Capítulo 5. Opções da Linha de Comandos e Variáveis de Ambiente

Utilização da Linha de Comandos

O kdesrc-build está desenhado para correr da seguinte forma:

kdesrc-build [--opções...] [módulos a compilar...]

Se não indicar nenhuns módulos para compilar na linha de comandos, então o 'kdesrc-build' irá tentar compilar todos os módulos definidos no ficheiro de configuração, pela ordem indicada nesse mesmo ficheiro (ainda que isso possa ser modificado pelas várias opções do ficheiro de configuração).

Opções da linha de comandos mais usadas

A lista completa das opções da linha de comandos é apresentada em “Parâmetros suportados da linha de comandos”. As opções mais comuns incluem:

--pretend (ou -p)

Esta opção faz com que o kdesrc-build indique as acções que iria efectuar, sem as executar de facto. Isto poderá ser útil para se certificar que os módulos que pensa estar a compilar o serão, de facto.

--refresh-build

Esta opção obriga o kdesrc-build a compilar os módulos indicados a partir do total início. Todas as pastas de compilação existentes para esse módulo serão removidas e o mesmo será compilado do zero. Esta opção é útil se tiver erros a compilar um dado módulo, e normalmente também acontece quando as bibliotecas do Qt™ ou do KDE mudam.

--no-src

Esta opção salta o processo de actualização do código. Podê-la-á usar se tiver actualizado bastante recentemente o código-fonte (talvez por tê-lo feito manualmente ou por ter executado o kdesrc-build) mas queira à mesma compilar alguns módulos de novo.

--no-build

Esta opção é semelhante à --no-src, descrita acima, mas desta vez é o processo de compilação que será ignorado.

Indicar os módulos a compilar

De um modo geral, a indicação dos módulos a compilar é tão simples como passar os seus nomes, tal como estão definidos no ficheiro de configuração. Também poderá passar módulos que façam parte de um conjunto maior, quer através da opção use-modules ou do nome do próprio conjunto de módulos, caso lhe tenha atribuído um nome.

No caso específico dos conjuntos de módulos baseados na base de dados do projecto KDE, o kdesrc-build irá expandir os componentes do nome do módulo para determinar o módulo exacto que deseja. Por exemplo, o item do projecto KDE para o kdesrc-build localiza o projecto em extragear/utils/kdesrc-build. Poderá indicar qualquer um dos seguintes comandos para compilar o kdesrc-build:

% kdesrc-build +extragear/utils/kdesrc-build
% kdesrc-build +utils/kdesrc-build
% kdesrc-build +kdesrc-build

Nota

Os comandos no exemplo anterior antecedem o nome do módulo com um +. Isto obriga o nome do módulo a ser interpretado como um módulo da base de dados do projecto do KDE, mesmo que este módulo não tenha sido definido no seu ficheiro de configuração.

Tenha cuidado ao indicar projectos demasiado genéricos (p.ex., extragear/utils por si só), dado que isto poderá levar a um grande conjunto de módulos a compilar. Deverá usar a opção --pretend, antes de compilar um novo módulo, para garantir que só está a compilar os módulos que deseja.