Funcionalidades básicas do kdesrc-build

Suporte para o 'qt'

O kdesrc-build suporta a compilação da plataforma Qt™, usada pelo KDE, como conveniência para os utilizadores. Este suporte é tratado por um módulo especial chamado 'qt'.

Nota

O Qt™ é desenvolvido num repositório separado do sistema KDE, localizado em http://code.qt.io/cgit/qt/.

Para poder compilar o Qt™, dever-se-á certificar que a opção qtdir está configurada com a pasta onde gostaria de instalar o Qt™, como está descrito em “Definir os Dados de Configuração”.

Dever-se-á então certificar que o módulo 'qt' está adicionado no seu .kdesrc-buildrc, antes de quaisquer outros módulos no ficheiro. Se estiver a usar o ficheiro de configuração de exemplo, poderá simplesmente descomentar o item do módulo 'qt'.

Agora deverá verificar se a opção repository e as opções branch estão definidas apropriadamente:

  1. A primeira opção é compilar o Qt™, usando uma réplica mantida nos repositórios de código do KDE (não serão aplicadas nenhumas outras alterações, dado ser apenas uma cópia do código oficial). Isto é altamente recomendado, devido a problemas ocasionais com a replicação do módulo total do Qt™ a partir do seu repositório oficial.

    Poderá definir a opção repository do módulo 'qt' como kde:qt para usar esta opção.

  2. Caso contrário, para compilar o Qt™-padrão, configure a sua opção repository como sendo git://gitorious.org/qt/qt.git. Lembre-se que poderá ter problemas a efectuar a replicação inicial do Qt™ a partir deste repositório.

Em ambos os casos, a opção 'branch' deverá ser configurada como master (a menos que queira compilar uma ramificação diferente).

Opções normais adicionadas pelo kdesrc-build

Para lhe poupar tempo, o kdesrc-build adiciona alguns locais normais ao seu ambiente, por si:

  • O local das bibliotecas do KDE e do Qt™ é adicionado automaticamente à variável LD_LIBRARY_PATH. Isto significa que não irá necessitar de editar a libpath para os incluir.

  • O local dos programas de suporte ao desenvolvimento do KDE e do Qt™ é adicionado automaticamente à variável PATH. Isto significa que não irá necessitar de editar a binpath para os incluir.

  • O local do pkg-config fornecido com o KDE é adicionado automaticamente ao PKG_CONFIG_PATH. Isto significa que não terá de usar o set-env para os incluir.

  • A configuração do kdedir é propagada automaticamente à variável de ambiente KDEDIR durante a compilação. (O KDEDIRS não é afectado).

  • A configuração do qtdir é propagada automaticamente para a variável de ambiente QTDIR durante a compilação.

Mudar a prioridade de compilação do kdesrc-build

Os programas poder-se-ão executar com diferentes níveis de prioridades nos Sistemas Operativos dos dias de hoje, incluindo o Linux® e o BSD. Isto permite ao sistema reservar tempo para os diferentes programas, de acordo com a sua importância.

O kdesrc-build irá reservar uma prioridade baixa para si próprio, para que o resto dos programas do seu sistema não sejam afectados e possam executar normalmente. Com esta técnica, o kdesrc-build irá usar o CPU extra quando estiver disponível.

O kdesrc-build irá manter à mesma uma prioridade suficientemente alta, para que se execute antes dos processos rotineiros e antes dos programas de doação de CPU, como o Seti@Home.

Para alterar o kdesrc-build, de modo a usar um nível de prioridade maior ou menor de forma permanente, então terá de ajustar a opção niceness no ficheiro de configuração. A opção niceness controla quão simpático é o kdesrc-build para os outros programas. Por outras palavras, se tiver um niceness maior, dará ao kdesrc-build uma prioridade menor. Como tal, para dar ao kdesrc-build uma maior prioridade, reduza o niceness (e vice-versa). O niceness pode ir de 0 (nada simpático, prioridade máxima) até 20 (super-simpático, prioridade mínima).

Poderá também mudar temporariamente a prioridade do kdesrc-build ao usar a opção da linha de comandos --nice. O valor da opção é usado da mesma forma que no niceness.

Nota

É possível a alguns programas executados pelo super-utilizador ter um valor de prioridade negativo, com uma prioridade de sistema corresponde ainda maior para alguns programas. A configuração de um valor negativo (ou mesmo 0) do niceness para o kdesrc-build não é uma boa ideia, dado que não irá melhorar muito o tempo de compilação, mas tornará o seu computador muito lento, se precisar de o usar à mesma.

Para executar o kdesrc-build com uma prioridade igual a 15 (menor que o normal):

% kdesrc-build --nice=15

Ou poderá editar o ficheiro de configuração para tornar a mudança permanente:

niceness 15

Dica

A opção niceness só afecta a utilização dos processadores do computador. Outro efeito importante na performance do computador relaciona-se com a quantidade de entrada e saída de dados (E/S) que um programa usa. Para poder controlar a quantidade de E/S que um programa poderá usar, os sistemas operativos Linux® modernos suportam uma ferramenta semelhante chamada ionice. O kdesrc-build suporta o ionice, (mas apenas para o activar ou desactivar por completo), usando a opção use-idle-io-priority, desde a versão 1.12 do kdesrc-build.

Instalação como super-utilizador

Poderá ter o kdesrc-build a executar a instalação com privilégios de super-utilizador. Isto pode acontecer no caso da instalação a nível do sistema (não recomendada). Também é útil se usar uma instalação normal para um único utilizador, todavia. Isto acontece porque alguns módulos (especialmente o 'kdebase') instalam programas que, por breves instantes, irão necessitar de permissões elevadas ao serem executados. Eles não conseguirão obter esses níveis de permissões, a menos que tenham sido instalados com as permissões elevadas.

Poderá simplesmente executar o kdesrc-build directamente como super-utilizador, dado que o programa não foi testado para esse tipo de utilização. Ainda que possa ser seguro executá-lo dessa forma, é melhor evitar executar este programa como super-utilizador, sempre que possível.

Para tomar conta disto, o kdesrc-build oferece a opção make-install-prefix. Poderá usar esta opção para indicar um comando a usar para efectuar a instalação como outro utilizador. A forma recomendada de usar este comando é com o programa Sudo, que irá então executar o comando de instalação como super-utilizador.

Por exemplo, para instalar todos os módulos com o Sudo, poderá fazer algo do género:

global
  make-install-prefix sudo
  # Outras opções
end global

Para usar o make-install-prefix apenas num módulo, isto irá funcionar:

module nome-módulo-svn
  make-install-prefix sudo
end module

Mostrar o progresso da compilação de um módulo

Esta funcionalidade está sempre disponível e está activada automaticamente, sempre que possível. O que isto faz é mostrar o progresso estimado da compilação ao compilar um módulo, para que saiba desta forma quanto tempo mais é que irá levar para compilar um módulo.