A Janela de Pesquisa na Rede

A janela de Pesquisa na Rede consiste na lista em que poderá indicar o item a pesquisar e numa lista onde serão apresentados os resultados da pesquisa.

A janela de pesquisa na rede

Procurar

O Smb4K pesquisa pela vizinhança da rede por compartilhamentos que correspondam ou contenham o texto de busca. Para iniciar uma busca, insira o termo e pressione a tecla Enter ou clique na ação Pesquisar (Ctrl+S) ao lado da caixa de entrada. Todos os compartilhamentos de rede que correspondam ao critério são listados. Se eles já estiverem montados no sistema, eles serão marcados de acordo. Se a pesquisa falhar, uma mensagem de erro é exibida na visão em lista. Iniciar uma nova pesquisa irá limpar a visão em lista. Se você precisa cancelar uma pesquisa, clique na ação Cancelar (Ctrl+A).

Ações e o menu de contexto

Estão definidas várias ações para a pesquisa de rede. Elas estão presentes no menu Pesquisar, na barra de ferramentas, no widget e no menu de contexto. Estão disponíveis as seguintes ações:

Pesquisar (Ctrl+S)

Procurar o item que foi inserido na caixa de diálogo de pesquisa. Esta ação está visível por padrão e será substituída pela ação Cancelar se uma pesquisa de rede estiver em execução.

Cancelar (Ctrl+A)

Cancela a pesquisa de rede. Esta ação fica invisível por padrão e só se tornará visível em vez da ação Pesquisar se uma pesquisa na rede estiver em execução.

Limpar

Limpa a janela de pesquisa na rede por completo. Esta ação não só limpa a lista, mas também o histórico dos itens de pesquisa na lista.

Montar (Ctrl+M)

Monta um compartilhamento remoto dentro da caixa de diálogo de pesquisa. Alternativamente, você pode dar um duplo clique no compartilhamento de rede na exibição em lista.

Desmontar (Ctrl+U)

Desmonta o compartilhamento selecionado. Este botão não aparece por padrão e só ficará visível, em vez da ação Montar, se o compartilhamento respectivo estiver montado.

O menu de contexto contém dois itens: A ação Limpar e ação dupla Montar (Ctrl+M) | Desmontar (Ctrl+U). A ação dupla Pesquisar (Ctrl+S) | Cancelar (Ctrl+A) localiza-se a próximo ao campo de pesquisa (assim como no menu e barra de ferramentas).

O menu de contexto da pesquisa na rede

Montar um Compartilhamento

Um compartilhamento descoberto pode ser montado diretamente com um duplo clique sobre ele ou selecionando-o e escolhendo a ação Montar (Ctrl+D) no menu de contexto. Devido às poucas informações fornecidas pelo programa utilitário que faz de fato a pesquisa (o comando smbtree(1)), o Smb4K não pode discriminar entre uma impressora e um compartilhamento normal. Montar uma impressora compartilhada gerará um erro e uma notificação será exibida.

Nota

Ao montar um compartilhamento de áreas pessoais, será solicitado que você forneça o nome de usuário e um compartilhamento com o que o nome será montado. O compartilhamento 'homes' (correspondente a esse compartilhamento de áreas pessoais) não irá aparecer assim marcado como montado.