Filtrar os Itens

A Janela de Filtros permite-lhe limitar os itens visíveis na Área de Colunas para os que correspondam a uma ou mais regras do filtro. O filtro poderá ser usado para descobrir os itens que correspondam a todas as regras na janela, ou simplesmente para descobrir os que correspondam a qualquer uma delas. A Janela de Filtros também é útil para a pesquisa avançada dentro de uma coleção.

A Janela de Filtros Avançados do Tellico

Cada linha contém uma regra única de filtragem. Selecione o campo correspondente na primeira opção da linha, e selecione depois uma regra correspondente ao centro. As regras poderão corresponder a determinados valores ou que sejam exatamente iguais. Você poderá também usar uma expressão regular para fazer a correspondência dos itens; nesse caso, o botão Editar... fica ativo para editar a expressão, se o KRegExpEditor estiver instalado no seu computador. Finalmente, a palavra ou texto correspondente deverão ser inseridos no campo de texto.

Você poderá usar até oito (8) regras no filtro. Poderá usar os botões Mais e Menos para adicionar ou remover regras.

Os filtros poderão ser salvos, de modo que todos os itens correspondentes possam ser agrupados em conjunto na Área de Filtros. A área é dinâmica, para que os itens possam ser adicionados e/ou modificados e o grupo seja atualizado automaticamente. Para salvar o filtro, indique um nome no campo de texto e clique no botão Salvar o Filtro.

Os filtros salvos anteriormente poderão ser modificados, se clicar com o botão direito do mouse no item do filtro na Área de Filtros e selecionar a opção Modificar o Filtro. A janela do Janela de Filtros é aberta, e você poderá fazer as alterações ao nome ou às regras do filtro.

Para descobrir os livros de ficção científica que não leu, assinale a opção Corresponder a todos os seguintes, defina a primeira regra como Gênero contém Ficção Científica e a segunda como Lido não contém 'true'. (Para os campos Opção, o valor interno é true - verdadeiro).

Para descobrir os livros de Bujold ou Weber, assinale a opção Corresponder a qualquer dos seguintes, configure a primeira regra como Autor contém Bujold e a segunda como Autor contém Weber.