Editar os Campos

A Janela de Campos da Coleção permite-lhe adicionar campos novos à coleção, modificar os existentes ou apagar alguns campos em conjunto.

A Janela de Campos da Coleção do Tellico

Lista de Campos

Do lado esquerdo da janela, existe a lista com os campos atuais. Os campos modificados são mostrado em negrito e itálico. Os botões abaixo da lista irão adicionar ou remover um campo, podendo usar também as setas para modificar a sua ordem. A ordem dos campos na lista é importante, porque o Editor de Itens usa a ordem para a sua formatação. Para cada categoria, os campos serão dispostos da esquerda para a direita, de acordo com a ordem de cima para baixo dos campo na lista.

Propriedades do Campo

Um campo é definido pelo seu título, tipo, categoria, descrição e, possivelmente, um valor padrão ou alguns valores permitidos. O título é usado para referenciar o campo na interface do usuário. O Editor de Itens usa-o para pedir valores. A Exibição em coluna usa-o como cabeçalho da coluna. Os diferentes tipos de campos são explicados na seção dos Tipos de Campos. A descrição é usada como dica no Editor de Itens, talvez para oferecer uma explicação sobre o conteúdo do campo. Além disso, para os campos Derivados, a descrição é usada para formatar o valor do campo. O valor padrão é adicionado automaticamente ao criar um item novo. A lista de valores permitidos para os campos Escolha deverá ser separada por ponto e vírgula.

Os campos novos poderão ser de qualquer tipo, mas a alteração do tipo dos campos existente está restringida a campos compatíveis, como é apresentado na tabela abaixo:

Tabela 2.1. Mudanças de Tipo de Campo Permitidas

Tipo AtualNovo Tipo Permitido
Texto simplesTexto Simples, Parágrafo, Número, URL, Tabela
ParágrafoTexto Simples, Parágrafo
EscolhaTexto Simples, Parágrafo, Escolha, Número, URL, Tabela
OpçãoTexto Simples, Parágrafo, Opção, Número, URL, Tabela
NúmeroTexto Simples, Parágrafo, Número, URL, Tabela
URLTexto Simples, Parágrafo, Número, URL, Tabela
DataTexto Simples, Data
TabelaTexto Simples, Parágrafo, Tabela
ImagemImagem
ClassificaçãoEscolha, Classificação

Formatação do Campo

O Tellico oferece alguma capacidade de formatação automática dos valores dos campos. A forma mais simples é a capitalização automática, que coloca todas as palavras começando em maiúsculas, excetuando os artigos. A formatação de títulos move certos artigos do início para o fim do campo; por exemplo, a alteração de "O Regresso do Rei" para "Regresso do Rei, O". Os artigos do título são configuráveis. Finalmente, a formatação de nomes tenta quebrar o texto, de modo que o último nome, ou apelido, da pessoa seja apresentado em primeiro lugar. Os prefixos e sufixos dos nomes são configuráveis. Do mesmo modo, o grupo especial Pessoas usa todos os campos com a formatação de nomes, mesmo que essa configuração global esteja desligada.

Toda a formatação automática poderá ser desativada, alterando as opções globais na Janela de Configuração. A nível global, capitalização é uma opção distinta da formatação, por isso um título poderá ser auto-formatado sem ser capitalizado. Nem todos os tipos permitem a formatação automática.

Tabela 2.2. Exemplos de Formatação

Tipo de FormatoValor do CampoAuto-CapitalizadoAuto-FormatadoAuto-Capitalizado & Auto-Formatado
Títuloo regresso do reiO Regresso do Reiregresso do rei, oRegresso do Rei, O
Nometom swift, jr.Tom Swift, Jr.swift, jr., tomSwift, Jr., Tom

Opções do campo

Os campos também possuem três opções gerais. Se o completamento automático estiver ativo, o Tellico faz 'cache' dos valores para cada campo, oferecendo o Editor de Itens o completamento automático, usando a configuração-padrão do KDE. Nem todos os tipos de campos permitem o completamento automático. O Tellico também necessita saber se um campo poderá ter vários valores ou se poderá ser usado para agrupar os itens. É usado um ponto e vírgula para separar os vários valores, ao editar um item.

Por questões de eficiência, não ative o completamento automático, a menos que necessite dele para os campos. Quanto mais campos com completamento automático tiver na coleção, mais lento se torna o Tellico ao carregar o arquivo.