Capítulo 4. Exemplos do Step

O pacote Step contém diversos exemplos de aprendizagem que o ajudam a compreender os princípios de funcionamento do aplicativo. Para abrir um exemplo do conjunto padrão, escolha a opção ArquivoExemplosAbrir exemplo... no menu da janela principal.

Você pode compartilhar os seus próprios exemplos com a opção ArquivoExemplosCompartilhar o experimento atual... ou poderá baixar exemplos compartilhados por outros usuários em ArquivoExemplosObter novos experimentos.... Os exemplos baixados podem ser abertos com a opção ArquivoExemplosAbrir o exemplo transferido....

Abaixo você pode descobrir as descrições dos arquivos de exemplos padrão.

brownian.step

Desenha a trajetória do disco rígido com 40 partículas que se deslocam à deriva em uma caixa. Este exemplo simula o movimento de Brownian das partículas de gás ideais.

doublependulum.step

Este exemplo simula o movimento de pêndulo duplo usando 2 partículas com massa e dois bastões.

eightpendulum.step

Este exemplo é uma simples demonstração do famoso pêndulo de Newton. É feito no Step usando bastões, 8 discos e uma caixa. As seis bolas no meio não estão se movendo, pois elas apenas transferem o momento linear e a energia, não o movimento.

first.step: Primeiro exemplo

Este exemplo tem duas partes. A primeira parte contém duas partículas ligadas por uma espiral e a segunda parte contém duas partículas com carga.

Duas partículas ligadas por uma espiral

Neste exemplo são adicionadas duas partículas à cena e a espiral está ligando-as. As propriedades de ambas as partículas, como a velocidade, o momento linear, a posição, etc. foram definidas no navegador de propriedades. As propriedades da espiral, como a rigidez, o tamanho em repouso e o decaimento, etc., também foram definidas no navegador de propriedades.

Explicação da simulação:

Este é um bom exemplo de um movimento harmônico simples. Aqui a aceleração de uma partícula é definida na direção positiva do eixo X e a aceleração da outra partícula é definida ao longo da direção negativa do eixo X. Como resultado, ambas as partículas puxam a espiral em direções opostas, enquanto a espiral tenta puxar as duas partículas para as suas posições originais. Como tal, o sistema executa um movimento harmônico simples. A simulação das partículas e da espiral nestas condições podem ser vistas na cena.

Duas partículas com carga

A velocidade de cada partícula com carga está configurada para uma determinada direção de modo que as partículas com carga movem-se na direção respectiva das suas velocidades, só que cada partícula foi dada uma carga igual e oposta, para tentar que as partículas se atraiam. Como resultado, a simulação das partículas com carga nestas condições podem ser vistas na cena.

fourpendula.step

Este exemplo é uma demonstração correta do pêndulo de Newton. Como o sistema é imperfeito, dois discos do meio têm algum movimento visual com o tempo.

gas.step

Este exemplo simula a pressão de um gás ideal provocada pelo movimento de Brownian.

graph.step

Desenha um gráfico da velocidade vs. posição para a 'partícula1' no sistema de duas partículas ligadas por uma espiral.

liquid.step

Este exemplo simula um líquido monoatômico.

lissajous.step

Este exemplo simula a curva de Lissajous usando um modelo de duas partículas. Os parâmetros do modelo podem ser alterados com o controlador no centro do mundo.

motor1.step

Simula um corpo rígido triangular sob a carga dos três motores lineares.

motor.step

Simula a interação do motor linear com um corpo retangular rígido em uma espiral.

note.step

Exemplo com uma fórmula em LaTeX (teorema da divergência) e uma imagem incorporada.

resonance.step

Este exemplo simula a ressonância no sistema com um motor angular.

softbody.step

Este exemplo simula a interação de dois corpos rígidos com um corpo suave entre eles.

solar.step

Este exemplo simula o movimento dos corpos principais do sistema solar (o Sol e os planetas).

springs.step

Este exemplo simula o movimento do sistema planar de cinco partículas ligadas com quatro espirais.

wave.step

O gráfico na cena mostra as oscilações da partícula verde. Quando você iniciar a simulação, a onda começa a viajar a partir da partícula vermelha. A partícula azul irá refletir a onda e irá viajar no sentido inverso até que a partícula vermelha a reflita novamente. Após algum tempo, a onda irá desaparecer porque as espirais têm amortecimento.