A janela principal

Ao iniciar pela primeira vez, a janela principal do Smb4K se parece com a imagem baixo. O navegador da vizinhança da rede (Vizinhança na Rede), o widget de pesquisa na rede (Pesquisa na rede) e a área dos compartilhamentos montados (Compartilhamentos montados) estão organizados em abas. Acima delas, encontra-se o menu e as barras de ferramentas e abaixo, você encontrará a barra de status.

A janela principal

O Smb4K vem com uma barra de ferramentas compacta e unificada por padrão, mas o usuário pode ainda optar por usar as várias barras de ferramentas. Se quiser usar a forma clássica, exitem quatro barras de ferramentas definidas para cada widget: a barra de ferramentas principal, as barras os widgets Vizinhança da rede, Área de compartilhamentos e Pesquisa na rede. A barra de ferramentas unificada contém algumas das ações principais, como Configurar o Smb4K e Sair. Também carrega de forma dinâmica as ações da área de acoplagem que estiverem em primeiro plano. Para obter mais informações e alguns avisos importantes, leia as seções que discutem o navegador da vizinhança da rede, a janela de pesquisa e a área de compartilhamentos montados.

A barra de estado apresenta algumas informações sobre o estado atual do Smb4K. Se a aplicação estiver processando um pedido do usuário (por exemplo montando um compartilhamento), será apresentada uma mensagem descritiva na seção da esquerda e será também apresentada uma barra de progresso com uma indicação de ocupado. Os dois ícones à direita indicam se existem compartilhamentos montados (ícone de pasta remota) e o estado do sistema de autenticação (ícone de carteira ou chave).

Se os widgets acoplados estiverem organizados em abas, o usuário receberá informações visuais adicionais. Cada vez que um compartilhamento é montado ou desmontado, a aba Compartilhamentos montados é realçada por alguns segundos.

A janela principal é altamente configurável. Você poderá ocultar ou exibir todos os itens em páginas (ConfiguraçõesÁreas Acopláveis). Elas também poderão ser arrastadas com o mouse e acopladas em áreas diferentes da janela principal. Você até poderá destacá-las da janela principal. A barra de estado e as barras de ferramentas poderão ser ocultas/apresentadas, ativando ou desativando o item do menu ConfiguraçõesMostrar a Barra de Estado e as opções sob o submenu ConfiguraçõesBarras de ferramentas exibidas, respectivamente.