Resolução de Problemas Comuns

Se seguir os passos aqui descritos, mas se não tiver sucesso, venha por favor ao IRC (irc://irc.freenode.org/amarok), publique a sua dúvida no Fórum do KDE, na secção do Amarok ou escreva na lista de correio do Amarok.

Problemas na instalação

Pacotes inválidos

Ocasionalmente, os utilizadores irão encontrar pacotes com problemas nas distribuições; ou têm uma versão errada de um componente incluída ou ficou a faltar algo de importante. Por alguma razão, isto normalmente ocorre com as dependências do MySQL. Os relatórios de erros nestes casos deverão ser feitos com a sua distribuição, não com o 'bugs.kde.org'.

Dificuldades na compilação a partir do código

Para os que desejam ajudar, testando as versões mais recentes do Amarok, esta disponível uma versão de compilação local. Use este excelente guia: Compilar o Amarok localmente a partir do GIT; um resumo completo. Poderá encontrar informações detalhadas acerca do Git aqui: Tutorial de GIT da Base Técnica.

Se tiver feito uma compilação com sucesso anteriormente, e se só agora estiver a ter problemas, tente remover o ficheiro CMakeCache.txt e tente de novo. Se isto continuar a gerar erros à mesma, remova a pasta de compilação e efectue a compilação de novo do zero.

O URL de onde obter o código do Git foi alterado recentemente. Execute o comando git remote set-url origin git://anongit.kde.org/amarok se ainda estiver a usar o URL antigo. Por favor, contacte-nos se encontrar o endereço antigo ainda na documentação, para que possa ser actualizado em todo o lado.

Problemas no arranque

Erros da lista de reprodução

A lista de reprodução actual poderá ficar corrompida de vez em quando, o que poderá impedir o Amarok de se iniciar. Isto poderá ser corrigido se remover simplesmente o ficheiro actual da lista de reprodução na pasta do Amarok, em $HOME/.kde/share/apps/amarok/current.xspf. Lembre-se que, em alguns sistemas, poderá ser .kde4 em vez de .kde.

Questões com a base de dados

Se a base de dados estiver corrompida e isto estiver a impedir o Amarok de arrancar, poderá mover a base de dados para um local de segurança (ou simplesmente apagá-la). Isto fará com que o Amarok reconstrua a base de dados do zero. Mova a pasta $HOME/.kde/share/apps/amarok/mysqle para um local em segurança (como o $HOME/.kde/share/apps/amarok/mysqle~) e reinicie o Amarok.

Outros problemas e configuração das cópias de segurança

Se os dois itens acima não ajudarem ou se precisar de repor o Amarok numa configuração limpa, poderá mover para um local em segurança (ou apagar) a pasta do Amarok em $HOME/.kde/share/apps/amarok e os ficheiros de configuração do Amarok em $HOME/.kde/share/config/amarok* (poderão existir dois ou três ficheiros que correspondam a este padrão). Mais uma vez, a pasta poderá ser .kde4 em vez de .kde.

Problemas na Sondagem ou Ordenação dos Ficheiros

O Amarok sonda os seus ficheiros de música no primeiro arranque e irá manter a sua colecção automaticamente actualizada, caso escolha a opção ConfiguraçãoConfigurar o AmarokColecçãoVigiar alterações nas pastas.

Se não quiser que o Amarok sonde as alterações, desligue esta opção e use a opção FerramentasActualizar a Colecção sempre que fizer alterações na sua colecção.

Poderá saber mais acerca da sondagem da colecção do Amarok aqui.

Marcas corrompidas

Algumas pessoas reparam que o Amarok parece não ter alguns dos ficheiros. Uma das causas que poderá provocar isto serão marcas corrompidas, as quais poderá verificar com a aplicação kid3. Poderá ler mais sobre as marcas aqui.

To find the bad file(s), run amarokcollectionscanner from the console. Details here.

Incapacidade de escrever as marcas

Se o Amarok não estiver a guardar as marcas nos ficheiros, provavelmente terá problemas de permissões. Certifique-se que o seu utilizador tem permissões de escrita na sua música. Por exemplo, o chown -R utilizador Música/ poderá mudar o dono para si próprio ou então poderá executar o chmod -R +w Música/ para adicionar permissões de escrita para o dono.

Ordenação Incorrecta (Vários Artistas)

Algumas pessoas que relatam que as faixas estão em Vários Artistas, quando não deveriam, ou estão ordenadas num Álbum Desconhecido. O que separa os álbuns e faixas de Vários Artistas dos seus artistas reais é a marca 'Artista do Álbum'. Quando carregar em Mostrar sob os Vários Artistas no menu de contexto (do botão direito), essa marca ficará vazia se estiver preenchida. O oposto acontece a um ficheiro em Vários Artistas quando seleccionar Não mostrar em Vários Artistas, mas a marca do Artista do Álbum será preenchida automaticamente com a marca Artista.

Se não existir uma marca 'Álbum' nem uma marca 'Artista do Álbum', o Amarok irá pôr a faixa num 'Álbum Desconhecido' em 'Vários Artistas'. Se os quiser organizados de outra forma, marque-os da forma com que os deseja ordenar. Se não souber alguma da informação, experimente a nova função do MusicBrainz no editor de marcas ou use uma ferramenta de marcação.

Problemas na reprodução dos ficheiros

O Amarok salta faixas ou parece tocá-las sem qualquer som

Se os ficheiros que estiver a tocar estiverem no formato MP3, veja por favor as instruções para activar o suporte para MP3 na sua distribuição aqui. Lembre-se que uma aplicação que consiga tocar MP3's no seu sistema não significa imediatamente que o Amarok tenha todos os descodificadores disponíveis.

Som ausente ou de fraca qualidade

For more general sound issues, first check what Phonon backend you are using in SettingsConfigure AmarokPlaybackConfigure PhononBackend. Consider switching to a different backend; VLC, GStreamer and Xine backends should be available from your distribution, although Xine is deprecated. Gstreamer or VLC is usually recommended.

Verifique também se o programa autónomo da infra-estrutura consegue tocar os ficheiros correctamente; se não, isso é um problema com essa aplicação e assim poderá encontrar informações nos ficheiros de ajuda deles. Por outras palavras, será que o Gstreamer ou o VLC tocam o mesmo ficheiro? Será que vai tocar no Dragon, que também usa o Phonon?

Se parecer ser um problema com o PulseAudio, e caso consiga fornecer um relatório aos programadores do PulseAudio, a página de resolução de problemas encontra-se aqui.

Estoiros e erros

  • Como executar o Amarok a partir da linha de comandos: amarok --debug --nofork

  • O Amarok estoira, mas o Dr. Konqi não aparece -- execute no gdb com o seguinte comando: gdb --args amarok --debug --nofork Na consola do 'gdb', escreva o comando run para iniciar o Amarok, reproduza os passos até ao estoiro e depois escreva no 'gdb' thread apply all bt para gerar o registo de chamadas.

  • Enviar os erros: Se tiver sido activado, o Dr. Konqi irá fornecer uma opção para comunicar o erro e fará boa parte do trabalho por si. Caso contrário, terá de enviar o erro manualmente para bugs.kde.org. Para os erros de estoiros, cole o registo de chamadas do gdb como um comentário.

  • Como obter um suporte técnico pessoal com problemas: IRC (#amarok no IRC da Freenode), Fórum, Lista de correio