A Colecção de Músicas

A área de Fontes Multimédia

A área de Fontes Multimédia é o local onde navega e mostra toda a sua colecção completa de músicas. Isto inclui as faixas no seu disco rígido local, assim como as que se encontram nos vários dispositivos externos ou conteúdos ligados ao seu computador, como os CD's de áudio, dispositivos USB, leitores multimédia, discos de rede ou fontes na Internet.

Configurar uma colecção

Do you have music tracks in mp3, Ogg or FLAC format on your computer? Begin by telling Amarok where to find those files, so it can create your collection. In the top-level menu: SettingsConfigure AmarokCollection.

Configure Collection Dialog, as of version 2.5

Configure Collection Dialog, as of version 2.5

Aparece em cima uma vista em árvore da sua pasta pessoal. Assinale o local onde se encontra a sua música, normalmente a pasta pessoalMúsica. Depois, escolha Analisar de Novo a Colecção Inteira. Isto irá levar algum tempo, por isso não se admire se o Amarok parecer lento durante algum tempo. Assim que terminar a análise, é melhor sair do Amarok com o menu de topo do Amarok ou com Ctrl+Q, reiniciando-o de seguida. A sua música acabada de adicionar deverá aparecer agora sob a secção Colecção Local.

Poderá ler mais sobre como configurar a sua colecção aqui.

Dica

O conjunto de formatos multimédia reconhecidos pelo Amarok não está restrito apenas aos mencionados acima; isso é controlado pela infra-estrutura Phonon.

Adicionar Dispositivos Multimédia à Colecção

Por baixo da barra de pesquisa, perto do topo da área de Fontes Multimédia, irá ver os diferentes dispositivos e/ou categorias de conteúdos dentro do Navegador de Conteúdos. Se introduzir um CD de áudio no leitor de CD's, ele irá aparecer na área de Fontes Multimédia, em conjunto com os Leitores Multimédia, discos USB e outros dispositivos. Depois de ter montado um dispositivo externo, este deverá aparecer automaticamente dentro da área de Fontes Multimédia.

Por baixo, encontra-se uma imagem que mostra três fontes ligadas com músicas: CD de Áudio, leitor de MP3 e a Colecção Local.

Extrair um CD para a colecção

Se não tiver nenhuns ficheiros de música no seu computador, é fácil extrair os mesmos (copiar as faixas dos seus CD's) para a sua colecção. Basta introduzir um CD e carregar com o botão direito no separador do dispositivo do CD, no Navegador de Conteúdos, para o reproduzir ou copiar para a sua colecção, o que irá extrair e marcar as suas faixas (veja a imagem abaixo). Se copiar músicas de um CD de áudio para a sua Colecção Local, a barra da mensagem, no fundo da janela do Amarok, irá indicar que está ocupado a copiar. A extracção poderá levar vários minutos. Assim que a extracção terminar, a mensagem na barra de mensagens desaparece e a música irá aparecer no navegador de conteúdos da sua Colecção Local. Se a música extraída não aparecer na sua área de Fontes Multimédia, é melhor sair do Amarok com a opção do menu de topo do Amarok ou com o Ctrl+Q, reiniciando-a depois. Agora deverá ver a sua colecção do lado esquerdo. A imagem abaixo mostra como move as faixas do seu CD de áudio, iPod ou outro dispositivo para a sua colecção, usando o menu do botão direito do rato.

No menu de contexto acima, poderá também ver a opção para Editar os Detalhes da Faixa. Use esta opção se tiver uma faixa onde necessite de modificar uma marca. Isto torna-se importante quando extrair músicas para o formato .WAV, perdendo algumas das marcas. Se alguma parte da sua colecção necessitar de marcas, pense em usar alguma aplicação de marcação dedicada, como por exemplo

Uma marcação correcta é importante para ajudar o Amarok a mostrar as suas faixas nos álbuns apropriados e a ordená-las convenientemente. Aprenda mais sobre a extracção e marcação.

Aceder a outras fontes multimédia

Poderá achar estranho porque é que a área de Fontes Multimédia não se chama de 'área de Colecções'. O Amarok dá-lhe acesso a muito mais músicas que apenas a sua colecção — lojas na Internet, livros áudio, 'podcasts', ficheiros de música gravados fora da sua colecção e listas de reprodução gravadas anteriormente. A área de navegação do Amarok é chave para conseguir fazer tudo isto. O ícone inicial da navegação é ó ícone da pasta azul que aparece no canto superior esquerdo da área de Fontes Multimédia. Este ícone expande e recolhe à medida que navega na área de Fontes Multimédia, permitindo-lhe navegar facilmente pela sua colecção, carregando na sua pasta desejada na barra de navegação.

Se carregar na pasta inicial do Amarok, irá ver a área de Fontes Multimédia à esquerda e em baixo, contendo os ícones para os recursos disponíveis. Se carregar no ícone de Ficheiros (abaixo na imagem esquerda, sendo o segundo item a contar de baixo), irá ver algo semelhante à imagem da direita. Repare como a barra d navegação se expande e como o conteúdo da pasta seleccionada aparece na área de Fontes Multimédia (imagem da direita). Se carregar nos símbolos >, na barra de navegação, poderá ver as pastas disponíveis nesse nível da estrutura de pastas. O navegador de ficheiros do Amarok dá-lhe acesso ao seu sistema de ficheiros inteiro, mesmo o que está fora da sua Colecção Local.

Área de Fontes MultimédiaÍcone dos ficheiros carregado

As funções dos ícones na pasta pessoal do Amarok (em cima e à esquerda) são:

ÍconeNomeAcção

Música Local

A sua colecção do Amarok

Internet

As lojas na Internet, como o Magnatune, o Jamendo e o Last.fm. Configure primeiro os seus recursos na Internet em: ConfiguraçãoConfigurar o AmarokServiços Internet

Listas de Reprodução

Listas de reprodução gravadas -- veja também as Listas de reprodução. Também as listas nos dispositivos multimédia

Ficheiros

O seu sistema de ficheiros

'Podcasts'

Acesso a 'podcasts' através de fontes RSS

Se carregar no ícone de Música Local em cima ou na pasta de Fontes Multimédia, na barra de navegação, voltará para a sua colecção, consultando uma lista com todos os recursos, artistas, álbuns e faixas disponíveis que tenha definido previamente como fazendo parte da sua colecção. A barra de navegação indica que você está a ver a sua Música Local.

Transmissões e 'Podcasts'

Existem duas formas de escutar as transmissões.

  • Se tiver uma estação favorita, obtenha o URL da transmissão e adicione-o: Lista de ReproduçãoAdicionar uma Transmissão. Se depois gravar a sua lista de reprodução, podê-la-á encontrar de novo nas Listas de Reprodução, como uma Lista de Reprodução Gravada.

  • Navegue pelos programas disponíveis na opção FerramentasGestor de Programas, nas versões anteriores à 2.4.1., e em Configuração+Configurar o AmarokProgramas, a partir da 2.4.1. Adicione mais fontes de letras musicais, mais estações de transmissão, grave capas dos seus álbuns, grave CD's a partir das listas de reprodução, etc.

Os 'podcasts' têm a sua própria secção na área Multimédia acima. Se tiver um URL de uma fonte RSS ou Atom, carregue no e adicione-o aí. Se tiver um ficheiro OPML para importar, essa opção também está disponível. Use os menus de contexto (do botão direito do rato) para Adicionar à lista de reprodução, Configurar, Remover a Subscrição, Actualizar o Canal ou marcar um episódio como Novo. Se estiver interessado em navegar por uma grande colecção de 'podcasts', verifique a Pasta de 'Podcasts' que está disponível no Gestor de Programas, como referido acima.

Poderá ler mais sobre a configuração dos Serviços da Internet do Amarok aqui.

Usar o Navegador de Conteúdos

O disco rígido do seu computador, os CD's de áudio, os dispositivos internos e a Internet são os recursos básicos da sua colecção. Depois de ter configurado a sua colecção, é provável que a mesma venha a conter um grande número de faixas e álbuns, mais do que poderia ser apresentado numa única janela.

Como mudar a visualização da sua colecção em baixo:

Esconder ou expandir a informação

A área de Fontes Multimédia, por baixo da barra de pesquisa, é chamada de Navegador de Conteúdos. Estão indicadas três fontes multimédia na imagem do Navegador de Conteúdos abaixo: CD, Colecção Local e um Leitor Multimédia:

Se carregar no separador de um dispositivo (a barra azul para o Sansa, em cima) mostra ou esconde o conteúdo desse dispositivo. A direcção da seta verde à direita indica se o conteúdo desse dispositivo está escondido ou visível. O conteúdo de um dado dispositivo poderá, por seu turno, ficar escondido ou visível com o mesmo princípio, carregando no álbum ou artista apropriado. Uma seta a apontar para baixo à esquerda de um artista ou de álbum indica que o conteúdo foi expandido. Uma seta a apontar para a direita indica que existe mais conteúdo disponível para essa categoria e que está escondido de momento. Na imagem acima, a informação sobre o CD Mike Oldfield - The Songs of Distant Earth foi expandida, mostrando as faixas individuais. Por outro lado, os álbuns e faixas na Colecção Local estão escondidos. Se carregar nessas setas, também poderá expandir ou esconder as informações.

Mudar a ordem das faixas e álbuns

A ordem pela qual as faixas são ordenadas no Navegador de Conteúdos poderá ser personalizada com a opção

no topo da área de Fontes Multimédia:

As opções de ordenação da Colecção

As opções de ordenação da Colecção

O critério de ordenação está indicado no canto superior esquerdo da área de Fontes Multimédia, logo por baixo do campo de texto Procurar. A ordem por omissão é Artista / Ano - Álbum. A ordem de visualização do Navegador de Conteúdos poderá ser mudada temporariamente entre a ordem definida pelo utilizador (descrita acima) e uma Vista reunida na qual os artistas aparecem alfabeticamente, independentemente do suporte em que a música está guardada. Para comutar a Vista reunida, carregue no ícone , no canto superior direito da área de Fontes Multimédia:

Para procurar na sua colecção, escreva o texto a pesquisar na barra de pesquisa que aparece no topo da secção Música Local. Não só poderá procurar pelo artista, álbum ou faixa, mas também por qualquer parte. Poderá criar uma lista de reprodução gira se procurar por inverno, por exemplo, ou simplesmente procurar por uma faixa da qual só se lembra de uma palavra do título. Também poderá procurar pela classificação, número de reproduções e até pelo tipo de ficheiros. Veja mais detalhes em Procurar na Colecção.

Apagar itens da colecção

Atenção

Use this option with care; the tracks will be deleted from your hard drive, not sent to the Trash.

You can delete any item from your collection by right-clicking on it and choosing the bottom item Delete Tracks. A confirmation dialog will appear, preventing the accidental deletion of any tracks. More than one item can be selected with Ctrl+click.