Capítulo 2. Guia de Iniciação Rápida

Parabéns por instalar o Amarok, a aplicação de descoberta de música mais avançada que está disponível. O Amarok ajudá-lo-á a explorar a sua música e a desfrutar dela como nunca. Do mesmo modo, poderá passar por diferentes fontes de música, estações de rádio e livros de áudio 'online'. Neste guia, iremos mostrar como fazer com que o Amarok descubra a sua colecção, toque-a para si e também como usar o Amarok para descobrir coisas 'online'. Iremos assumir que não sabe nada sobre o Amarok, mas sabe como usar menus, um rato e o seu teclado.

Introdução

Iniciar o Amarok

Se já se sentir à vontade no seu sistema operativo, poderá também saber como iniciar o Amarok, pelo que poderá assim continuar. Caso contrário, continue a leitura.

A Partir do Plasma

Se estiver a executar a Área de Trabalho Plasma, poderá iniciar o Amarok da seguinte forma:

  • carregando no Kickoff e depois em MultimédiaAmarok.

  • executando o KRunner (Alt+F2 por omissão), escrevendo amarok e depois carregar em Enter.

Do gestor de ficheiros

Abra um ficheiro multimédia que saiba que o Amarok consegue tocar.

Primeira Vez

Da primeira vez que usar o Amarok, irá aparecer uma janela que lhe pergunta para indicar a sua região:

De seguida, irá aparecer uma interface de Primeiro Arranque, a perguntar-lhe onde é que se localiza a sua música. Se já tiver uma pasta de música configurada no seu sistema, o Amarok devê-la-á detectar e pedir-lhe se a deseja usar:

Se seleccionar Não nesta janela, ser-lhe-á apresentada outra que lhe permite seleccionar a sua pasta de música:

Veja como Configurar uma Colecção

Assim que seleccionar a pasta onde se encontra a sua música, o Amarok irá percorrer a pasta e as respectivas sub-pastas, criando a colecção. Dependendo do número de faixas e da velocidade da localização, isto poderá levar algum tempo.

Fechar o Amarok

Se quiser fechar o Amarok:

  • Escreva Ctrl+Q quando estiver na janela do Amarok ou

  • Seleccione a opção Sair do menu do Amarok, ou

  • Carregue com o botão direito no ícone do lobo azul, na Bandeja do Sistema, no fundo do seu ecrã. Ser-lhe-á apresentado o seguinte:

Se fechar a janela do Amarok ao carregar em Fechar no contorno da janela, o Amarok irá continuar em execução em segundo-plano, aparecendo apenas o ícone do lobo azul na Bandeja do Sistema:

Se sair da sua sessão ou encerrar o seu computador sem sair do Amarok, alguma da sua configuração não será gravada.