Barras de Ferramentas do KBibTeX

O KBibTeX tem duas barras de ferramentas completamente personalizáveis que se localizam na parte superior da sua janela.

Poderá encontrar mais informações sobre a personalização das barras de ferramentas na secção correspondente do manual de Fundamentos do KDE. Em baixo, encontra-se a descrição curta dos botões predefinidos das barras de ferramentas do KBibTeX.

Barra Principal

Barra Principal

A barra de ferramentas principal do KBibTeX.

  • Novo: cria um novo documento de bibliografia.

  • Abrir: abre a janela genérica do KDE para Abrir/Gravar, que lhe permite abrir uma bibliografia existente para a editar.

  • Fechar: fecha o documento de bibliografia activo de momento.

  • Gravar: grava o documento de bibliografia activo de momento.

  • Gravar Como: permite gravar o documento de bibliografia aberto de momento com um novo nome, usando a janela genérica do KDE para Abrir/Gravar.

  • Novo elemento: permite criar o novo item, comentário, preâmbulo ou macro no documento de bibliografia actual.

  • Procurar Duplicados: procura e corrige elementos duplicados no documento de bibliografia seleccionado de momento.

  • Enviar para o LyX/Kile: envia uma referência sobre o item bibliográfico seleccionado de momento para o LyX ou o Kile. Poderá ver mais sobre isto no capítulo correspondente deste manual.

Barra do Filtro

Barra do Filtro

A barra do filtro predefinida do KBibTeX.

O método mais simples de navegar pelas bibliografias grandes é usar a barra do Filtro: o KBibTeX irá filtrar a lista apresentada de acordo com os dados introduzidos por si. Se estiver a pesquisar por algum elemento, mas não souber a sua posição exacta na lista, basta escrever algumas letras dos seus dados no campo de texto Filtro.

Quando introduzir as primeiras letras, irá ver a lista a mudar. Quanto mais letras introduzir, mais reduzida ficará a lista. Esta filtragem ocorre imediatamente à medida que for escrevendo.

Se olhar para o lado direito da barra de Filtragem, irá reparar em dois menus. Os menus foram desenhados para que pudesse ajustar rapidamente os critérios de filtragem de acordo com as suas necessidades. O primeiro menu é usado para definir o modo de correspondência (qualquer palavra, todas as palavras ou frase exacta). O segundo serve para definir o campo em que deverá ser efectuada a filtragem. Poderá escolher qualquer campo ou seleccionar um campo para restringir ainda mais a lista de resultados nas bibliografias grandes.

Existem também dois botões nesta barra de ferramentas:

  • Incluir os ficheiros PDF na pesquisa por texto completo: permite-lhe incluir o PDF com texto completo na filtragem.

  • Repor os critérios do filtro: repõe os critérios de filtragem.