Janela de Configuração do KBibTeX

Poderá configurar diversos parâmetros do KBibTeX com a janela de Preferências. Poderá abrir esta janela com a opção do menu ConfiguraçãoConfigurar o KBibTeX. Em baixo, poderá encontrar uma descrição das páginas de configuração do KBibTeX.

Carregue no botão Predefinições para repor todos os itens com os seus valores predefinidos.

O botão Reiniciar pode ser usado para eliminar todas as mudanças de configuração actuais sem fechar a janela de Preferências.

Configuração Geral

Configuração geral

Esta página de configuração permite-lhe alterar a formatação de Nomes de Pessoas que será aplicada automaticamente aos nomes introduzidos na janela do Editor de Elementos.

Configuração das Palavras-Chave

Configuração das palavras-chave

Esta página pode ser usada para editar a lista de palavras-chave. As palavras-chave aplicadas aos itens da bibliografia com o Editor do Elemento são úteis para estruturar a sua bibliografia. A filtragem por palavras-chave poder-lhe-á resultados mais precisos por tópicos.

O botão Adicionar pode ser usado para adicionar uma palavra-chave à lista.

Carregue no botão Remover para remover o item de palavra-chave seleccionado de momento.

Configuração da Cor & Legendas

Configuração da Cor & Legendas

As legendas por cores são outra forma útil de estruturar a sua bibliografia. Esta página de configuração pode ser usada para definir as legendas e as suas cores.

Poderá usar o botão Adicionar para adicionar uma legenda à lista.

Carregue no botão Remover para apagar a legenda seleccionada de momento.

Faça duplo-click sobre um item, na coluna Cor ou Legenda para iniciar a sua edição.

Configuração das Sugestões de ID's

Configuração das Sugestões de ID's

Esta página de configuração é usada para lidar com os esquemas de sugestão de identificadores no Editor de Elementos. Poderá adicionar, editar, remover e reorganizar os esquemas com os botões respectivos à direita da lista de sugestões.

Carregue no botão Comutar a Predefinição para mudar o esquema de sugestão de ID's para o item seleccionado de momento. Este botão pode ser usado para definir o formato da acção Formatar os ID's dos elementos.

Configuração da Interface de Utilizador

Configuração da interface de utilizador

Ao usar esta página de configuração, poderá fazer com que o KBibTeX mostre ou esconda os comentários e macros na lista de bibliografias, escolher o sistema de bibliografia (BibTEX ou biblatex) e definir o que fazer quando fizer duplo-click sobre um elemento na lista de bibliografias (Abrir o Editor ou Ver o Documento).

Dica

O biblatex é uma reimplementação do BibTEX. Com o biblatex, a formatação da bibliografia é completamente controlada por macros de LATEX e não por ficheiros bst. Suporta bibliografias sub-divididas, várias bibliografias dentro de um documento e listas separadas de atalhos bibliográficos. As bibliografias podem ser sub-divididas em partes e/ou segmentadas por tópicos. Como nos estilos de bibliografias, todos os comandos de citação podem ser definidos de forma livre. O pacote biblatex está totalmente preparado para suporte internacional e pode interagir com o pacote 'babel'.[2]

Também o biblatex pode usar o biber como infra-estrutura. Com o biblatex é possível usar símbolos em UTF-8 nos itens bibliográficos.

Como tal, pode usar o biblatex para criar bibliografias sofisticadas.

Gravar e Exportar a Configuração

Gravar e exportar a configuração

Esta página permite-lhe escolher um comando de LATEX (isto é \cite{...}) que será usado como interface para a referência copiada com o item Copiar a Referência (CtrlShiftC) do menu de contexto da lista de bibliografias.

Também é possível fazer com que o KBibTeX determine o canal de dados do LyX automaticamente, assinalando a opção correspondente.

Quando a opção Detectar automaticamente o canal do LyX não estiver assinalada, poderá adicionar o endereço do canal manualmente no campo de texto Canal do LyX definido manualmente ou seleccioná-lo com a janela genérica do KDE para Abrir/Gravar, carregando no botão à direita do campo de texto.

Eventualmente, poderá configurar aqui as cópias de segurança. É possível seleccionar os itens a salvaguardar (Apenas os ficheiros locais, Sem cópias de segurança ou Tanto os ficheiros locais como os remotos), usando a opção Cópias de segurança ao gravar e o número de cópias de segurança a armazenar.

Configuração do PDF & PostScript

Configuração do PDF & PostScript

Esta página de configuração pode ser usada para escolher algumas opções para a antevisão dos itens do KBibTeX. Poderá seleccionar o Tamanho do Papel, a língua para o pacote babel do LATEX e o estilo da bibliografia.



[2] Da documentação do biblatex.