Capítulo 4. Importar e Exportar Dados

O Tellico é capaz de importar e exportar uma grande variedade de arquivos de dados, assim como pesquisar em vários serviços da Internet para obter informações.

Importando da Internet

O Tellico é capaz de pesquisar em vários serviços da Internet com a Janela de Pesquisa na Internet. Os itens poderão ser importados e adicionados diretamente à sua coleção atual. Os vários fornecedores são configurados com as Opções das Fontes de Dados.

As pesquisas poderão usar critérios diferentes: o Título, a Pessoa, o ISBN, o UPC/EAN o LCCN ou a Palavra-Chave. Nem todos os critérios estão disponíveis para todas as fontes de dados. Os valores do ISBN e do LCCN são somente para livros, enquanto os valores do UPC e do EAN podem ser aplicados a qualquer tipo de item.

Logo que inicie uma pesquisa, o botão Procurar tornar-se-á Parar, de modo a interromper uma pesquisa. À medida que forem encontrados resultados, eles são adicionados diretamente à lista sob o campo de pesquisa; a seleção de um item irá mostrar o resultado sem o adicionar à coleção. Se clicar no botão Adicionar um Item, irá adicionar todos os itens selecionados à sua coleção. Se a fonte de dados tiver mais resultados do que os pedidos inicialmente, o botão Obter Mais Resultados ficará ativo. Clicar em Limpar, irá remover todos os resultados atuais e limpar a pesquisa.

A Janela de Pesquisa na Internet do Tellico

Somente os itens correspondentes ao tipo de coleção atual serão encontrados. A coluna da Descrição oferece informações adicionais sobre o item, de modo a diferenciar entre os vídeos com diferentes formatos ou os livros com diferentes encadernações, por exemplo. Assim que um item for adicionado com sucesso à coleção, é feita uma marcação na primeira coluna na lista.

Você poderá adicionar vários itens de uma vez, usando o método-padrão do KDE de seleção múltipla, que envolve normalmente a utilização das teclas Shift ou Ctrl enquanto clica num item.

Para facilitar a utilização de leitores de códigos de barras, as pesquisas poderão incluir vários valores de ISBN/UPC. A seleção da opção Pesquisa por ISBN/UPC múltipla irá desativar o campo de pesquisa e ativar o botão Editar os valores de ISBN/UPC..., que irá abrir um campo de inserção de texto multi-linhas. Cada ISBN deverá ser inserido numa linha própria. Depois de fechar a janela, cada um dos ISBNs será validado à procura da formatação correta. A validação do ISBN é capaz de converter os valores de 13 algarismos do EAN, assim como os códigos completos do UPC, para uma formatação correta. A lista de ISBNs poderá também ser lida a partir de um arquivo de texto.