Capítulo 6. Configuração

A Janela de Configuração contém todas as opções para alterar algum comportamento padrão do Tellico.

Clicar no botão Aplicar, fará com que as alterações tenham efeito imediato sem fechar a janela, enquanto o OK aplica as alterações e fecha a janela. O Cancelar fecha a janela, mas irão permanecer as opções anteriores. O botão Padrões reverte as opções na página atual da janela para os seus valores padrão, enquanto a Ajuda abre o KHelpCenter com a seção relativa do manual do Tellico.

Algumas opções menores só poderão ser alteradas se editar o próprio arquivo de configuração. Veja as Opções Ocultas.

Opções gerais

A Janela de Opções Gerais

As Opções Gerais controlam o comportamento geral. As imagens poderão ser incluídas nos arquivos de dados ou salvas separadamente na pasta da aplicação Tellico. Do mesmo modo, quando for iniciado o Tellico, você poderá reabrir automaticamente o último arquivo de dados que foi aberto. A janela da Dica do Dia contém sugestões úteis sobre a utilização do Tellico e aparece na inicialização do programa. Você poderá querer seguir algumas das sugestões e depois desativar a janela.

As Opções de Formatação controlam o nível de formatação automática que o Tellico efetua. Por exemplo, veja a seção de Formatação dos Campos. A capitalização e a formatação são opções distintas, uma vez que um campo poderá ser capitalizado sem ter a ordem das palavras alterada e vice-versa. A capitalização automática poderá ser alterada para ignorar certas palavras. A formatação automática inclui os artigos gramaticais nos títulos, em conjunto com os prefixos e sufixos para os nomes pessoais. Os valores não fazem distinção de maiúsculas e deverão estar separados por um ponto e vírgula.

As regras de formatação seguem o uso geral do Inglês, que poderá não funcionar para as outras línguas. Os nomes pessoais são formatados para ter o último nome em primeiro lugar, seguido de uma vírgula e, finalmente, pelo primeiro nome. Os sufixos pessoais, como o Jr., são salvos com o último nome. Os prefixos, como o von, são mantidos com o último nome, mas são ignorados quando os valores forem ordenados.

John Q. von Public, III tornar-se-ia von Public, III, John Q. e Public seria usado como chave de ordenação.

Só são suportados os prefixos de palavra únicas. Se um nome incluir van der, por exemplo, tanto o van como o der deveriam ser incluídos na lista de prefixos do apelido. Os artigos terminando com um apóstrofo são suportados para fins de ordenação, também.

Nota

Os valores atuais na coleção não são alterados; apenas o texto visível usado para a interface. Assim, as opções de formatação poderão ser alteradas de volta, sem alterar nenhum dos dados na coleção.