Capítulo 4. Importar e exportar

Compartilhar projetos do Rocs

Os projetos do Rocs podem ser importados e exportados como arquivos .tar.gz. Estes arquivos podem ser usados para compartilhar projetos. A importação e exportação pode ser feita com o Documento do grafoImportar grafo e Documento do grafoExportar grafo como, respectivamente.

Importar e exportar documentos de grafo

O Rocs atualmente suporta a importação e exportação para os seguintes formatos de arquivos:

  • Arquivos DOT, também conhecidos como arquivos Graphviz

  • Arquivos GML

  • Arquivos no formato Trivial Graph

  • Formato de Linguagem de Formatação Keyhole

Formato de Arquivo Trivial Graph

O Formato Trivial Graph (TGF, sigla em inglês) é um formato de arquivo simples baseado em texto para descrever gráficos. O arquivo TGF consiste de uma lista de definições de nó, o mapa de IDs dos nós para rótulos, seguido de uma lista de arestas. Neste formato, somente é possível ter um rótulo por nó e um valor por aresta. O Rocs interpreta os gráficos importados como gráficos não direcionados. Os gráficos exportados conterão duas arestas por conexão se as conexões forem bidirecionais.

Especificação do formato
  • O arquivo inicia com uma lista de nós (um nó por linha), seguida de uma linha com somente o caractere "#", seguida pela lista de arestas (uma aresta por linha).

  • Um nó consiste de um inteiro (identificador), seguido por um espaço, seguido por um string arbitrário.

  • Uma aresta consiste de dois inteiros (identificadores) separados por um espaço, seguida por um espaço, seguida por um string arbitrário. É considerado que a aresta aponta do primeiro para o segundo identificador.

Exemplo
1 nó inicial
2 transmissor
3 fundo
#
1 2 azul
2 1 vermelho
2 3 verde

Linguagem DOT / Formato do Arquivo de Grafos do Graphviz

DOT é uma linguagem descritiva em texto simples que permite tanto uma representação legível para os usuários dos grafos, assim como um processamento eficiente pelos programas de formatação de grafos. O DOT é o formato de arquivo padrão do pacote de visualização de grafos Graphviz, mas também é largamente usado por outras ferramentas de grafos. As extensões usuais para os nomes de arquivos da linguagem DOT são .gv e .dot.

Funcionalidades não suportadas

O Rocs consegue processar todos os arquivos de grafos que tenham um grafo definido de acordo com a especificação da linguagem DOT[1]. O suporte das funcionalidades da linguagem é completo, apesar das seguintes exceções:

  • subgrafo: Devido à falta da funcionalidade do conceito de subgrafos no Rocs, os subgrafos só são importados como um conjunto de elementos de dados e ligações. Especialmente, as ligações de e para subgrafos não são importadas.

  • Atributos em HTML e XML: Os atributos (como as legendas) que contenham uma sintaxe em HTML ou XML são lidos sem qualquer alteração. Especialmente, não são lidos os ajustes de estilos e tipos de letra destes atributos.

Exemplo
digraph meuGrafo {
    a -> b -> c;
    b -> d;
}


[1] http://www.graphviz.org/content/dot-language