Capítulo 4. Barra de menus

Menu Arquivo

ArquivoAbrir... (Ctrl+O)

Abre um arquivo suportado ou um documento do Okular. Se já existir um arquivo aberto ele será fechado. Para mais informações, veja a seção Abrindo arquivos.

ArquivoAbrir recente

Abre um arquivo que foi usado anteriormente, a partir de um submenu. Se um arquivo estiver sendo mostrado atualmente, ele será fechado. Para mais informações, veja a seção Abrindo arquivos.

ArquivoImportar PostScript como PDF...

Abre um arquivo PostScript® e converte-o para PDF.

ArquivoReabrir a aba (Ctrl+Shift+T)

Reabre o último documento fechado. Esta ação só fica ativa se você fechou algum documento na aba durante a sessão atual.

ArquivoAbrir pasta do arquivo

Abre a pasta que contém o documento atual no seu gerenciador de arquivos favorito. Esta ação é especialmente útil no caso em que você tenha baixado um arquivo PDF da Internet e abriu diretamente no Okular. A localização do arquivo pode não ser óbvia ou fácil de encontrar sem esta funcionalidade.

ArquivoSalvar (Ctrl+S)

Salva o documento, incluindo todas as alterações (anotações, conteúdo de formulários, etc.), desde que a infraestrutura do documento tenha suporte para gravar as alterações. Se a infraestrutura não tiver suporte, o usuário terá a opção de descartar ou salvar as alterações em conjunto com o documento em um arquivo de documento do Okular.

ArquivoSalvar como... (Ctrl+S)

Salva o documento com um nome diferente, incluindo todas as alterações (anotações, conteúdo de formulários, etc.), desde que a infraestrutura do documento tenha suporte para gravar as alterações. Se a infraestrutura não tiver suporte, o usuário terá a opção de descartar ou salvar as alterações em conjunto com o documento em um arquivo de documento do Okular.

Nota

Note que, devido à forma como isto está implementado, mesmo que não existam alterações no arquivo, o novo arquivo não precisa de ser uma cópia exata (bit a bit), do arquivo original (por exemplo poderá ter um código SHA-1 diferente, etc.).

ArquivoRecarregar (F5)

Recarrega o arquivo atualmente aberto.

ArquivoImprimir... (Ctrl+P)

Imprime o documento apresentado no momento. Tenha em mente que o Okular possui algumas opções específicas para impressão de arquivos PDF, as quais estão disponíveis se clicar no botão Opções > > e depois escolher Opções do PDF. Use essas opções para imprimir as suas anotações ou configurar o modo de rasterização, se tiver problemas com a impressão de alguns símbolos ou se precisar alterar o modo de escala.

Nota

As opções do modo de escala só estão disponíveis quando marcar a opção Forçar a rasterização.

ArquivoVisualizar impressão...

Mostra uma visualização de como o documento atualmente exibido seria impresso com as opções padrão.

ArquivoPropriedades

Mostra algumas informações básicas sobre o documento, tais como: título, autor, data de criação e detalhes sobre as fontes utilizadas. As informações disponíveis dependem do tipo de documento.

Nota

Por favor, preste atenção à informação sobre a substituição de fontes na aba Fontes da caixa de diálogo Propriedades. Muitos problemas com a renderização de fontes podem ser resolvidos com a instalação de fontes substitutas.

ArquivoArquivos incorporados...

Mostra os arquivos incorporados ao documento, caso exista algum. Para mais informações, veja a seção sobre Arquivos incorporados.

ArquivoExportar como

Este item contém os formatos de exportação para os quais o documento atual pode ser convertido. A primeira entrada para todos os tipos de documento é sempre Texto sem formatação...

A segunda entrada é Arquivo de documento, que permite-lhe salvar o documento com suas anotações, em um formato próprio do Okular. Deste modo, é possível compartilhar facilmente o documento original e suas anotações com outros usuários do Okular ou trabalhar com eles de forma colaborativa.

ArquivoCompartilhar

Este item contém serviços que podem ser usados para compartilhar o documento atual com outra pessoa ou enviá-lo para os seus dispositivos. Os itens neste submenu são controlados pelo sistema. Eles dependem do formato atual do documento e dos plugins do KPurpose que estiverem instalados.

ArquivoSair (Ctrl+Q)

Fecha o Okular.