Capítulo 1. Introdução

O KWordQuiz é uma ferramenta que lhe dá uma forma poderosa de dominar vocabulários novos. Poderá corresponder a uma língua ou a algum tipo de terminologia.

Fácil de usar

Com o KWordQuiz você constrói os seus próprios documentos de vocabulário de forma simples e intuitiva. A disposição básica é uma folha de cálculo de duas colunas onde você escreve os itens do vocabulário da forma que você conhece e noutra forma que deseja aprender. Você muda os títulos das colunas para reflectir o que você está a aprender.

Modos de prática

Antes de você começar um questionário, você selecciona como deseja praticar. O KWordQuiz oferece cinco modos diferentes para tornar a prática mais eficiente. Os diferentes modos possibilitam que você percorra o seu vocabulário de forma sequencial ou aleatória numa ou em ambas as direcções.

Tipos de questionário

Quando você tiver introduzido o seu vocabulário e tiver seleccionado um modo, está pronto para iniciar um questionário. O documento do vocabulário é escondido durante o questionário, para que você não faça batota. Talvez queira começar com uma sessão de cartões, para que possa depois passar a um questionário de escolha ou então fazer o questionário mais difícil que é o de perguntas e respostas. Você irá saber rapidamente se acertou ou errou as respostas e terá ainda a opção de repetir as respostas erradas, melhorando ainda mais a sua eficiência de aprendizagem. Se precisar de uma ajuda extra poderá usar a função de 'dica'.

Documentos de vocabulário

O KWordQuiz pode abrir vários tipos de dados de vocabulários. O formato por omissão é o .kvtml, um formato de ficheiros que é partilhado por vários programas do KDE. O KWordQuiz também deverá abrir os ficheiros .wql criados pelo KWordQuiz para o Windows®, os ficheiros .csv com o texto separado por vírgulas, os ficheiros .voc criados pela versão antiga do Vokabeltrainer, os ficheiros .xdxf e os ficheiros .xml.gz criados pelas versões antigas do Pauker.

O KWordQuiz pode gravar os seus documentos de vocabulário em vários formatos diferentes. Os formatos suportados são o .kvtml usado por outros programas do KDE. Outras opções disponíveis são os ficheiros .csv, separados por vírgulas.

Pode ter vários ficheiros aberto ao mesmo tempo e copiar ou mover entradas facilmente entre eles.