Modo de apresentação

O modo de apresentação representa outra forma de visualizar documentos no Okular e pode ser habilitado no menu ExibirApresentação. Ele mostra o documento página por página. As páginas serão mostradas por completo, o que significa que a página inteira ficará visível.

Nota

Os documentos em PDF podem ser especificados para indicar que sempre serão abertos no modo de apresentação.

No modo de apresentação, você tem uma barra auxiliar localizada no topo da tela. Para que ela apareça, basta mover o ponteiro do mouse para o topo da tela.

O Okular no Modo de Apresentação

Para navegar pelas páginas, você pode usar o botão esquerdo do mouse (próxima página) e o botão direito do mouse (página anterior); a roda do mouse; os ícones de setas ou a linha de edição na barra do topo da tela; ou as teclas especificadas na seção Navegação.

Use o botão Reproduzir/Pausar na barra superior para iniciar a apresentação ou pausá-la, respectivamente.

A qualquer tempo, você poderá sair do modo de apresentação pressionando a tecla Esc ou clicando no ícone Sair na barra do topo da tela.

Você também pode desenhar na página do documento com um lápis. Clique no ícone Alternar para o modo de desenho na barra do topo, para habilitar ou desabilitar a possibilidade de desenhar no modo de apresentação. Os desenhos serão automaticamente apagados ao deixar o modo de apresentação. Você também pode clicar no ícone Apagar desenhos para remover os desenhos da página atual.

O modo de apresentação tem suporte para mais de uma tela em uma configuração com múltiplos monitores. Com mais de uma tela, um novo botão aparecerá na barra do topo, com o ícone de uma tela. Esta é uma lista que permite-lhe mover a apresentação para qualquer uma das outras telas disponíveis.

O modo de apresentação possui algumas opções de configuração, que são descritas no capítulo Configuração do Okular.