A área da Lista de Reprodução

O Amarok oferece uma gestão excelente da lista de reprodução para todas as suas músicas e outros ficheiros de áudio. Aqui poderá ver uma pequena lista de reprodução, ordenada pelo álbum.

A área da Lista de Reprodução do Amarok

A área da Lista de Reprodução do Amarok

Manipulação Básica da Lista de Reprodução

Menu de contexto da lista de reprodução

Menu de contexto da lista de reprodução

A adição de música à sua lista de reprodução é feita com uma simples operação de arrastamento, com o botão direito ou com um duplo-click.

Serão apresentadas duas opções relacionadas com a barra de reprodução na área de Contexto ao centro (a Área de Largada ou PUD) quando efectuar uma operação de arrastamento para adicionar músicas à sua lista de reprodução actual. Tanto poderá usar a opção Adicionar à Lista de Reprodução, que irá adicionar as músicas que tiver seleccionado, ou Substituir a Lista de Reprodução, que irá substituir todo o conteúdo da lista de reprodução pela sua selecção.

Em alternativa, arraste a sua selecção à vontade pela área da Lista de Reprodução no lado direito do ecrã.

Se carregar com o botão direito numa faixa, álbum ou grupo seleccionado, fará aparecer um menu de contexto onde poderá Adicionar à Lista de Reprodução ou Substituir a Lista de Reprodução.

Se fizer duplo-click sobre uma selecção das Fontes Multimédia, irá fazer o mesmo que a opção Adicionar à Lista de Reprodução.

Se indicar ao gestor de ficheiros para abrir um ficheiro multimédia suportado, o Amarok irá adicionar o ficheiro seleccionado à lista actual. Alguns ficheiros multimédia contêm eles próprios listas de músicas ou poderão ter ficheiros associados pelo nome (isto é wav com cue). Se o Amarok detectar uma dessas associações, poderá adicionar vários itens à lista de reprodução.

Menu de contexto

Se carregar com o botão direito numa música ou álbum da lista de reprodução, irá apresentar o menu de contexto da Lista de Reprodução.

Adicionar/Retirar uma Música da Fila

Se colocar uma faixa em espera, irá modificar temporariamente a ordem de reprodução sem modificar a lista de reprodução, colocando a faixa seleccionada pelo utilizador como sendo a faixa seguinte.

Poderá adicionar as faixas que desejar à fila; a ordem de colocação é indicada com um círculo verde com a posição. Escolha as faixas com Shift+Botão do Rato para um bloco de faixas ou Ctrl+Botão do Rato para faixas individuais. A ordem pela qual seleccionadas as faixas é a ordem determinada.

As faixas poderão ser retiradas da fila se abrir o menu de contexto e seleccionar a opção Retirar a Faixa da Fila.

More about the Queue Manager later.

Parar de Tocar Após Esta Faixa

Se escolher esta opção, permite que uma faixa acabe de tocar, para que o Amarok pare depois de tocar músicas. Será indicado pelo ícone de paragem no lugar do número da faixa. Se seleccionar esta opção sobre uma faixa já marcada, desmarcá-la-á. Só poderá marcar uma faixa da lista de reprodução desta forma.

Remover da Lista de Reprodução

Isto remove a faixa seleccionada da lista de reprodução actual.

Adicionar um Marcador de Posição

A adição de um marcador de posição só está disponível para a faixa actualmente em execução. Isto irá adicionar um favorito na barra de posicionamento, no topo da interface do Amarok.

Mostrar nas Fontes Multimédia

Isto marca a faixa seleccionada na área de Fontes Multimédia, a qual se encontra à esquerda por omissão.

Álbum

O menu do álbum da lista de reprodução

O menu do álbum da lista de reprodução

Estas são as opções específicas dos álbuns que irão afectar todo o álbum a que pertence a faixa, em vez de ser apenas à faixa em si. As opções são mais ou menos as mesmas que o menu do álbum na área de Fontes Multimédia.

Editar os Detalhes da Faixa

Esta opção invoca a janela de Edição dos Detalhes da Faixa para as faixas seleccionadas.

Procurar na Lista de Reprodução

Opções de pesquisa da lista de reprodução

Opções de pesquisa da lista de reprodução

O Amarok oferece capacidades de pesquisa poderosas para a lista de reprodução. Basta indicar a sua pesquisa por uma música no campo de texto chamado Procurar na lista de reprodução para que corresponda as suas palavras-chave ao critério de pesquisa que indicar no menu de opções — por exemplo, poderá optar por procurar apenas pelos Álbuns e não pelos Artistas ou então optar por procurar em ambos.

Barra de pesquisa na lista de reprodução

Barra de pesquisa na lista de reprodução

Se carregar no ícone , irá mover para o resultado anterior da pesquisa, enquanto o irá passar para o resultado seguinte, tudo sem deixar de ter o campo de texto a pesquisar em primeiro plano.

O ícone , no campo de pesquisa, irá limpar a sua pesquisa.

A activação da opção Mostrar apenas as ocorrências do menu fará com que a sua lista de reprodução mostre apenas as faixas correspondentes à pesquisa.

Poderá ler mais sobre a filtragem da lista de reprodução aqui.

Níveis de Ordenação e Marcação de Favoritos

Barra de ordenação e marcação de favoritos da lista da reprodução

Barra de ordenação e marcação de favoritos da lista da reprodução

Níveis de Ordenação

Menu para adicionar um nível de ordenação

Menu para adicionar um nível de ordenação

As capacidades de ordenação robustas do Amarok oferecem a possibilidade de ordenar não só por um campo de uma faixa, mas pela combinação de vários numa série de níveis.

Existem diversos modos diferentes pelos quais poderá actuar um nível de ordenação. Por exemplo, as músicas poderão ser ordenadas pelo seu Género e depois pelo seu Álbum.

Poderá adicionar um nível de ordenação se carregar no triângulo para a direita, o qual irá invocar o menu de adição de um novo nível de ordenação.

Se carregar no pequeno triângulo à direita do nome do nível de ordenação, fará com que os itens da lista de reprodução mudem entre a ordem decrescente e a ascendente, o que será indicado pela direcção para onde aponta o triângulo — cima ou baixo, respectivamente.

Para remover um nível de ordenação, carregue no nome do nível que antecede o que deseja remover. Poderá remover vários níveis de ordenação — desde que estejam todos em níveis mais baixos na hierarquia — carregando no pai de todos eles. Se quiser limpar todos os níveis de ordenação, poderá carregar no ícone da lista de reprodução à esquerda da primeira seta que aponta para a direita.

Marcação de Favoritos

O menu de favoritos

O menu de favoritos

O menu de favoritos oferece opções para gravar a sua disposição actual da lista de reprodução. Se carregar na Configuração da Lista de Reprodução Favorita, irá adicionar a sua disposição aos favoritos de disposições, os quais poderão ser visualizados no Gestor de Favoritos.

A opção Copiar o Favorito da Vista Actual para a Área de Transferência copia o URL de uma disposição da lista de reprodução do Amarok para a área de transferência, a qual poderá ser usada para salvaguardar a disposição da sua lista de reprodução.

Funções da Lista de Reprodução

Barra inferior da lista de reprodução

Barra inferior da lista de reprodução

A barra inferior da área da Lista de Reprodução oferece várias opções adicionais para manipular a sua lista de reprodução.

Ícone

Acção

Limpa todos os álbuns, faixas e listas da lista de reprodução.

Grava a sua lista de reprodução. Carregue com o botão direito para mudar o nome da mesma, sendo a data o nome por omissão. Carregue com o botão esquerdo para invocar o menu para Gravar a Lista de Reprodução, de modo a gravar o ficheiro da sua lista de reprodução no disco rígido, em vez de ser na base de dados.

Anula a sua última edição na lista de reprodução.

Repete a sua última edição anulada na lista de reprodução.

Realça a faixa actualmente em reprodução — Útil para listas longas.

Define o modo de reprodução: repetir as faixas, ordem aleatória, preferir as músicas raramente tocadas, etc.

Edita a fila da lista de reprodução; as faixas são tocadas antes de a lista de reprodução prosseguir. Poderá obter mais informações no Gestor da Fila.

Menu de gravação da Lista de Reprodução

Menu de gravação da Lista de Reprodução

Menu de gravação da Lista de Reprodução

Carregue com o botão esquerdo em para invocar o menu Gravar a Lista de Reprodução, para gravar a sua lista de reprodução no disco rígido em vez da base de dados.

Evolução da Faixa

Menu de evolução da faixa

Menu de evolução da faixa

O menu de Evolução da Faixa permite-lhe modificar a ordem pela qual o Amarok vai avançando pelas faixas da sua lista de reprodução.

A metade superior do menu indica as opções de repetição — se as músicas deverão ser repetidas por faixa, por álbum ou pela lista de reprodução; por outro lado, a metade inferior indica a ordem pela qual tocam as músicas — por ordem aleatória ou favorecimento. Só poderá seleccionar um tipo de evolução isto é não poderá seleccionar tanto a repetição da faixa como a repetição da lista de reprodução.

Favorecer

Menu de favorecimento da Lista de Reprodução

Menu de favorecimento da Lista de Reprodução

O favorecimento é um método inovador para determinar a faixa seguinte a tocar quando usar o modo de selecção aleatória. A faixa seguinte poderá ser determinada com base na sua pontuação (uma medição de quantas vezes foi tocada), a classificação dada pelo utilizador ou se não tiverem sido tocadas recentemente.