Usar o 'script' kdesrc-build

Agora está pronto para executar o programa. A partir de uma janela de termina, autentique-se com o utilizador que usa para compilar o KDE e execute o programa:

% kdesrc-build

Depois disso, deverá ver um resultado semelhante ao do Exemplo 2.4, “Resultado de exemplo da compilação de um único módulo”:

Exemplo 2.4. Resultado de exemplo da compilação de um único módulo

% kdesrc-build kdelibs
O programa iniciou o processamento às Qua Dez 22 13:21:45 2010
<<<  Processo de Compilação  >>>
A compilar o kdelibs (1/1)
        À espera da actualização do código-fonte.
        Actualização do código completa para o kdelibs: 48 ficheiros afectados.
        A verificar os conflitos de código...
        A compilar...
        A compilação foi bem sucedida ao fim de 13 minutos e 6 segundos.
        A instalar o kdelibs.
        O tempo global do kdelibs foi 13 minutos e 53 segundos.

<<<  Compilação Completa  >>>

<<<  PACOTES COMPILADOS COM SUCESSO  >>>
kdelibs

O programa terminou o processamento às Qua Dez 22 13:35:38 2010
Os seus registos são gravados em /home/kde-src/log-kdesrc-build/2010-12-22-01

Agora, o kdesrc-build deverá começar a transferir o código e a compilá-lo. Dependendo dos módulos que obtiver, poderá ser possível que o kdesrc-build não consiga ser bem-sucedido da primeira vez que compilar o KDE. Não desespere!

O kdesrc-build regista o resultado de todos os comandos que executa. Por omissão, os ficheiros de registo são mantidos em ~/kdesrc/log. Para ver o que causou um determinado erro num módulo, no último comando do kdesrc-build, normalmente é suficiente ver o ~/kdesrc/log/latest/nome-módulo/error.log.

Dica

Talvez a forma mais simples de descobrir que erro provocou um problema na compilação de um módulo será pesquisar para trás sem distinção de maiúsculas/minúsculas, a partir do fim do ficheiro, pela palavra erro. Assim que a encontrar, suba um pouco para garantir que não existem outros erros por perto. A primeira mensagem de erro de um grupo é normalmente o problema subjacente.

Nesse ficheiro, irá ver o erro que fez com que a compilação falhasse para esse módulo. Se o ficheiro disser (no fim) que lhe faltam alguns pacotes, tente instalar o pacote (incluindo os pacotes -dev apropriados) antes de tentar compilar esse módulo. Certifique-se que executa o kdesrc-build de novo para passar a opção --reconfigure, para que o kdesrc-build force a verificação dos pacotes em falta por parte do módulo de novo.

Por outro lado, se o erro parecer ser um erro de compilação do código do KDE (como um erro de sintaxe, protótipo incorrecto, tipo desconhecido ou algo do género), pode ser que isso seja resolvido dentro de alguns dias. Se não for resolvido em tempo útil, sinta-se à vontade para enviar um e-mail para (poderá ser necessário inscrever-se) para comunicar o erro de compilação.

Poderá encontrar mais exemplos comuns das coisas que poderão correr mal e as suas soluções, assim como algumas sugestões e estratégias gerais para compilar o KDE, na secção Compilação a Partir do Código.

Por outro lado, assumindo que tudo correu bem, deverá ter uma nova instalação do KDE no seu computador, sendo agora apenas uma questão de o executar, sendo isto descrito a seguir em “Configurar o Ambiente para Executar o seu Plasma™ Novo no KDE.

Nota

Para mais informações sobre as funcionalidades de registo do kdesrc-build, vá a “Registo de compilação do kdesrc-build.