Capítulo 5. Preparar para gravar um disco

Ao iniciar um projecto novo, deverá garantir que o K3b detectou o tipo de disco óptico correcto, como um CD ou DVD. Na barra de estado, no fundo do ecrã, deverá ver o tamanho do disco que está configurado de momento. Se não estiver correcto, ou se necessitar de um tamanho diferente, basta carregar com o botão direito nele e definir o tamanho preferido na lista indicada:

Agora escolha o que deseja gravar.

A parte superior do ecrã é a área de origem; funciona como um gestor de ficheiros. Poderá escolher ficheiros normais dos volumes de dados montados ou faixas de áudio dos discos de áudio introduzidos. Os nomes das faixas de áudio são lidos automaticamente a partir dos dados do CD-TEXT, caso o seu leitor de CD's permita consultar essa informação, ou são gerados com base no CDDB; o formato exacto é controlado por um botão na área inferior. Se os nomes estiverem incorrectos ou simplesmente não corresponderem à descrição do disco, podê-los-á editar com o botão da barra de ferramentas. As suas alterações ficarão numa 'cache' local e serão enviadas para o registo principal no FreeDB.

Dica

Se o disco completo for gravado pelo mesmo artista, deixe os itens do artista da faixa em branco; preencha o Artista do álbum, grave no CDDB e volte a pesquisar.

Agora que tem os seus dados de origem à mão, basta arrastar e largar os ficheiros e pastas que deseja gravar na área grande em baixo e à direita; esta é a área do modelo. À esquerda, irá ver uma estrutura em árvore com os seus ficheiros escolhidos. Se existirem ficheiros ou pastas que não deseja gravar, podê-los-á remover facilmente do projecto, apagando-os no painel que aparece em baixo. Seleccione o ficheiro a remover (poderá usar a tecla Ctrl para seleccionar vários), depois carregue com o botão direito do rato e seleccionar a opção Remover.

Dica

Se precisar de comprimir o áudio, crie um novo projecto de CD de áudio, adicione os ficheiros a converter e carregue no botão Converter as Faixas. Isto não irá afectar o conteúdo do CD, caso opte por gravá-lo; contudo, será capaz de usar os ficheiros comprimidos noutro lado. Certifique-se que os ficheiros originais não têm perdas (WAV ou FLAC), caso contrário o resultado não será satisfatório.

A linha de topo será o título do disco. Na maior parte dos casos, será suficiente, mas se quiser alterar este valor para outro qualquer, basta carregar com o botão direito sobre o título e mudar o seu nome.