConfigure esta opção com um valor entre 20 e 0. Quanto mais alto o número, menor prioridade terá o kdesrc-build para si próprio, i.e., quanto maior o número, mais "simpático" (nice) será o programa. O valor por omissão é 10.
no-svnA configuração do módulo sobrepõe-se à globalSe esta opção for igual a 'true', então o kdesrc-build não irá actualizar o código-fonte do módulo automaticamente. Irá tentar compilar o módulo à mesma, caso não o tenha já tentado anteriormente.
no-rebuild-on-fail Esta opção foi removida na versão 1.10, dado que este comportamento já não é mais útil, devido às correcções no sistema de compilação subjacente.
override-build-systemA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta é uma opção~avançada que foi adicionada no kdesrc-build 1.16.

Normalmente o kdesrc-build irá detectar o sistema de compilação apropriado a usar para um dado módulo, depois de o transferir. Isto é feito ao verificar a existência de dados ficheiros na pasta de código-fonte do módulo.

Alguns módulos poderão incluir mais que um conjunto de ficheiros obrigatório, o que poderia confundir a detecção automática. Nesse caso, poderá indicar manualmente o tipo de compilação correcto.

Os tipos de compilação suportados actualmente que podem ser definidos são:

KDE

Usado para compilar os módulos do KDE. De facto, pode ser usado para compilar praticamente qualquer módulo que use o CMake mas é melhor não confiar nisso.

Qt

Usado para compilar a biblioteca Qt™ em si.

qmake

Usado para compilar módulos do Qt™ que usem os ficheiros .pro do qmake.

generic

Usado para compilar módulos que usem Makefile's simples e que não precisam de nenhuma configuração especial.

autotools

Esta é a ferramenta de configuração-padrão para a maioria das aplicações de código-aberto e que não se encaixa em nenhuma das outras categorias.

override-urlA configuração do módulo sobrepõe-se à globalSe configurar esta opção, o kdesrc-build irá usar o seu valor como o URL a passar ao Subversion, sem qualquer alteração. Deverá usar geralmente esta opção, se quiser obter uma versão específica, mas o kdesrc-build não conseguir descobrir o que queria dizer ao usar a opção branch.
persistent-data-fileNão poderá ser sobreposta

Use esta opção para alterar onde o kdesrc-build guarda os seus dados persistentes. Por omissão, guarda estes dados num ficheiro chamado .kdesrc-build-data, colocado na mesma pasta que o ficheiro de configuração em uso. Se tive várias configurações disponíveis na mesma pasta, poderá querer definir manualmente esta opção, para que as diferentes configurações não fiquem com dados persistentes em conflito.

Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.15.

prefixA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção controla onde se irá instalar o módulo (normalmente em kdedir, se esta opção for usada). O uso desta opção permite-lhe instalar um módulo numa pasta diferente da pasta de instalação das bibliotecas da Plataforma do KDE; por exemplo, poderá estar a usar o kdesrc-build apenas para compilar as aplicações.

Pode usar o ${MODULE} ou $MODULE na localização para que estes valores se expandam para o nome do módulo.

purge-old-logsA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção controla se as pastas de registo antigas são apagadas automaticamente ou não. O valor por omissão é true (verdadeiro).

qmake-optionsA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Todas as opções aqui indicadas são passadas ao comando qmake, para os módulos que usam o sistema de compilação qmake. Por exemplo, poderá usar a opção PREFIX=/local/do/qt para substituir onde o 'qmake' instala o módulo.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16.

qtdirA configuração do módulo sobrepõe-se à globalConfigure esta opção para definir a variável de ambiente QTDIR enquanto compila. Poderá sobrepor esta configuração numa opção de um módulo. Se não indicar esta opção, será por omissão a $(source-dir)/build/qt, que irá usar o módulo 'qt' que está incluído no repositório de código do KDE. Poderá usar um til (~) que representa a sua pasta pessoal.
remove-after-installA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Se estiver com pouco espaço em disco, poderá querer usar esta opção para remover automaticamente a pasta de compilação (ou as pastas de compilação e de código, para instalações episódicas), após o módulo ter sido instalado com sucesso.

Os valores possíveis para esta opção são:

  • none - Não remove nada (Este é o valor por omissão).

  • builddir - Remove a pasta de compilação, mas não o código.

  • all - Remove tanto o código-fonte como a pasta de compilação.

Lembre-se que a utilização desta opção poderá ter um grande impacto na utilização da sua largura de banda (se usar o all) e o tempo que dura a compilação do KDE, dado que o kdesrc-build será incapaz de efectuar compilações incrementais.

repositoryA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção foi introduzida com a versão 1.10, e é usada para definir o repositório Git de onde transferir o código-fonte do módulo. O Qt™ (e, por consequência, o 'qt') irão necessitar desta opção, assim como vários módulos do KDE que estão no processo de conversão para o uso do git;.

revisionA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Se esta opção for configurada com um valor diferente de 0 (zero), o kdesrc-build irá obrigar a actualização do código a obter o módulo que tenha exactamente esse número de versão, mesmo que as opções como o branch estejam em efeito. Se o módulo já estiver na versão indicada, então não será mais actualizado, a menos que esta opção seja alterada ou removida da configuração.

Nota

Esta opção não funcionava para os módulos baseados no Git (incluindo os módulos kde-projects) até à versão 1.16 do kdesrc-build.

run-testsA configuração do módulo sobrepõe-se à global (opção do sistema de compilação)Se for igual a true, então o módulo será compilado com o suporte para executar o seu pacote de testes, sendo este executado como parte do processo de compilação. O kdesrc-build irá mostrar um relatório simples com os resultados dos testes. Isto é útil para os programadores ou para aqueles querem garantir que o seu sistema é configurado correctamente.
set-envA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção aceita um conjunto de valores separados por espaços, onde o primeiro valor é a variável de ambiente a definir e o resto dos valores é o que deseja atribuir à sua variável. Por exemplo, para configurar a variável RONALD como McDonald, iria pôr este comando na secção apropriada:

set-env RONALD McDonald

Esta opção é especial, na medida em que poderá ser repetida sem sobrepor a configuração anterior do 'set-env' na mesma secção do ficheiro de configuração. Desta forma, poderá definir mais que uma variável de ambiente por módulo (ou a nível global).

source-dirA configuração do módulo sobrepõe-se à globalEsta opção é usada para definir a pasta do seu computador, onde será guardado o código-fonte do Subversion do KDE. Se não indicar este valor, será usado o valor por omissão ~/kdesrc. Se indicar de facto este valor, use um local absoluto.
ssh-identity-fileNão poderá ser sobreposta

Defina esta opção para controlar qual o ficheiro com a chave privada de SSH que é passado ao comando ssh-add quando o kdesrc-build estiver a transferir código de repositórios que necessitem de autenticação. Ver também: “Verificações do Agente do SSH.

Esta opção foi adicionada na versão 1.14.2.

stop-on-failureA configuração do módulo sobrepõe-se à globalConfigure o valor desta opção como true para fazer com que o programa pare a execução, após ocorrer um erro durante o processo de compilação ou instalação. Esta opção está desactivada por omissão.
svn-serverA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Esta opção é usada para definir o servidor usado para obter o código do Subversion. Por omissão, é usado o repositório anónimo de Subversion, em svn://anonsvn.kde.org/

Nota

Se estiver a programar para o KDE, use o repositório de Subversion que lhe foi fornecido quando recebeu a sua conta de programador, em vez do repositório anónimo.

tagA configuração do módulo sobrepõe-se à global

Use esta opção para obter uma versão específica de um módulo.

Nota: As hipóteses serão muito boas quando não quiser usar esta opção. As versões do KDE estão disponíveis em pacote comprimidos na página de transferências do KDE.

Nota

Esta opção tem sido suportada apenas para os módulos baseados no Git desde o kdesrc-build 1.16.

use-clean-installA configuração do módulo sobrepõe-se à global (opção do sistema de compilação)

Configure esta opção como true para que o kdesrc-build execute make uninstall directamente antes de executar o make install.

Isto pode ser útil para garantir que não persistem ficheiros de bibliotecas antigas, meta-dados do CMake, etc. que possam causar problemas em instalações antigas do KDE. Contudo, isto só funciona em sistemas de compilação que suportem o make uninstall.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.12, mas não estava documentada até ao kdesrc-build 1.16.

use-cmake Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.4, dado que todos os módulos do KDE 4 necessitam do CMake e a utilização do CMake não é permitida em mais nenhuns módulos.
use-idle-io-priorityNão poderá ser sobrepostaEsta opção, adicionada no kdesrc-build 1.12, irá provocar a utilização de uma menor prioridade para o disco e para outra utilização de E/S, o que poderá melhorar significativamente a capacidade de resposta do resto do sistema, às custas de algum tempo mais alargado de execução do kdesrc-build. Por omissão, está desactivado; para activar a menor prioridade de disco, configure esta opção como true (verdadeira).
use-modulesSó poderá usar no module-set

Esta opção, adicionada no kdesrc-build 1.12.1, permite-lhe indicar facilmente vários módulos diferentes para compilar ao mesmo tempo no ficheiro de configuração.

Esta opção deverá ser usada dentro de um module-set. Todos os identificadores passados a esta opção serão convertidos internamente para um módulo do kdesrc-build, com uma opção repository igual ao repositório do conjunto de módulos, em conjunto com o nome do identificador, para definir o repositório final de onde transferir os dados. Todas as outras opções que estão atribuídas no conjunto de módulos são também copiadas para os módulos gerados sem qualquer alteração.

A ordem pela qual os módulos estão definidos nesta opção é importante, dado que será também a ordem com que o kdesrc-build irá processar os módulos gerados ao actualizar, compilar e instalar. todos os módulos definidos no conjunto indicado serão tratados antes de o kdesrc-build passar para o módulo seguinte após o conjunto de módulos.

Se precisar de alterar as opções para um módulo gerado, basta declarar o módulo de novo após a sua definição no conjunto de módulos, definindo depois as opções que desejar. Ainda que vá alterar as opções definidas para o módulo desta forma, o módulo será à mesma actualizado e compilado pela ordem definida pelo conjunto de módulos (i.e., não poderá reordenar a sequência de compilação com isto).

Importante

O nome a usar para o módulo, caso o faça, é simplesmente o nome que indicou na opção use-modules, com a excepção de que será removido qualquer .git.

Veja o “Conjuntos de Módulos” e o git-repository-base para obter uma descrição do seu uso e um exemplo.

use-qt-builddir-hackA configuração do módulo sobrepõe-se à globalEsta opção foi removida devido a melhorias no sistema de compilação do Qt™.
use-stable-kdeNão poderá ser sobreposta

Esta opção está desactualizada e será removida (de novo) numa versão futura.

Por favor use a opção branch-group em alternativa, que oferece mais hipóteses de escolha.