Capítulo 8. Preencher-espaços-em-branco

O 'Preencher-espaços-em-branco' é uma forma poderosa de praticar no KWordQuiz. É um tipo especial de perguntas e respostas que precisa de ser descrito com maior detalhe. Para poder usar esta funcionalidade, devê-la-á activar na janela de configuração.

Considere a tabela seguinte. Poderia ser um vocabulário no KWordQuiz:

 InglêsAlemão
1Nós possuímos um computadorWir besitzen einen Computer
2Nós possuímos um computadorWir [besitzen] einen Computer
3Nós possuímos um computadorWir [besitzen einen] Computer
4Nós possuímos um computadorWir [besitzen] einen [Computer]

O factor importante a notar é o posicionamento dos parêntesis rectos. Eles indicam ao KWordQuiz como é que o questionário deverá ser feito.

Na 1. não existem parêntesis. Assumindo que o Português é a pergunta e o Alemão a resposta, você teria de dar a expressão completa 'Wir besitzen einen Computer' como resposta correcta.

Na 2. o KWordQuiz iria mostra a pergunta mas também 'Wir ........ einen Computer'. Para uma resposta correcta é suficiente escrever 'besitzen'.

O 3. mostra que um espaço em branco pode consistir em mais do que uma palavra. A resposta correcta é 'besitzen einen'.

Na 4. existem dois espaços em branco separados. Para indicar isso na resposta, você teria de escrever 'besitzen; Computer', i.e, separar os espaços em branco com ponto-e-vírgula para obter uma resposta correcta.

Os espaços em branco marcados só são relevantes se aparecerem na resposta. Caso contrário, os parêntesis rectos são ignorados. Para além disso, os parêntesis não têm efeito nos questionários de escolha múltipla. Para simplificar a criação de vocabulários para 'Preencher-Espaços-em-Branco' existem comandos da barra de ferramentas e do menu para marcar e desmarcar os mesmos espaços em branco. Claro que você poderá simplesmente escrever os parêntesis rectos. O KWordQuiz irá verificar a sintaxe. Se o texto aparecer a vermelho, há algo de errado com os parêntesis e, por isso, o questionário não poderá ter início.

As funcionalidades de 'Preencher-Espaços-em-Branco' poderão ser activadas ou desactivadas na janela de Opções. Se as desactivar irá tornar possível o uso de tipos de letra que irão mapear os outros caracteres para as posições dos parêntesis. Irá também aumentar um pouco a performance.